Algum estudante de Java iniciante quer participar de um grupo interativo?

11/04/2016

0

Proposta Inicial
Então, pessoal, estou com uma ideia de um Projeto para programadores e estudantes de JAVA que são exclusivamente iniciantes-intermediários, que tenham uma noção básica de orientação a objetos e um pouco de noção de estrutura de dados e que queiram aprender e se aprofundar na linguagem, de modo que adquira no processo experiência e conhecimentos que estão além da linguagem.

Como funciona
A minha iniciativa visa criar um grupo privado em algum meio de comunicação (Skype, TeamSpeaker, Google Hangouts) para criar "projetos aleatórios" utilizando ferramentas como Github ou outros meios de compartilhamento de código, para que ao longo desses "projetos", os membros envolvidos adquiram conhecimentos que muitas das vezes só a experiência pode proporcionar.

Objetivos de como iremos trabalhar
• Estimular um estudo mais técnico a respeito da linguagem.
• Simular uma mini fábrica de software, com pequenos projetos, que irão crescendo (em nível de dificuldade) ao longo em que o aprendizado for aumentando.
• Criar uma sincronia com os membros do grupo, marcando horários, compartilhando códigos, sugerindo estudo de algum conteúdo escrito ou em vídeo.
• Exercer diversos conceitos que podem ser aplicados no processo de desenvolvimento, para tornar a aplicação mais eficiente, como engenharia de software, estrutura de dados, trabalhar com libs diferenciais.
• Estudar bibliotecas essenciais da linguagem.
• Criar projetos “aleatórios”, que serão "inventados" pelos membros, com o intuito de desafiar e explorar os limites dos membros (desafios sempre agregam conhecimento e força o cérebro a pensar de maneiras diferentes).
• Criar uma metodologia realista de como o desenvolvimento de um software de fato é.
• Se habituar com commit e versionamento, e ainda criar o hábito de documentar o código.
• Levantar requisitos, e gerenciar os “projetos”, por mais que sejam pequenos.
• De acordo com os desafios propostos, atribuir aos membros as tarefas a serem feitas, trabalhando assim a organização da equipe. Podemos trabalhar com prazos também para simular um ambiente real.

*As propostas apresentadas são apenas uma ilustração do que eu imaginei para que os membros aprendam a lidar com situações diferentes, já que a experiência de programar sozinho é bem diferente da programação em grupo. Estas ideias podem sofrer alterações e complementadas.

Tarefas que o grupo exercerá

• Aprender a trabalhar em equipe
• Compartilhar experiência e aprender com algum membro que tenha um conhecimento mais aprofundado em determinado assunto
• Aprender métodos diferentes de resolver problemas, que talvez você não tivesse pensado
• Revezar funções no meio de desenvolvimento, ora determinado membro é desenvolvedor, ora é o gestor do projeto, para que este crie uma visão mais abrangente de um projeto, e não fique apenas na sua "zona de conforto". Essa mudança de função será feita em projetos diferentes, caso o membro queira.
• Explorar ferramentas da linguagem, como manipulação de dados, criação de interfaces dinâmicas, conexão da aplicação a outros meios.

Requisitos para entrar no grupo

• Vontade de aprender de uma maneira mais dinâmica
• Noção básica em lógica de programação
• Noção básica em Java
• Noção básica em orientação a objetos
• Saber ouvir conselhos e saber aconselhar quando necessário
• Sugerir ideias e dar opinião sobre qualquer assunto
• É interessante que quem tenha interesse em participar do grupo seja ativo, pois a interação entre os membros é um dos principais objetivos

Ferramentas que poderemos utilizar

• Conta no Github (Onde a gente compartilharia os códigos)
• Conta no Skype ou TeamSpeak, ou em qualquer outro meio de comunicação que tenha ferramenta de conversar pelo microfone (para aqueles que não possuem microfone, poderá usar o chat do Skype, TeamSpeak ou até mesmo o Google Hangouts)
• A IDE poderia ser o Eclipse ou o NetBeans, porém eu prefiro o NetBeans para a configuração no GitHub.
• O Trello seria muito útil para a criação de quadros e tarefas, e associá-las aos responsáveis para criar um fluxo de trabalho bem eficiente.

Considerações Finais

Essa minha proposta desse grupo surgiu após eu notar que depois de um tempo é um pouco difícil avançar na linguagem sem uma orientação (mesmo tendo diversos fóruns, como DevMedia ou GUJ), e devido à necessidade de criar laços com pessoas que partilham dos mesmos interesses. Eu espero que o projeto seja apoiado.
Ao longo da minha vida de estudante eu pude notar que quando eu estudava determinada disciplina, eu levaria um determinado tempo e teria um certo rendimento no aprendizado. Já se eu estudasse juntamente com um amigo ou grupo de amigos, o tempo de aprendizado reduzia e o rendimento do aprendizado aumentava proporcionalmente.
Para os mais experientes, seria bom um feedback dizendo se esta iniciativa seria interessante ou não, considerando que os membros não são tão experientes, por isso seria necessário a criação de uma alternativa, para aos poucos ir aprendendo e adquirindo mais experiência, pois notei que a linguagem Java, ou qualquer outra, vai muito além da programação em si, e existem certos problemas que não possuem respostas em livros ou textos, e a solução muitas vezes

Quem tiver alguma dúvida, sugestão ou interesse na proposta, me manda um e-mail: hygor.java@gmail.com.

Desde já agradeço!
Hygor Dias

Hygor Dias

Responder

Posts

11/04/2016

Paulo Fernandes

Boa iniciativa, mas existem requisitos não dá pra mim.
Responder

18/09/2018

Tiago Santos

Olá, ainda tem vontade de dar andamento ao projeto? Tenho interesse
Responder

15/04/2020

Paula

Quero me aprimorar em Java sou iniciante/intermediária entrei a 1 semana numa empresa como programadora Jr quem quiser estudar junto me chama 11983275927 fico grata
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar