Fórum ALguem conhece esse erro???? #326218
26/07/2006
0
[b:a4d5a44491]´dbgpesquisar.columns[0].fieldname = variable ´self´ inaccessible here due to optimization´
[/b:a4d5a44491]
Ele aparece quando posiciono o cursor em cima de ´fieldname´ no codigo abaixo:
dbgpesquisar.Columns[0].FieldName:=DM_Pocao.qryConsulta.Fields[0].DisplayName; dbgpesquisar.Columns[1].FieldName:=DM_Pocao.qryConsulta.Fields[1].DisplayName;
e pra adiantar eu tenho o datasource ligado normalmente ao dbgrid.
oque acontece é que esse formulario é de pesquisa e deveria mostrar os resultados no dbgrid, o banco acha mas ñ aparece nada na tela
oque fazer? por favor me ajudem!!!!
Mhdragon-rs
Curtir tópico
+ 0Posts
26/07/2006
Night_man
quando se compila o sistema o compilar realiza uma otimizacao,
* variaveis nao utilizadas sem excluidas,
* atribuioes sao despresadas se nao utilizadas
* entre outras,
quando se esta debugando acontece a mesma coisa, o compilador tirou self, pois ele nao esta sendo usado antes da compilacao, nao esta sendo referenciado no codigo.
tu ja tentou adicionar os campos ao dbgrid em tempo de design?
inves de atribuir displayname atribua o fieldname.
Gostei + 0
27/07/2006
Aroldo Zanela
Você não precisa de código algum para mostrar dados numa grade (dbGrid), basta ligá-la a fonte de dados por meio da propriedade DataSource.
Gostei + 0
04/08/2006
Mhdragon-rs
esse formulario em questão funcionava muito bem, mas de uma hora pra outra ele começou a apresentar problemas. a propriedade Datasource do dbgrid está ligado ao componente datasource do datamodule só que o SQL da query a qual está ligado o datasouce só é preenchida via codigo em momento de execução depois de receber os parametros nescessarios e as condições descritas em tempo de execução, ou melhor em runtime.
realmente ñ sei resolver e preciso dessa ajuda
agradeço se alguem souber como me ajudar
Gostei + 0
05/08/2006
Dmalta
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)