Aplicações Desktop

02/01/2019

0

Web

Amigos, queria saber o que vocês acham. Ainda vale a pena investir em aplicações/linguagens para desktop? Ou o mundo do desenvolvimento é agora da web?
Davi Emboaba

Davi Emboaba

Responder

Post mais votado

02/01/2019

Com certeza! Mas depende muito do uso.
Gerenciadores de e-mail e outras caixas de mensagens ainda são comumente Desktop, por exemplo. Antivírus são aplicações comumente desktop e obviamente funcionam melhor e mais seguramente rodando fora da sandbox do navegador. E existem ainda necessidades legado, máquinas sem acesso à web, dispositivos IoT sem rede, etc...
Creio também que algumas organizações não irão migrar do desktop tão cedo, como bancos e hospitais , por exemplo, e até orgãos governamentais. ERPs mais complexos também não serão tão facilmente "web-ficados". E por fim, existem os compiladores, internals, os próprios sistemas operacionais e muito mais coisas que não existem fora do Desktop. E essas provavelmente sempre existirão.
A web realmente se encontra em alta, e é uma ótima opção. Só que o desktop não deixará de existir de forma alguma.

Então, em resumo... Sim, vale muito a pena! Até porque com a diminuição de mão-de-obra, o salário tende a aumentar (apesar de que as aplicações tendem a demandar mais complexidade, já que as tarefas básicas tendem a migrar todas para a web)!

Vinicius Cavagnolli

Vinicius Cavagnolli
Responder

Mais Posts

02/01/2019

Alex Lekao

Ola, Boa tarde!!!

Acredito que a possibilidade de ser multiplataforma seja interessante.

Mas aplicações Desktop não creio que desaparecerão, pelos motivos já apresentados de forma bem colocada pelo Vinicius Cavagnolli.

Particularmente tenho planos de migrar todas a minha estrutura para a Cloud, pretendo trabalhar com as estações de trabalho virtualizadas e localmente utilizar apenas Thin Clients, acredito que o custo final para a empresa ficará menor, alem dos custos de licenciamentos etc.

Em contrapartida, tenho planos de que o nosso software ERP passe a ser um software em nuvem, ainda não sei como farei, dependerei de negociações com a Software House etc.

Mas acredito que tudo depende muito da visão da corporação e abertura para esse tipo de questão.

Mas sempre existirão aplicações desktop.

Abraço.
Responder

04/01/2019

Ricardo Diniz

Vale a pena sim!
Como já foi dito pelo Vinicius Cavagnolli e Alex Lekao irei apenas acrescentar o que disseram.
As aplicações robustas e personalizáveis não desaparecerão tão cedo, sem falar de aplicações grandes ou que não demandam do uso de internet.
A grosso modo o "motor" do negócio ainda sim é desktop mas pode-se ter pequenas tarefas ou módulos web/mobile que interajam com essas aplicações desktop.
Mas convém sim investir um pouco ou apenas ter conhecimento de como tais funcionam e estão inseridas dentro de um conceito organizacional sistêmico ou do negócio.

Abraço.

Responder

04/01/2019

Vinicius Cavagnolli

Bem colocado, Ricardo! E vale a pena dizer que as aplicações web, na visão do servidor, são hosteadas num desktop (não podia faltar essa brincadeira haha)!
Responder

04/01/2019

Alex Lekao

Particularmente quanto penso num cenário organizacional.

Não consigo desassociar o uso de aplicações Desktops e mobile ou web.

Imagino que hoje isso seja meio que tendencia para as empresas mais ágeis nas tomadas de decisões.

Na minha cabeça, aqui na empresa eu pretendo que o nosso sistema ERP tenha integração com os dispositivos moveis e com a web, terei que percorrer um longo caminho com a Software house e minha diretoria para conseguir isso, mas tenho isso em mente.

Mas, como nada acontece da noite para o dia, primeiro vou tentar colocar tudo virtualizado, depois vejo a questão do software que eh a mais difícil. rsrsr

Abraco.
Responder

04/01/2019

Ricardo Diniz

Exato...
Não tem como quebrar isso... Hoje se deve pensar nesse ambiente: Desktop + Web + Mobile... Para se falar de um sistema ERP deve-se contemplar esse cenário.

Abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar