Tem algumas coisas sobre RTTI, Run Time Type Operation neste livro ´Delphi, O guia essencial´ O´Reilly & Associates , lá ele te dá uma noção de como alterar as propriedades de um componente por meio de uma string, o objector inspector usa a unidade sysutilis, que contem estas funções para funcionar, com ela você pode editar uma propriedade como string e mostrala em um label por exemplo, ex: você tem um set of char, ele transforma em texto, como no Inspetor de objetos [A,B,D]
tirado de http://www.estado.estadao.com.br/suplementos/info/2000/10/16/info045.html
Quando se trata de desenvolver aplicações específicas para Windows, o Delphi vem ganhando cada vez mais a preferência dos programadores.
Afinal, essa linguagem pode ser utilizada como ambiente de desenvolvimento rápido de aplicativos, que inclui - além do Delphi Pascal - uma biblioteca de componentes visuais (Visual Component Library, ou VCL).
O livro Delphi - O Guia Essencial apresenta-se como fonte de referência para programadores mais experientes. Além disso, oferece - em quatro de seus oito capítulos - uma boa noção da linguagem para quem quer melhorar seus conhecimentos.
Os dois primeiros capítulos apresentam ao leitor as características da linguagem de programação Delphi Pascal e de suas classes e objetos específicos. Preocupado em suprir a falta total de documentação sobre as informações fornecidas pelo compilador, o autor dedica o terceiro capítulo do livro às Runtime Type Information (RTTI).
Já o capítulo seguinte aborda os recursos de programação disponíveis no Delphi. Todos esses quatro capítulos apresentam muitos exemplos de códigos, além de dicas e advertências, que ajudam a entender melhor os assuntos tratados
O capítulo cinco, que ocupa praticamente metade das mais de 600 páginas do livro, é o seu ponto de destaque. Contém uma referência completa, em ordem alfabética, com diretivas, funções, interfaces, palavras-chave, procedimentos, tipos e variáveis do Delphi. Cada tópico é apresentado com os aspectos de sua sintaxe e com uma pequena descrição, além de um exemplo de aplicação, um ´veja também´ (que indica outros itens que devem ser consultados) e um útil Dicas e Truques.
A obra ainda inclui mais três capítulos e dois apêndices, onde é possível encontrar as constantes do sistema, os operadores simbólicos, as diretivas do compilador, as ferramentas da linha de comando e, por fim, a unidade SysUtils.
É interessante visitar o site da editora O´Reilly & Associates (no endereço http://www.oreilly.com ), que publicou, em março, o original Delphi in a Nutshell. No site o leitor encontra informações sobre o livro e, também, uma importante relação de erratas (em http://www.oreilly.com/catalog/delphi/errata/index.html), que não estavam atualizadas no original - que serviu de base para a tradução da Editora Campus. Delphi - O Guia Essencial, de Ray Lischner, Ed. Campus, R$ 74.