Fórum Aplicação Orientada a Objetos - Cozinha #573931
18/01/2017
0
Natália
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
19/01/2017
Nesse caso, ao invés de Pessoa, me parece mais um cenário para Funcionario (ou algo do tipo). Se Chefe de Cozinha e Cozinheira possuem atributos diferentes (além dos comuns), pode ser o caso de ter as duas classes herdando de uma mais genérica (Pessoa ou Funcionario).
Você teria um diagrama UML ou especificações do problema para discutirmos?
Abraço.
Joel Rodrigues
Gostei + 2
Mais Posts
19/01/2017
Natália
Nesse caso, ao invés de Pessoa, me parece mais um cenário para Funcionario (ou algo do tipo). Se Chefe de Cozinha e Cozinheira possuem atributos diferentes (além dos comuns), pode ser o caso de ter as duas classes herdando de uma mais genérica (Pessoa ou Funcionario).
Abraço.
Obrigada Joel, posso ti enviar por e-mail?
Gostei + 0
15/02/2017
Joel Rodrigues
Gostei + 0
15/02/2017
Wilson Neto
Abraço.
Joel, seguindo esse raciocínio, poderia criar uma classe abstrata Funcionario e as classes "Chefe" e "Cozinheira" herdando dela caso o tratamento fosse diferente (Não só os atributos). Seria um cenário?
(Só estou usando da duvida da colega, alias do exemplo dado para eu poder matar uma duvida sobre classes abstratas, tentando aprender quando usar e tudo mais.) :]
Gostei + 0
22/02/2017
Joel Rodrigues
Para definir se uma classe deve ser abstrata, você pode pensar no seguinte: faz sentido essa classe existir por si só? Por exemplo, faz sentido alguém ser apenas "funcionário"? Nesse cenário, provavelmente não, pois todo funcionário tem uma função dentro da empresa. Então eu não sou apenas funcionário, eu sou um chef ou cozinheiro. Da mesma forma, pode ter o garçom, caixa, etc.
Por outro lado, imagine que eu tenho apenas um sistema para gerenciar a parte de recursos humanos da empresa. Para esse sistema, basta saber que a empresa tem funcionários, não importando o tipo. Nesse caso, Funcionario é uma classe concreta.
Sacou a ideia?
Abraço.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)