Areas de certificação

03/12/2013

0

boa tarde a todos, pessoal, estou com uma pequena duvida sobre as areas de atuação(area de banco de dados).

SQL Server temos:

- area de desenvolvimeto
- DBA(database administrator)
- area de B.I

para fazer a de DBA é necessario saber a area de desenvolvimento de banco? ou é bom ter as duas?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

03/12/2013

Alex Lekao

Oi Mariana, se nao me engano.

Basicamente sao as seguintes certificacoes.

DBA - Administrador de Banco de Dados.
DBD - Desenvolvedor de Banco de Dados.
BI - Business Inteligence.
DBE - Engenheiro de Banco de Dados.
DB(esqueci a letra.. rsrs) - Arquiteto de Banco de dados.

Pelo menos era isso que o professor falava no curso quando eu fiz... rsrsr

acredito que tenha mais,

Me lembro que para fazer as certificacoes de DBA e DBD era o mesmo curso, somente as provas que eram diferentes.

e ai depois iam aumentando, para bi, etc etc... rsrsr

da uma olhada neste link para ver se ajuda melhor... rsrsr

[url]http://certificacaobd.com.br/mapa-certificacao-sql-server/[/url]

se nao me engano para dba nao precisa de dbd, mas para dbd parece que precisa de dba, nao tenho certeza... rsrsr

era isso mesmo que vc queria?
Responder

03/12/2013

Mariana Carvalho

era isso mesmo, essas outras não sabia da existencia, e me veio em mente a para ser professor certificar, acho. conhece?

uma outra pergunta, vc acha que as empresas atuais tem um setor especifico para banco de dados? vc acha importante?
Responder

03/12/2013

Roniere Almeida

Otimo post, acompanhando aqui e tambem desconhecia essas certificações na area de banco de dados.(SQL Server)
Responder

03/12/2013

Alex Lekao

era isso mesmo, essas outras não sabia da existencia, e me veio em mente a para ser professor certificar, acho. conhece?

uma outra pergunta, vc acha que as empresas atuais tem um setor especifico para banco de dados? vc acha importante?


essa do professor eu nao entendi... rsrsr

agora que as empresas precisariam de um setor especifico de banco de dados, eu acho que sim.

acredito que as empresas maiores, bem grande porto mesmo, tenham o DBA e o DBD acaba meio que junto com o DBA e talvez tenham um BI.

mas uma coisa que tenho visto em algumas eh que usam softweres de terceiros para fazer o BI.

mas sim acho importante sim, e a area ta se ramificando bastante.
Responder

03/12/2013

Isaac Jose

boa tarde.. em empresas grande que tem grande volume de informações um DBA é realmente necessario. porem como eu disse um DBA.
conheço pessoas que tem 2, 3 certificações porem nao tem vivencia em grandes volumes de informações, sistemas etc..pelo menos 60% do pessoal que conheço com certificação
tiraram na base de simulados da net mais quando um problema real aparece nao conseguem desenvolver..porem os outros 40% que conheço com certificações.
OBS...da medo parece que ajudaram a desenvolver o SQL RSRR.. manjam muito... esses sim valem os mais de 8 conto que ganham :)..
a e todos os professores que tive de BD, nao trabalhavam na area...mais conseguia passar com louvor a materia que era o basico do basico em sql..
e nao conheço ninguem que teve um professor de BD certificado... acho que é pq os cursos pagam mais doque as universidades.

abraço a todos
Responder

03/12/2013

Mariana Carvalho

era isso mesmo, essas outras não sabia da existencia, e me veio em mente a para ser professor certificar, acho. conhece?

uma outra pergunta, vc acha que as empresas atuais tem um setor especifico para banco de dados? vc acha importante?


essa do professor eu nao entendi... rsrsr

agora que as empresas precisariam de um setor especifico de banco de dados, eu acho que sim.

acredito que as empresas maiores, bem grande porto mesmo, tenham o DBA e o DBD acaba meio que junto com o DBA e talvez tenham um BI.

mas uma coisa que tenho visto em algumas eh que usam softweres de terceiros para fazer o BI.

mas sim acho importante sim, e a area ta se ramificando bastante.


para vc ser um professor oficial Microsoft, é necessario ter essa certificação.
Responder

03/12/2013

Mariana Carvalho

boa tarde.. em empresas grande que tem grande volume de informações um DBA é realmente necessario. porem como eu disse um DBA.
conheço pessoas que tem 2, 3 certificações porem nao tem vivencia em grandes volumes de informações, sistemas etc..pelo menos 60% do pessoal que conheço com certificação
tiraram na base de simulados da net mais quando um problema real aparece nao conseguem desenvolver..porem os outros 40% que conheço com certificações.
OBS...da medo parece que ajudaram a desenvolver o SQL RSRR.. manjam muito... esses sim valem os mais de 8 conto que ganham :)..
a e todos os professores que tive de BD, nao trabalhavam na area...mais conseguia passar com louvor a materia que era o basico do basico em sql..
e nao conheço ninguem que teve um professor de BD certificado... acho que é pq os cursos pagam mais doque as universidades.

abraço a todos


principalmente se forem centros oficiais que preparam para certificações!!!
Responder

03/12/2013

Roniere Almeida

Profissionais de dados das mais variadas "competencias" acredito que exista mais em datacenters.
Responder

03/12/2013

Alex Lekao

era isso mesmo, essas outras não sabia da existencia, e me veio em mente a para ser professor certificar, acho. conhece?

uma outra pergunta, vc acha que as empresas atuais tem um setor especifico para banco de dados? vc acha importante?


essa do professor eu nao entendi... rsrsr

agora que as empresas precisariam de um setor especifico de banco de dados, eu acho que sim.

acredito que as empresas maiores, bem grande porto mesmo, tenham o DBA e o DBD acaba meio que junto com o DBA e talvez tenham um BI.

mas uma coisa que tenho visto em algumas eh que usam softweres de terceiros para fazer o BI.

mas sim acho importante sim, e a area ta se ramificando bastante.


para vc ser um professor oficial Microsoft, é necessario ter essa certificação.


huuuum.... entendi....

rsrsr
Responder

03/12/2013

Mariana Carvalho

não conhecia?
Responder

04/12/2013

Alex Lekao

não conhecia?


o que??? rsrsr
Responder

04/12/2013

Mariana Carvalho

certificação para ser professor.
Responder

04/12/2013

Alex Lekao

ah ta....

nao... nao tinha nem ideia... rsrsrs

leva a mal nao que essa semana que lesado... mais que o normal... rsrsr
Responder

04/12/2013

Alex Lekao

ah ta....

nao... nao tinha nem ideia... rsrsrs

leva a mal nao que essa semana que lesado... mais que o normal... rsrsr
Responder

05/12/2013

Mariana Carvalho

pois é...parece que alem da prova de certificação, o futuro professor tem que provar conhecimento, se não me falha a memoria em video.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar