app cliente datasnap não inicia

28/03/2016

0

Olá a todos da comunidade, se puderem estou com o seguinte problema, e já tentei de tudo e não consegui resolver!

-fiz uma aplicação datasnap em 3 camadas, funcionando perfeito

no entanto notei que em alguns cliente a aplicação Cliente não abre nem a pau.. e o pio é que #@$@#@# não dá nenhuma msg de erro nem nada, qudo abro o gerenciador seguer aparece minha app (como não respondendo pelo menos) e o explorer trava.

a única maneira de resolver é formatar a máquina e reistalar o windows, mas ai já viram neh, não posso ficar formatando as máquinas dos clientes todo vez que meu sistema não funcionar!!!

pensei que que fosse alguma atuzlização do windows que tivesse dando pau, então desistalei todas as atualizações e mesmo assim quando vou abrir o sistema... nada e fica processando a vida toda..

caso alguém já tenha passado por isso, ou esteja passando pelo amor de Deus me dêm uma luz....
Fabiano Gonzaga

Fabiano Gonzaga

Responder

Posts

29/03/2016

Luiz Menin

É provável que seja algo relacionado à alguma DLL. Já tentou adicionar no Uses do DataModule principal da aplicação as Units "midas" e "midaslib"? Verifique também a pasta Windows\System32 as DLL's "dbexpint.dll" ou "gds32.dll". Veja se com ou sem elas funciona.
Aguardo seu feedback.
Responder

29/03/2016

Fabiano Gonzaga

o midas já esta na uses
vou testar dbexpint e a gds32
Responder

29/03/2016

Fabiano Gonzaga

ah tá quanto as dll na pasta system não usa, primeiro pelo BD ser mysql e acho que essa gds é firebird e mesmo assim é multicamadas sendo realizada a conexão por datasnap e não pelo moto do BD
quanto a dbexpint não achei ela em lugar nenhum nem na pasta system nem na pasta do delphi nem na pasta appdata, no entanto me lembro desta dll no delphi 7, e acho que não tem ela do 2006 pra frente, lembrando que uso o xe5
Responder

29/03/2016

Fabiano Gonzaga

notei que nestas máquinas (onde o sistema não abre) é comuns outros sistemas, feitos em Delphi, tb não abrirem com mesmo sintomas, mesmos sistemas simples, que só exibem uma tabela local em um grid.

hoje mesmo estou com uma máquina desta aki (pequei emprestado com um cliente, exclusivamente pra testar isso, e tentar corrigir)
instalei o delphi nesta máquina e quando abro o fonte ele conecta e funciona tudo normal e design mas se dou um Run (seja Shift+F9 ou Ctrl+Shift+F9 ou simplesmente F9 ou F7) ele compila tudo normalmente, gera o exe mas quando vai executar simplesmente trava sem dar nenhuma mensagem de erro,
Curioso que o delphi não trava (apenas o explorer) mas tb não consigo compilar, ao tentar da akela msg dizendo que já há um debug em execução e quando peço pra parar ele fecha o delphi, dai pra conseguir debugar novamente só reiniciando o PC pois a aplicação não aparece no gerenciador de tarefas (esta máquina esta com windows 8 e o sistema já estava instalado e funcionando e do nada parou de funcionar)
Responder

29/03/2016

Luiz Menin

Então pode ser algum problema na conexão com o servidor. Já tentou utilizar o servidor datasnap aberto na mesma máquina e rodar o programa cliente como "localhost"?
Faça um teste com um Port Scan para verificar se a conexão realmente pode ser aberta. Libere as portas no Firewall.
Responder

29/03/2016

Natanael Ferreira

Experimente desativar o antivírus e firewall antes antes de rodar a aplicação.
Responder

30/03/2016

Fabiano Gonzaga

Experimente desativar o antivírus e firewall antes antes de rodar a aplicação.

isso é coisa de principiante... rsrsrsrs mas foi o que resolveu pelo menos na máquina q estava aki cmg, o problema é causado pelo Windows Defender, que não sei por q cargas d'águas em algum momento bloqueia aplicações datasnap (é isso mesmo, pelo menos nos testes que fiz aki, consigo rodar qualquer aplicativo, menos clientes datasnap, até server datasnap rodaram numa boa) foi só adicionar meu app na lista de exceções do WD que ele voltou a funcionar normalmente
como o fdp... do WD não tava dando nem akela msgzinha chata dizendo que um possível vírus foi bloqueado, nem tinha pesado nele, fiz o teste mesmo só por desencargo de consciência, e a mágica aconteceu...
de qualquer forma fica ai a dica... e vou testar nas outras máquinas, quando acontecer, se é mesmo certo que é o WD
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar