Algumas dúvidas sobre o PostgreSQL

12/01/2005

0

Colegas,

Perdõem-me minha total ignorância em relação ao PostgreSQL (eu trabalho com IB/FB e MS-SQL Server) e, se possível, esclareçam-me algumas dúvidas... gostaria de aprender um pouco sobre este SGBD :

1. A versão 8.0 irá rodar sobre Win32, mas ainda não é totalmente estável. Isto procede? Se sim quais Windows (só plataforma NT) ?

2. As versões 7.x rodam (sem problemas) em Win32 sobre o Cygwin ou não é recomendado?

3. Comparando com o Firebird e com o MSDE (se algum de vcs conhecerem ambos) o PostgreSQL é mais ´pesado´ ou mais ´leve´? Pergunto isto para ter a idéia se posso utilizá-lo em aplicações pequenas, sem harware considerado ´ideal´ para servidor.

4. As opções de conectividade expostas no site são, digamos, ´certificadas´, ou são ´third part tools´ sem nenhum controle por parte dos desenvolvedores do SGBD? São boas opções (mais especificamente o provider OLE DB)?

5. A licença... O PostGreSQL é 100¬ Free (como o IB 6, Firebird e MSDE) ou só é free para aplicações GPL (como o MySQL)? Se for 100¬ Free, posso distribuí-lo no CD da aplicação, sem preocupações?

Além disso, se puderem me indicar sites com material de referencia, para que eu possa realizar estudos iniciais, e boa literatura impressa para que eu possa me aprofundar, ficaria muito grato.

Agradeço desde já.

Vinicius.


Vinicius2k

Vinicius2k

Responder

Posts

12/01/2005

Leonardoffsilva

Caro Vinicus, como ja dizia o conhecido Jack (o estripador), vamos por partes:

[color=blue:32fca425e4][i:32fca425e4] 1. A versão 8.0 irá rodar sobre Win32, mas ainda não é totalmente estável. Isto procede? Se sim quais Windows (só plataforma NT) ?[/i:32fca425e4][/color:32fca425e4]

A versão 8.0, por problemas de segurança, só roda nas versões 2000/XP/2003 do windows, sejam standard ou Server, na forma de serviços.

[color=blue:32fca425e4][i:32fca425e4]2. As versões 7.x rodam (sem problemas) em Win32 sobre o Cygwin ou não é recomendado?[/i:32fca425e4][/color:32fca425e4]

o Cygwin é uma emulação do ambiente Unix no Windows, ela funciona bem, mas por ser emulação, desaconselho esse procedimento. Lembre-se que estamos falando de um SGBD.

[color=blue:32fca425e4][i:32fca425e4]3. Comparando com o Firebird e com o MSDE (se algum de vcs conhecerem ambos) o PostgreSQL é mais ´pesado´ ou mais ´leve´? Pergunto isto para ter a idéia se posso utilizá-lo em aplicações pequenas, sem harware considerado ´ideal´ para servidor.[/i:32fca425e4][/color:32fca425e4]

Já usei um pouco o Firebird e acho que o PostgreSQL 8 é muito pouca coisa mais pesado que o FB, mas isso deve-se a particularidade do PostgreSQL. Lembre-se que ele está a um nível um pouco acima, tanto em segurança, quanto em capacidade. Acredito que o melhor SO para rodar o PostgreSQL em ambiente de produção, seria ou o FreeBSD ou uma ditribuição linux do tipo DbianLinux, inclusive suportado em Plataforma AMD64. Dá uma olhada em [url]http://developer.postgresql.org/supported-platforms.html[/url]

[color=blue:32fca425e4][i:32fca425e4]4. As opções de conectividade expostas no site são, digamos, ´certificadas´, ou são ´third part tools´ sem nenhum controle por parte dos desenvolvedores do SGBD? São boas opções (mais especificamente o provider OLE DB)?[/i:32fca425e4][/color:32fca425e4]

Nesse ponto, a única solução que encontrei, que funciona 100¬ e é fornecida pelos desenvolvedores, seria o driver ODBC. Uso ele a uns 6 meses, sem maiores problemas. Logo eu devo entrar em contato com a Vitavoom para ver ser o driver dbexpress deles funciona bem na versão 8.0. Mas até agora, a melhor solução que achei, foi usar componentes dbGo, via ADO para ODBC. Fica muito bom e não pesa tanto. O conector ADO da comunidade postgre (1.0.0.15) não funcina muito bem. Tem uns problemas ainda.

[color=blue:32fca425e4][i:32fca425e4]5. A licença... O PostGreSQL é 100¬ Free (como o IB 6, Firebird e MSDE) ou só é free para aplicações GPL (como o MySQL)? Se for 100¬ Free, posso distribuí-lo no CD da aplicação, sem preocupações?[/i:32fca425e4][/color:32fca425e4]

A licensa do PostreSQL é BSD, siginifica que, você pode usar e modificar o PostgreSQl da forma que quiser, seja comercial ou não. Fica tranquilo!


Agora para que ainda não conhece esse SGBD, a versão 8.0, na minha opinião está bem superior ao SQL Server. O que falta seria uma ferramenta gráfica de administração do mesmo nível. O PGAmin 3 evoluiu muito, mas inda falta um bom caminho a percorrer.

Esse SGBD promete muito, e está incomodando grandes empresas do ramo. Inclusive a própria Pervasive, que fornece sua própria solução de banco de dados, já está oferecendo serviços no ambiente PostgreSQL. Veja em:

[url]http://www.pervasive-postgres.com[/url]

[url]http://crn.com/sections/breakingnews/breakingnews.jhtml?articleId=57700307[/url]

[url]http://www.eweek.com/article2/0,1759,1749865,00.asp[/url]


Responder

12/01/2005

Vinicius2k

Valew Leonardo !

Tirou todas as dúvidas ! Vou estudar um pouco sobre o PostgreSQL... não penso em migrar nada, pelo menos não agora, mas é sempre bom conhecer bem as opções.

De tudo q vc expos, o mais difícil para mim é utilizar Linux... 100¬ dos meus clientes são 100¬ Microsoft.
Aproveitando que vc tocou no assunto front-end... Vc conhece alguma boa ferramenta Free para o SQL Server?
O velho problema do MSDE não dispor de ferramenta de administração... Eu não tenho licença de SQL Server e quando estou desenvolvendo algo para os clientes que possuem, uso o MSDE, mas faço tudo no OSQL (sofrimento).

T+


Responder

13/01/2005

Leonardoffsilva

Vinicius, a migração para PostgreSQL requer um pouco mais de cuidado. Ele requer manutenção da base de Dados periodicamente(ex. Vacuum). Existem alguns parâmetros de configuração que fazem muita diferença na velocidade de processamento(configuração de paginação de memoria ram, utilização de dados e indices em hd´s diferentes). Triggers e stored procedures no PostgreSQL é muito poderosa.
Você pode acessar [url]http://pgfoundry.org/projects/pginstaller[/url], lá você encontra um instalador do PostgreSQL, que já vem com ODBC e com o PGAdmin III, que é um administrador gráfico excelente. Ele sempre está super atualizado.

Agora repito. Para usar em ambiente de desenvolvimento, o PostgreSQL pode ser usado sem problemas no Windows. Mesmo em ambiente de produção, o Windows pode ser usado.

Mas acredito que se quiser tirar ´leite de pedra´ é excencial sólidos conhecimentos em sistema Linux/BSD. Imagina o PostgreSQL rodando em uma máquina multi-processada, ambiente texto, onde quase a totalidade dos recursos está disponibilizada para o SGBD. Lembramos que cada transação no PostgreSQL é usada uma thread separada. Então nesse caso, ele consegue lidar muito bem com multiprocessamento.

Não deixe de dar uma olhada no sistema de replicação slony [url]http://gborg.postgresql.org/project/slony1/projdisplay.php[/url]. Existem dois textos muito bons:

[url]http://www.onlamp.com/pub/a/onlamp/2004/11/18/slony.html[/url]

[url]http://www.onlamp.com/pub/a/onlamp/2004/12/16/slony_install.html[/url]

Vamos ver se nesse forum, conseguimos trabalhar o PostgreSQL como já é trabalhado o Firebird. Todos nós vamos ganhar muito.

Abraços.


Responder

13/01/2005

Vinicius2k

Olá Leonardo !
Muito obrigado pelas dicas ! Estarei estudando com cuidado o material !

Um abraço !


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar