anomalias de atualização

24/06/2005

0

Olá Galera,

Minha dúvida é sobre anomalias de atualização em tabelas. Vou explicar através de um exemplo. Digamos que eu tenha a tabela pedido com os seguintes campos: numero_pedido, data_pedido, codigo_cliente a tabela item_pedido com os seguintes campos: numero_pedido, codigo_produto e quantidade_produto e a tabela produto com os seguintes campos: codigo_produto, nome_produto, preço_produto. As tabelas estariam normalizadas, cfe manda a regra (ao menos até a 3FN). Além disso, existe a necessidade de dois outros dados que seriam valor_total_produto e valor_total_pedido. Tais campos não foram incluídos na tabela por se tratarem de atributos derivados, ou seja, eles saem através do processamento de informações que temos no sistema. No caso de valor_total_produto a informação sai do preço_produto*quantidade_produto e no caso de valor_total_pedido, a informação seria o somatório de todos os valores contidos no campo valor_total_produto referente a um pedido. Porém, ocorre que quando eu atualizar a tabela produto, alterando o preço de um produto, isso irá repercutir na tabela pedido e item_pedido antigos, pois para se calcular o valor_total_produto e o valor_total_pedido nós puxaremos os dados do campo preço_produto da tabela produto. Como resolver tal questão?

Obrigado,
Nando


Paulo Fernando

Paulo Fernando

Responder

Posts

24/06/2005

Weber

A tabela ItemPedido deve conter o campo preco_venda.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar