Fórum aplicacao desktop para web delphi 2010 #396674
03/03/2011
0
Galera ouvi falar muito desse datasnap e talz, entao ae vai a pergunta.
Hoje temos uma aplicacao desktop totalmente em delphi 2010 ( .exe), tem como converter ou sei la, criar alguma coisa que seja possivel essa aplicacao funcionar para web ? utilizamos banco de dados firebird.
Esse datasnap tem algo a ver com isso?migrar uma aplicacacao desktop para web? pq gostaria de aproveitar oque ja tem pronto, outra coisa usando o delphi 2010 eh possivel? eu preciso baixar outro delphi ou programar em outra lingaguem tipo dot net ou c# seria mais viavel?
Nao tem como no delphi 2010 eu criar alguma coisa que desse pra aproveitar esse sistema pronto e converter ou fazer funcionar para web?, EU teria que criar outro sistema e talz como fica? prciso de umas dicas.....
Valeuz..........
Chadoiam
Curtir tópico
+ 0
Responder
Marco Salles
Galera ouvi falar muito desse datasnap e talz, entao ae vai a pergunta.
Hoje temos uma aplicacao desktop totalmente em delphi 2010 ( .exe), tem como converter ou sei la, criar alguma coisa que seja possivel essa aplicacao funcionar para web ? utilizamos banco de dados firebird.
Menor curva de aprendizagem é migrar para o Intraweb ou Delphi Prism
Esse datasnap tem algo a ver com isso?migrar uma aplicacacao desktop para web?
Não necessariamente . Se sua aplicação tivesse utilizar o DataSnap vc pode ter uma aplicação cliente
em Delphi Prims ou em IntraWeb. e aproveitar o seu Servidor . Quer dizer , vc pode ter varios clientes utilizando
varias linguagems que consomem este Servidor
pq gostaria de aproveitar o que ja tem pronto, outra coisa usando o delphi 2010 eh possivel
O Delphi não é multi-plataforma . O que vc aproveita é a sual logica , o seu banco de dados talvez
eu preciso baixar outro delphi ou programar em outra lingaguem tipo dot net ou c# seria mais viavel?
Para quem ja programa em Delphi ,acho melhor investir no Delphi Prims ou IntraWeb
Nao tem como no delphi 2010 eu criar alguma coisa que desse pra aproveitar esse sistema pronto e converter ou fazer funcionar para web?,
Diretamente seria bom demais . Mas por enquanto isto ainda não é possivel. Vamos esperar o Delphi XE+
Responder
Gostei + 0
04/03/2011
Marco Salles
Desculpe-me , ao citar o Intraweb no tópico passado como sugestão , eu deixei de mencionar dois detalhes importantes . Um deles é que o Intraweb por ser um desenvolvimento RAD para web , demanda um consumo de recurso relativamente alto , isto é , não é qualquer servidor que que suportará uma aplicação intraweb sendo acessada por um grande numero de usuários , a sua vantagem é a riqueza da interface e ser o mais parecido com o Delphi .
Ja o Delphi Prism por usar a Ide do .Net Framework do Visual Studio , acompanha de perto qualquer evolução do mesmo , tão logo saia um nova versão do VS , em pouco tempo existe a possibilidade de uma nova versão do Delphi# estar disponivel para desfrutar dos novos recursos do Framework .net .
Tb comentei do possivel reaproveitamento do banco, o que não é de todo uma verdade . Se vc investir no Delphi# melhor é migrar para o SQLServer (mais robusto para uso com o Asp.net) , ja que são da mesma "família"
Por fim o DataSnap, veio numa evolução desde do delphi3 (antigo midas) .É uma tecnologia de aplicação distribuida , e esta cada vez mais fácil (atraves do Wizards dipsonivel) criar o Servidor .O acesso a base de dados ( não sei bem se foi esta tua pergunta inicial) não se dá atraves de um Browser simplesmente .Para ter acesso vc precisa instalar no cliente o
aplicativo leve nas estaçoes que fara acesso a esta base de dados . O nome ja diz quase tudo :Aplicações Distribuidas...
Então este processo migratório vai depender da sua necessidade , do que vc tem para o que vc quer . A tendencia forte
dos programas feito em delphi que atende uma determinada empresa é a migração para o dataSnap . Agora se seu proposito é atender fora do contexto (site de e-commerce por exemplo ) , vc vai utilizar uma ferramenta web para isto.
Espero ter corrigido alguma dúvida ou algo evasivo postado anteriormente .
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)