ALTERAR E GRAVAR NO MESMO BOTAO

16/08/2012

0

Olá pessoal. Me cadastrei hoje no site e ja estou postando um problema aqui :)
Sou programador em VB desde 1996 e atualmente estou migrando meus conhecimentos do VB6 para o VISUAL STUDIO 2012 RC.
Mudou muita coisa em relação ao VB6 e na forma como estou acostumado a programar. Meu dilema é:

Estou desenvolvendo uma nova versão do meu sistema de cobrança, que estou desenvolvendo em VS 2012 e eu quero que na tela de
cadastro de usuários do sistema, o operador ao preencher os dados do form e clicar no botão GRAVAR, o sistema verifique se o usuario existe.. se existe, ALTERA os dados na base e se não existe, GRAVA um novo registro. Isso eh faço de olhos fechados em VB6, já no VS2012 estou empacado e não vou pra frente.. alguem pode me dar um help?

A codificação está abaixo, em arquivo texto :
http://www.ntwsistemas.com/codigos.txt

Abraços !
Roger
Rogerio Silva

Rogerio Silva

Responder

Posts

17/08/2012

Joel Rodrigues

Você está fazendo, atualmente, a inserção independente de condição, certo? No seu código, há um trecho que você pode usar para verificar se o usuário existe:
Dim adptr As New OleDb.OleDbDataAdapter("select * from USUARIOS", cn2)
            adptr.Fill(ds, "USUARIO")
            dt = ds.Tables(0)

Bastaria adicionar uma condição para filtrar só o usuário em questão, após o Fill, se a tabela possuir linhas, é por que o usuário foi localizado, então você faria o update no lugar do insert.
If ds.Tables(0).RowCont > 0 Then
'faz update
Else
'faz insert


O insert você já sabe fazer, o update é a mesma coisa, mudando somente o comando SQL, é claro.

Boa sorte.
Responder

20/08/2012

Heitor Sichin

Rogério bom dia!!!
Você pode fazer igual ao exemplo do Joel, mais como você sabe existem várias maneiras de fazer a mesma coisa, então vou te dar outro exemplo, que é usando "MERGE" isso se você tiver usando o "SQL Server" como Banco de dados. Segue o link do exemplo de como fazer um MERGE: