Fórum ALguem conhece esse erro???? #326218

26/07/2006

0

O Erro em questão é esse abaixo:

[b:a4d5a44491]´dbgpesquisar.columns[0].fieldname = variable ´self´ inaccessible here due to optimization´
[/b:a4d5a44491]

Ele aparece quando posiciono o cursor em cima de ´fieldname´ no codigo abaixo:

dbgpesquisar.Columns[0].FieldName:=DM_Pocao.qryConsulta.Fields[0].DisplayName; 
dbgpesquisar.Columns[1].FieldName:=DM_Pocao.qryConsulta.Fields[1].DisplayName;  

e pra adiantar eu tenho o datasource ligado normalmente ao dbgrid.

oque acontece é que esse formulario é de pesquisa e deveria mostrar os resultados no dbgrid, o banco acha mas ñ aparece nada na tela
oque fazer? por favor me ajudem!!!!

Mhdragon-rs

Mhdragon-rs

Responder

26/07/2006

Night_man

variable ´self´ inaccessible here due to optimization´ ano eh bem um erro,
quando se compila o sistema o compilar realiza uma otimizacao,
* variaveis nao utilizadas sem excluidas,
* atribuioes sao despresadas se nao utilizadas
* entre outras,

quando se esta debugando acontece a mesma coisa, o compilador tirou self, pois ele nao esta sendo usado antes da compilacao, nao esta sendo referenciado no codigo.

tu ja tentou adicionar os campos ao dbgrid em tempo de design?
inves de atribuir displayname atribua o fieldname.

Responder

Gostei + 0

27/07/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Você não precisa de código algum para mostrar dados numa grade (dbGrid), basta ligá-la a fonte de dados por meio da propriedade DataSource.

Responder

Gostei + 0

04/08/2006

Mhdragon-rs

meus amigos eu optei nesse programa por ñ usar mais de cinco componentes de acesso ao banco de dados e por isso envio o SQL tudo via codigo.
esse formulario em questão funcionava muito bem, mas de uma hora pra outra ele começou a apresentar problemas. a propriedade Datasource do dbgrid está ligado ao componente datasource do datamodule só que o SQL da query a qual está ligado o datasouce só é preenchida via codigo em momento de execução depois de receber os parametros nescessarios e as condições descritas em tempo de execução, ou melhor em runtime.

realmente ñ sei resolver e preciso dessa ajuda

agradeço se alguem souber como me ajudar

Responder

Gostei + 0

05/08/2006

Dmalta

Com relação à sua pergunta inicial, para ver o valor de qualquer variável no debug você precisa desativar a opção ´Optimization´ nas opções de compilação do projeto - Project | Options | Compiler - e depois recompilar o projeto com Project | Build.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar