Ambiente de teste, configuração

10/03/2016

0

Bom dia,

Vou montar uma máquina para desenvolver e testar aplicações feitas em ASP .NET C#, antes de publicar a aplicação no servidor definitivo eu pretendo pulica-la nessa máquina de testes, onde todos os usuários da rede terão acesso a ela.

Esse servidor precisa ter Windows Server ou pode ser Windows 7? Alem do VS e do SQL preciso instalar mais alguma coisa nessa maquina?

Outra dúvida que tenho é em relação ao VS Express, eu posso desenvolver aplicações com ele para a empresa ou essa versão é apenas para estudos?

Obrigado.
Ricardo

Ricardo

Responder

Post mais votado

10/03/2016

Esse servidor precisa ter Windows Server ou pode ser Windows 7? Alem do VS e do SQL preciso instalar mais alguma coisa nessa maquina?

Outra dúvida que tenho é em relação ao VS Express, eu posso desenvolver aplicações com ele para a empresa ou essa versão é apenas para estudos?


No meu ver máquina para testes não pode ter nada ligado a desenvolvimento, tem que simular ao máximo a realidade quando a aplicação estiver rodando, geralmente utilizo VMs para isso com instalações de Windows limpas.

Aconselho você a tentar reproduzir o ambiente de produção onde sua aplicação vai rodar, se testar como servidor então pense como seria em produção!

Sinceramente em máquinas para testes só instalo o que estaria no servidor de produção ou máquina do usuário, nada de Visual Studio e o SQL Server com as mesmas configurações de produção.

William

William
Responder

Mais Posts

10/03/2016

Jothaz

A colocação do William esta perfeita.

O idel seria:

--Ambiente de desenvolvimento, seriam um ambiente para publicar as alteraçã e melhorias em curso. Depois de validado iria para o ambiente de homologação.
---1 máquina (virtual) com IIS, para publicar as página no IIS e WebServices
---1 máquina (virtual) com banco de dados

--Ambiente de homologação, ser o mais semelhante ao ambiente de produção possível ou com as melhorias correções para validação por parte de usuário.
---1 máquina (virtual) com IIS, para publicar as página no IIS e WebServices
---1 máquina (virtual) com banco de dados

--Ambiente de produção.
---1 máquina (virtual/física) com IIS, para publicar as página no IIS e WebServices
---1 máquina (virtual/física) com banco de dados

O Visual Studio e Management Studio seria intalado nas máquinas dos desenvovedores.

Sei que criar esta estrutura é trabalhoso e gera um custo e normalmente é utilizada por grande e médias empresas, mas é uma forma sergura de se trabalhar.

Ai você adapta a sua necessidade cenário.
Responder

10/03/2016

Ricardo

Certo,

Então eu posso ter na maquina de testes

(Produção - Maquina Física)
Windows 7
VS
SQL

Maquina Virtual (onde vou publicar a aplicação)
Windows Server
IIS
WebServices
Banco de Dados


É isso?

Eu estou fazendo testes em um servidor com um cenário parecido com esse, mas ele não está no domínio. tenho o windows server, que utilizei para fazer uns testes com o Sharepoint e depois instalei uma maquina virtual com Windows 7 para iniciar os testes/estudos com ASP NET.

Agora vou trocar de maquina, vou para um servidor melhor e que vai estar no domínio da empresa, para que eu possa publicar as aplicações e testa-las antes de ir para o servidor definitivo.

Posteriormente voltarei a fazer testes com sharepoint, pois preciso exibir alguns dados de aplicações q vou criar nas páginas, e vi que tem como criar web parts com o vs para integrar ao sharepoint. Mas a principio acho que consigo exibir apenas uma view da lista de ramais em uma app do sharepoint de páginas web, por exemplo.

Obrigado pelas respostas.
Responder

10/03/2016

Emilio Neto

Maquinas virtuais são as melhores e mais baratas opções de testes, mas nessas maquinas os testes feitos são quando o sistema está todo finalizado ou são aqueles testes da área de testes propriamente dito, entenderam?
Responder

10/03/2016

Jothaz

Não entendi esta máquina de produção:


(Produção - Maquina Física)
Windows 7
VS
SQL


Não seria máquina de testes?

Ressalto que o Visual Studio não fica instalado nos servidores e somente na máquina do desenvolvedor.
O desenvolvedor usa o F5 para rodar e debugar, pode até apontar para a base de dados de testes, sem a necessidade de publicar.
Depois de tudo ok publica na máquina de teste.
Responder

10/03/2016

Ricardo

Maquina de produção seria a maquina do desenvolvedor, com windows 7.

e teria uma maquina virtual com o windows server para publicar a aplicação.

Eu vou acessar remotamente essas maquinas.

Vou acessar remotamente uma maquina física para desenvolver a aplicação, essa maquina vai possuir uma maquina virtual onde eu vou publicar a aplicação.

Em relação ao banco de dados, eu já tenho que fazer o mapeamento com o entity framework apontando para o servidor onde a aplicação será publicada?
Responder

10/03/2016

Jothaz

Maquinas virtuais são as melhores e mais baratas opções de testes, mas nessas maquinas os testes feitos são quando o sistema está todo finalizado ou são aqueles testes da área de testes propriamente dito, entenderam?


Com eu disse o ideal é ter 3 ambientes.

Os analistas/desenvolvedore usam o Visual Studio em suas máquina locais usando o banco de dados de desenvolvimento. Neste caso pode ser o desenvolvimento, melhorias, correções ou bugs. Depois de feito é publicado no ambiente de desenvolviemento para os testes.

No ambiente de desenvolvimento:
--Os testers efetuam os teste e verifica se o que foi feito esta dentro dos requisitos.
--Se estiver ok libera para homologação. Se não devolve para os desenvolvedores para correção e publicação de nova versão.

No ambiente de homologação
--O usuário/cliente testa e valida e se tudo estiver ok é liberado para publicação em produção. Se não não e devolvido para os desenvolvedores.

No Ambiente de produção
--É a versão final liberada para uso. Normalmente somente o pessoal de operação/servidores tem acesso a esta ambiente. Nem desenvolvedores/Analistas tem acesso a este ambiente.

Com uma estrutura assim fica tudo dividido o que evita que ocorram transtorno de publicações. Pois publicar um versão errada em produção pode acarretar prejuizo imensos para empresa.
Responder

10/03/2016

Jothaz

Apesar de parecer bobagem acho que esta nomenclatura que você esta usando pode causar enganos.

A máquina que vai ser usada para o desenvolvimento deve ser chamada de "Máquina Desenvolvimento" afinal é para isto que ela será usada.
E a máquina que será usada para a publicação final e liberação para o cliente de "Máquina de Produção".
É assim que é usado em todas as empresas que trabalhei ou prestei consultoria e considero um boa prática.

Com relação ao banco de dados você pode usar "<connectionStrings>" do web.config para definir os dados do acesso ao banco de dados.
Então você terá dois web.config diferentes um no "desenvolvimento", onde você vai trabalhar e outra em "produção" onde vai ser liberado para o cliente.
Só lembrar-se de quando for gerar a publicação não enviar o web.config no pacote.


Maquina de produção seria a maquina do desenvolvedor, com windows 7.

e teria uma maquina virtual com o windows server para publicar a aplicação.

Eu vou acessar remotamente essas maquinas.

Vou acessar remotamente uma maquina física para desenvolver a aplicação, essa maquina vai possuir uma maquina virtual onde eu vou publicar a aplicação.

Em relação ao banco de dados, eu já tenho que fazer o mapeamento com o entity framework apontando para o servidor onde a aplicação será publicada?
Responder

10/03/2016

Ricardo

Entendi.

Vou configurar a maquina de testes com dois ambientes (Desenvolvimento e Homologação), e quando estiver tudo ok publico no servidor de produção.

Obrigado pela ajuda.
Responder

10/03/2016

Emilio Neto

Grato Jothaz.
Responder

11/03/2016

Ricardo

Obrigado Jothaz.

Apesar de eu ser formado em ciências da computação a bastante tempo, nunca trabalhei na área, estou tentando entrar nessa área agora e aos poucos vou pegando as boas praticas e nomenclaturas corretas.

Mais uma vez obrigado, me ajudou bastante!
Responder

11/03/2016

Jothaz

As vezes pode parecer que complico as coisas, mas é que tenho um visão corporativa da situação, onde os projetos são grandes e numerosos.

Na empresa que estou prestando consultoria hoje temos algumas centenas de Aplicações rodando na web e no citrix. Então manter os ambientes atualizados sem transtornos não é fácil. Afinal são inúmeros profissionais, inúmeros projetos e inúmeros fornecedores sem contar a fabrica de sustentação de software. Por isto temos ambientes distintos para que não tenhamos o caos.

A minha intenção não cagar regras e nem tenho esta pretensão. E normalmente critico receitas, roteiro ou soluções prontas, mas acredito na adoção de melhores práticas.

Tudo depende do cenário e por acaso ter ambiente de desenvolvimento, homologação e produção , for um exagero, basta adaptar.

Quando faço algum freelance tenho um ambiente de desenvolvimento na minha máquina local, homologação no servidor (normalmente crio uma pasta http://dominio/homologacao) para o usuário testar e o ambiente de produção. Isto facilitar muito na hora da manutenção.

Você só aprende de verdade na prática e é notável querer aprender e aceitar sugestões sem se melindrar e tomá-las como criticas.

Bom sorte.
Responder

11/03/2016

Emilio Neto

Eu entendo Jothaz, você, alem do conhecimento e pelo que noto o seu dia a dia é frenético, estou enganado?
Responder

11/03/2016

Ricardo

Jothaz eu concordo plenamente com você.

Como estou começando agora, é melhor eu começar do jeito certo e não do jeito mais fácil. Sugestões são sempre bem vindas, algumas são mais difíceis de serem aceitas do que outras, mas no final acaba valendo a pena.

Eu comecei os meus projetos/estudos em web forms, mas acabei trocando para MVC seguindo uma recomendação aqui do forum, peguei um livro e tive alguma dificuldade por que alguns exemplos não funcionavam com o código que estava lá. Mas enfim, terminei o livro e estou refazendo os projetos que estavam em web forms, já estou com algumas dúvidas, que eram esperadas.

Sobre os roteiros, no inicio eu procurei algum, de como desenvolver uma aplicação, qual sequencia seguir.... mas acho q vai de acordo com as necessidades, e com o MVC parece que ele já tem impõe uma certa sequencia... essa é minha primeira impressão, mas isso pode mudar...

Obrigado.

Abs.
Responder

11/03/2016

Jothaz

Emilio Neto.

Realmente meu dia a dia é frenético. Eu sou responsável por uns 20 projetos de diversas áreas (financeiro, suprimentos, engenharia, rh, segurança do trabalho e etc), entre projetos em produção, em manutenção e desenvolvimento. Como a empresa é atua em mais de 40 países imagina a correria, pois temos problemas de vários tipos. Sem falar que tempos várias tecnologias: Java, .Net, Oracle, SQL Server e etc (fora o legado). Normalmente trabalho mais como Analista de Sistema/Negócio, pois temos uma fabrica de sustentação de software, mas muitas vezes tenho de colocar a mão ma massa. Minha preocupação de que possa parecer que complico as coisas é devida a minha visão e vivência em um universo corporativo.

Ricardo.

O MVC já te obriga seguir um padrão e melhores práticas.
Com relação a sugestões que conflite com o seu entendimento, isto é normal e desejável. Pois sempre temos que ter um senso critico sobre tudo. O que vejo em alguns posts aqui é que se alguém tece um comentário ou critica construtiva normalmente as pessoas levam para o lado pessoa e ficam de mimi.
Responder

11/03/2016

Emilio Neto

Minha preocupação de que possa parecer que complico as coisas é devida a minha visão e vivência em um universo corporativo.


Já pensei nisso tambem, deve ser, mas nem se preocupe, eu pelo menos quando faço/ tento fazer uma pergunta o faço da forma mais simples, nem tudo pode ser entendido da forma que queremos! As vezes a comunicação não ajuda! kkkkkk
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar