Fórum Aplicação móvel multiplataforma? #413670

02/03/2012

0

Boa tarde, galera do DevMedia. Estou precisando da ajuda de vocês, principalmente dos que conhecem mais sobre desenvolvimento para smartphones.
Aqui na empresa temos uma aplicação que já funciona há alguns anos em Windows Mobile, porém com o advento do Windows Phone 7, achamos que o curso natural das coisas seria migrar tudo para WP7. Até que deu certo, só que o preço dos aparelhos com WP7 ainda está relativamente alto e ainda não é viável para os clientes, o que acabou fazendo com que o trabalho da migração não resultasse em nada.
Atualmente percebemos que o SO móvel cujos aparelhos possuem valor mais em conta é o Android (nem todo mundo pode ter um iPhone ainda), então pensamos em migrar a app para Android. Sabemos, porém, que o desenvolvimento nativo para Android se dá em Java (desculpem se eu estiver errado, realmente não estou muito por dentro) mas que existe o Monodroid para desenvolvermos em .NET. Eu tenho tido alguns problemas com o Mono que tem me desmotivado.
Pensei também em desenvolver uma aplicação web, assim todas as plataformas teriam acesso de igual maneira (usando apenas um browser), mas foje da nossa realidade, pois nem sempre os clientes terão acesso à internet, ou seja, precisamos de uma app ´´stand alone´´, que execute no próprio smartphone.

Enfim, a questão é: é possível desenvolver uma aplicação em Java que seja compatível com todas as plataformas (ou as principais: WP7, iPhone e Android)? Isso seria a solução perfeita, pois teríamos um único código, um único trabalho e atingiríamos as principais plataformas.

Bem, conto com a ajuda de vocês. Sugestões sobre outras possíveis soluções também são muito bem vindas.

Grato.
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

Responder

03/03/2012

Dyego Carmo

Não.

Em teoria até seria possivel , mas hoje em dia com todos estes recursos graficos as apps ficaram bem dependentes de plataforma.

Conselho: Utilize o NetBeans ou Eclipse para desenvolver para Android (utilizabdo o plugin nbandroid no caso do netbeans) , Android é a plataforma que mais tem ativacoes e participacao de mercado.

Escolha a target para a versao 2.1 e teras BILHARES , TRILHARES de dispositivos compativeis.

Valeu !
Responder

Gostei + 0

04/03/2012

Joel Rodrigues

obrigado pela resposta.
Então, pelo visto, acho que a melhor solução hoje é dedicar-se ao Java para Android quando o objetivo é ter aparelhos compatíveis com minha app.

Abraço.
Responder

Gostei + 0

10/10/2012

Guilherme Portes

Olá Joel,
Tivemos o mesmo problema na empresa que trabalho. Um sistema de força de vendas desenvolvido em Palm. Após algumas avaliações de plataforma, a mais viável foi o Android. Substituímos aproximadamente 2000 equipamentos Palm, por Tablets Sansung com Android. Um projeto de aproximadamente 6 meses de desenvolvimento e 2 meses de implantação e treinamento da equipe de vendas.
Responder

Gostei + 0

10/10/2012

Joel Rodrigues

Opa, Guilherme, obrigado pela resposta. Legal que a situação é basicamente a mesma.
No caso, vocês utilizaram Java para desenvolver?
Abraço.
Responder

Gostei + 0

11/10/2012

Guilherme Portes

Sim... O desenvolvimento é feito em Java, com o Sdk fornecido pelo Google. Usamos a ide eclipse com plugin ADT para desenvolvimento android.
Responder

Gostei + 0

11/10/2012

Joel Rodrigues

Permita-me fazer mais algumas perguntas, sem querer abusar:
- A emulação do aplicativo é eficiente quando comparada com a execução no aparelho ou existem diferenças grandes?
- A publicação e instalação do aplicativo nos aparelhos foi simples?

Grato.
Responder

Gostei + 0

11/10/2012

Guilherme Portes

Aqui na empresa não faço parte do time de desenvolvimento em Android, mas participei do projeto
de certa forma, pois sou um dos responsáveis pela integração do sistema móvel com o nosso back-end,
porém posso te responder as perguntas.

vamos lá:

A emulação do aplicativo é eficiente quando comparada com a execução no aparelho ou existem diferenças grandes?
- Não foi utilizado o emulador. O deploy do projeto é feito direto no equipamento. É mais rápido e vc já tem o resultado
final.

A publicação e instalação do aplicativo nos aparelhos foi simples?
- Sim.... Geramos o Apk e na conexão o próprio Android se encarrega de substituir a versão.

Responder

Gostei + 0

11/10/2012

Joel Rodrigues

Poxa, legal mesmo. Muito obrigado pelas respostas.
Eu trabalho com .net, mas acho que vou me arriscar no Java para tocar esse projeto pra frente.
Abraço.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar