Fórum Aplicação Delphi VCL na WEB #445291
12/06/2013
0
Gostaria de saber com postar aplicação vcl delphi para ser acessada pela internet de qualquer lugar, eu preciso saber os procedimentos, sugestão de um servidor seguro e tudo que for necessário. Fico aguardando.
Grato pelo atendimento.
Luiz Lobato
Curtir tópico
+ 0Posts
13/06/2013
Alex Constâncio
Uma aplicação VCL típica não pode ser simplesmente publicada em um servidor web, visto que uma aplicação web se comunica por meio de HTTP com seus clientes e uma aplicação VCL faz uso da tela, com formulários e componentes visuais que respondem a eventos de mouse e teclado.
Uma aplicação web é construída com HTML, XML e Javascript na parte cliente, que executa no browser, então o código Delphi que gerencia a interface não terá utilidade.
Há alguns anos o Delphi oferecia a oportunidade de converter os forms de uma aplicação em componente ActiveX que poderiam ser instanciados em uma página HTML, mas esta tecnologia hoje está em completo desuso, pois apenas o Internet Explorer a suporta e apenas para máquinas executando Windows sobre processador Intel. Com a chegada dos smartphones esta realidade fica ainda mais inviabilizada.
Assim sendo, é meu entendimento que o melhor conselho que posso te dar é mudar a estratégia de trabalho para construir a tua aplicação Delphi como uma aplicação web de fato. Neste caso você pode construir usando uma DLL ISAPI ou o IntraBuilder, que faz com que o desenvolvimento fique parecido com o que você já conhece da VCL.
Seja qual for a escolha por framework, esteja atento que o comportamento de uma aplicação web tem parâmetros e critérios bem diferentes dos que norteiam o desenvolvimento desktop, pois agora vai existir a questão do tráfego de dados entre browser e servidor web, as próprias regras do servidor web e a assincronia natural de um ambiente desconectado.
Alex
Gostei + 0
13/06/2013
Rodolpho Silva
Gostei + 0
13/06/2013
Luiz Lobato
Um grande abraço.
Gostei + 0
26/09/2013
José
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)