Fórum Aplicação em Rede? #280250

05/05/2005

0

Tenho uma aplicação feita em Delphi 6 utilizando varios componentes de varios fabricantes... e utilizo banco de dados Firebird 1.5.2 e conecto atraves do DBExpress. O sistema funciona perfeitamente no servidor mas na estação não funciona.

Marcoskblo

Marcoskblo

Responder

05/05/2005

Yallebr

Detalhe melhor seu problema. Não funciona pq ? Quais são as conf das máquinas.

Responder

Gostei + 0

05/05/2005

Gandalf.nho

Vc instalou o cliente do Firebird nas máquinas?

Responder

Gostei + 0

05/05/2005

Marcoskblo

uso um arquivo de conexão: conexao.ini

Responder

Gostei + 0

05/05/2005

Marcoskblo

uso um arquivo de conexão: conexao.ini
detalhe do arquivo

[conexao]
DriverName=Interbase
BlobSize=-1
CommitRetain=False
Database=Z:\Evolution\Banco\evolution.gdb
ErrorResourceFile=
LocaleCode=0000
Password=masterkey
RoleName=RoleName
ServerCharSet=
SQLDialect=3
Interbase TransIsolation=ReadCommited
User_Name=sysdba

copio também os arquivo dbxdrivers.ini e o dbxconections.ini para o diretorio do aplicativo, tambem instalei nas estações o firebird client
WaitOnLocks=True

Responder

Gostei + 0

06/05/2005

Marcoskblo

a mensagem de erro que aparece na estação e a seguinte

Exception EDatabaseError in module DBRTL60.BPL at 0000E911
operating system directive CreateFile failed
Acesso negado.

Preciso muito de ajuda pois não estou conseguido fazer minha aplicação rodar em rede.

Obrigado!

Responder

Gostei + 0

06/05/2005

Marcoskblo

a mensagem de erro que aparece na estação e a seguinte

Exception EDatabaseError in module DBRTL60.BPL at 0000E911
operating system directive CreateFile failed
Acesso negado.

Preciso muito de ajuda pois não estou conseguido fazer minha aplicação rodar em rede.

Obrigado!

Responder

Gostei + 0

06/05/2005

Isabelct

a mensagem de erro que aparece na estação e a seguinte Exception EDatabaseError in module DBRTL60.BPL at 0000E911 operating system directive CreateFile failed Acesso negado.

A mensagem está indicando acesso negado. Parece que o usuário da estação não tem permissão de escrita no diretório aonde está a base de dados. Verifique as permissões de acesso deste usuário.

Responder

Gostei + 0

06/05/2005

Kotho

Desculpe discordar, mas para acessar um SGBD, não é necessário ter permissão de acesso no diretório do Servidor... o usuário que tem que ter esse acesso é o usuario em que o SGBD está rodando, que geralmente tem essa permissão...

Responder

Gostei + 0

06/05/2005

Japa

Aproveitando... Eu preciso criar usuarios alem do sysdba se eu querer que minha aplicação rode na rede???

Responder

Gostei + 0

06/05/2005

Kotho

Não necessáriamente...

Quanto a questão da permissão... esse erro pode estar dando ao tentar gravar algum arquivo na estação, em algum diretório que o usuário não tenha permissao, por exemplo no Windows\System.

Responder

Gostei + 0

07/05/2005

Marcoskblo

Realmente quando compartilho a unidade ´C´ do servidor a aplicação funciona em rede, eu utilizo varias bpl´s mas eu instalo elas tambem na estação.... a algum jeito de a aplicação funcionar em rede sem que seja necessário compartilhar a unidade ´C´ do servidor?

essas são as bpl´s que utilizo

bdertl60.bpl, cds60.bpl, dbexpress60.bpl, dbrtl60.bpl, dbxcds60.bpl,
dsnap60.bpl, qrpt60.bpl, rtl60.bpl, vcl60.bpl, vcldb60.bpl, vcljpg60.bpl,
vclsmp60.bpl, vclx60.bpl

Obrigado!

Responder

Gostei + 0

07/05/2005

Yallebr

Amigo,

Pode parecer uma pergunta meia tola. Mas vc instalou o sistema em cada máquina onde está tentando acessar ou vc está apenas puxando um atalho. Se vc esta puxando um atalho, (claro) que vc terá q compartilhar o servidor.

Pois o sistema irá procurar o pacote no diretorio do exe, depois no Windows System, d p Windows, Depois o diretorio onde vc configurou.

Veja isso. 8)

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Marcoskblo

Amigo,
Instalei o sistema na maquina cliente, vou te explicar melhor criei um instaldor com o Inno Setup + Istool que e uma excelente ferramenta para se criar instaladores, quando e executado o ´setup´ no servidor e automaticamente criado os diretorios c:\evolution\banco e dentro do c:\evolution e depositado os arquivos *.ini ja mencionados anteriormente nos topicos acima, também e depositado o aplicativo no caso evolution.exe. Os arquivos *.bpl tambem ja mencionados sao depositados na pasta do sistema se for windows 2000 e XP ficam no diretorio c:\windows\system32 e se for windows 95,98,98se e ME ficam no diretorio c:\windows\system. Quando o setup e executado na estação procede da mesma forma com apenas duas resalvas ´não cria a pasta banco´ e também os aquivos *.ini sao configurados para o servidor
ex:
[conexao]
DriverName=Interbase
BlobSize=-1
CommitRetain=False
Database=NOMEDOSERVIDOR:\Evolution\Banco\evolution.gdb
ErrorResourceFile=
LocaleCode=0000
Password=masterkey
RoleName=RoleName
ServerCharSet=
SQLDialect=3
Interbase TransIsolation=ReadCommited
User_Name=sysdba
WaitOnLocks=True

*** IMPORTANTE *****

Também fiz os teste com o linux... instalei o Linux conectiva 9.0 apenas para ser servidor samba (faz comunicação com o windows) configurei o devidamente e compartilhei apenas a pasta do sistema e fiz os testes nas estações e o aplicativo funcionou perfeitamente.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar