alguem aki sabe como deixar o form transparente?

05/12/2003

0

Um ótimo exemplo do que eu quero saber saum os discadores...tipo todo mundo sabe q akele azulzinho do ig na verdade é um form quadrado como qualquer outro mais a duvida eh, como eles recortam as bordas da figura e deixa o resto transparente?????????

alguma ideia?


Estroncios

Estroncios

Responder

Posts

05/12/2003

Thiago Vidal

Das dicas de Bruno Soninno, que eu baixei agora há pouco em www.clubedelphi.com.br:

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
var
Region : HRGN;
begin
Region := CreateEllipticRgn(0,0,ClientWidth,ClientHeight);
SetWindowRgn(Handle, Region, True);
DeleteObject(Region);
end;

pretendo utilizar este codigo junto com um outro que veio nas dicas tambem, para definir um BMP redondo de fundo do form:

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
FBitmap := TBitmap.Create;
FBitmap.LoadFromFile(´fundo.bmp´);
Brush.Bitmap := FBitmap;
end;

ainda nao testei o código, mas acredito que o caminho é este.


Responder

05/12/2003

Estroncios

soh redondo naum serve....eu queria moldar um form transparent tipo que nem nos discadores mesmo....


Responder

05/12/2003

Rodrigo_rcp

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=20714&highlight=form+transparente


Responder

05/12/2003

Phenomenom

Bom dia,

Se vc estiver utilizando o Delphi a partir da versão 6, você encontrará uma propriedade do seu Form chamada ´TransparentColor´, mude o valor dela para ´true´, logo abaixo têm uma propriedade chamada ´TransparentColorValue´, a cor que vc selecionar aí ficará invisível no seu form, mude para ´clLime´ por exemplo, agora, se vc montar uma espécie de SKIN, deixe a parte que ficará invisível na sua BMP com o mesmo verde (clLime) que vc colocou na propriedade do seu Form, salve a sua figura em formato *.bmp, não pode ser *.jpg e instancie no seu form. Na propriedade ´BorderStyle´ do seu form, mude para ´bsNone´, assim sai aquela barra de caption lá de cima e vc faz o tratamento dos botões de sistema no braço, espero ter ajudado.


Responder

06/12/2003

Estroncios

ow brigadaum pra quem jah me respondeu...

entaum mais tem um problema eu uso delphi 5 (eu ainda naum mudei pro 7 pq eu tenho um sistema comercial e no 7 dah uns pals) e nele naum tem a propriedade alpha blend e ateh onde eu sei o unico win q tem uma api com um eskema de aplicativo transparente eh o win xp...

eae alguma ideia de como fazer isso no delphi 5???

brigadaum pra quem jah respondeu


Responder

06/12/2003

::d::a::m::m::i::t::

baixa o coolform.....se tu naum axa esse componente por ai me fala q eu te mando....

ele funciona nesses esquema de ´transparent color´, axo q funciona no delphi 5.......


falow.....


Responder

07/12/2003

Estroncios

ow ae valew pela dica ow vou tentar achar esse componente se funcionar no delphi5 ew posto de novo...

flw :lol:


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar