GARANTIR DESCONTO

Fórum Alterar Campo no ClientDataset #332194

27/10/2006

0

Saudações, amigos delphianos

Confesso que tenho uma certa aversão a clientdatasets, mas creio que isso acontece devido ao fato de eu não conhecê-los muito bem. Afinal, se o componente fosse tão ruim assim haveria muito mais gente reclamando dele e muito menos gente usando ele em seus projetos. Pois bem, lá vai minha dúvida cruel:

Várias vezes já precisei fazer alterações em campos de tabelas ligadas a clientdatasets. Por exemplo, desta vez precisei excluir o campo Fornecedor da tabela de Compra. Excluí o campo no banco de dados. Tudo OK. Exclui o campo da query do datamodule. Tudo OK. Exclui o campo do clientdataset do datamodule. Aí deu pau. Mensagem de erro:
---------------------------
Error
cdsEntrEstoque: Field ´FORNECEDOR´ not found.
OK   

Já tentei de tudo: Fechar e abrir de novo a query e o database, apagar o clientdataset e criar de novo, mas foi tudo em vão. Alguém sabe como dar um jeito nesse treco?

Tiagorocha

Tiagorocha

Responder

29/10/2006

Martins

Bem vc exluíu o campo fisicamente de uma tabela, então se vc estiver usando usando Fields Editor, vc deve atualizá-lo tb, partindo para o ClientDataSet, refaça o Assign Local Data, e veja se nele tb não há Fields Editor preenchido.

Boa sorte!

Responder

Gostei + 0

30/10/2006

Tiagorocha

Usei o Assign Local data no dataset problemático, mas o erro persistiu.
Tive que usar a clássica solução tosca de apagar todos componentes referentes à tabela alterada e criar tudo de novo. Funcionou, mas continuo odiando client datasets... :P
Alguém poderia me indicar alguma coisa para eu ler sobre client datasets?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar