Fórum Arquitetura para a nova versão de nosso sistema #11064

04/11/2009

0

Olá!   Criei um sistema ERP utilizando Delphi 7 com MS Access ( http://www.wisys.com.br/Louvadeus/ModoFull.htm ) utilizando ADO e preciso mudar sua plataforma utilizando um banco de dados mais robusto e permitindo acesso via Internet. O novo sistema deve  contemplar as seguintes características: 1) Manter a mesma interface anterior utilizando Delphi 7, desta vez sem utilizar ADO, e sem utilizar browsers nos cliente; 2) Acessar o banco de dados de forma local ou remota, de forma que possa estar localmente em um servidor no cliente ou hospedado em um provedor; 3) Utilizar preferencialmente componentes de acesso nativo freeware (estou pensando na ZeosLib, mas aceito outras sugestões) 4) Criar uma camada intermidiária entre o cliente e o Banco de Dados e manter o menor tráfego possível, já que o banco de dados poderá estar localizado remotamente e a velocidade de conexão de cada cliente poderá variar; Gostaria de saber qual a arquitetura e tecnologias utilizadas (COM, DCOM, Sockets, etc) sugerida para o uso em 3 camadas, se possível com um exemplo, e que componentes de acesso a dados devo utilizar para a cadastramento/consulta de registros de forma a ter retorno de qualquer erro de inclusão, alteração ou exclusão de forma clara e tratável. Um grande abraço! Marco Barki Algranti
WISYS PRODUTOS INTELIGENTES LTDA
E-mail: comercial@wisys.com.br
Site: www.wisys.com.br/louvadeus
MSN: suporte.louvadeus@wisys.com.br
Tel: 21-2617-3213/8865-3213
Wisys Ltda

Wisys Ltda

Responder

05/11/2009

Wesley Yamazack

Olá meu caro,

Vou responder suas dúvidas
1) Manter a mesma interface anterior utilizando Delphi 7, desta vez sem utilizar ADO, e sem utilizar browsers nos cliente;
Utilize DBExpress
2) Acessar o banco de dados de forma local ou remota, de forma que possa estar localmente em um servidor no cliente ou hospedado em um provedor;
DBExpress Acessa sem problema algum, você pode configurar um LocalHost, ou simplesmente hospedar teu banco na web e jogar o IP do Servidor, e ele também se conecta
3) Utilizar preferencialmente componentes de acesso nativo freeware (estou pensando na ZeosLib, mas aceito outras sugestões),
O problema de se usar componentes de terceiros, seria o fato de em uma versão mais nova, do delphi caso haja migração, você ficará preso ao componente caso o mesmo não seja continuado.
4) Criar uma camada intermidiária entre o cliente e o Banco de Dados e manter o menor tráfego possível, já que o banco de dados poderá estar localizado remotamente e a velocidade de conexão de cada cliente poderá variar;Neste caso você terá de usar o um servidor de aplicações com o DataSnap, aplicações em 3 camadas

5 ) Gostaria de saber qual a arquitetura e tecnologias utilizadas (COM, DCOM, Sockets, etc) sugerida para o uso em 3 camadas, se possível com um exemplo, e que componentes de acesso a dados devo utilizar para a cadastramento/consulta de registros de forma a ter retorno de qualquer erro de inclusão, alteração ou exclusão de forma clara e tratável.COM e DCOM, foram descontinuadas na nova versão do Delphim então recomendo usar o DataSnap, para não ter problemas no futuro, de uma migração de versão do Delphi
Espero ter tirado as duvidas.
Att,
Wesley Y

Responder

Gostei + 0

05/11/2009

Wisys Ltda

Prezado Wesley, obrigado pelas respostas enviadas.

Eu nunca trabalhei nem com o DbExpress nem com o DataSnap, por isso agredeceria se complementasse algumas informações:

1) Existe algum driver DBExpress "free" para PostgreSQL 8.4 para o Delphi 7? Como encontro e configuro?

2) Com relação ao uso do Data Snap, que tipo de conexão com a camada intermediária eu deveria usar, já que COM e DCOM foram descontinuado, SocketConnection, outro? Existe algum número de revista que tenha um projeto mostrando esta conexão para que possa me basear?

3) Caso não haja nenhum nº de revista que mostre um exemplo, poderia me dizer que componentes você sugere que fiquem no cliente e na camada intermediária e como deveriam se conectar? Ex:

Cliente: DataSource/ClientDataSet/DataSetProvider...

No servidor de aplicações: SQLDataSet/SQLConnection...

Grato pela atenção.

Marco Barki Algranti WISYS PRODUTOS INTELIGENTES LTDA E-mail: comercial@wisys.com.br Site: www.wisys.com.br/louvadeus MSN: suporte.louvadeus@wisys.com.br Skype: marcowisys Tel: 21-2617-3213/8865-3213
Responder

Gostei + 0

09/11/2009

Wesley Yamazack

Olá meu amigo, desculpe a demora para responder.

1) Existe algum driver DBExpress "free" para PostgreSQL 8.4 para o Delphi 7? Como encontro e configuro?

Olá amigo, não consegui achar não, mas estou procurando, caso você acha mais rapido do que eu só avisar, vou ficar procurando.

2) Socketconnection, você usa, vou localizar a revista caso tenha, e te retorno, em breve

3) Cliente  = ClientDataSet/DataSet e SocketConnection
   Servidor = SQLConnection, SQLDataSet ou SQLQuerty, e DataSetProvider

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

12/11/2009

Wesley Yamazack

Olá amigo,

Ainda existe alguma dúvida, podemos encerra o chamado ?

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

12/11/2009

Wisys Ltda

Prezado Wesley, não podemos fechar ainda o chamado porque ainda não recebi as respostas que ficou de pesquisar.

Você descobriu algum driver free do DBExpress para o Postgre? Se não existe, então o DBExpress não é a solução e no meu caso e voltamos a estaca zero, concorda? A única opção que eu tenho disponível passa a ser o ZeosLib.

Porém, como já lhe disse não tenho experiência no uso em 3 camadas e preciso que me passe uma informação mais completa de como ajustar as propriedades dos componentes no cliente e no servidor para interligar estes componentes. Não se preocupe com os componentes do ZeosLib, ele possui todos os equivalentes do dbExpress. Pode mandar um artigo com base no dbExpress que eu saberei modificar o que for necessário. Sei que na edição 105 saiu um artigo que poderia ajudar, mas a continuação está na 106 e eu não estou encontrando este número. Teria condições de me enviar este artigo ou algo que me mostre mais claramente como utilizar esta arquitetura?

Grato pela atenção.

Marco.
Responder

Gostei + 0

13/11/2009

Wesley Yamazack

Olá amigo, use o Zeos para isso pois não achei nada para usar com DBExpress, ou então você usa a Solução da CoreLAB  ( porém é pago).

Sobre o exemplo, infelizmente não tenho nenhum exemplo para lhe mostrar, veja o artigo do https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=5541&;hl=*multicamadas*, nele você irá ver o conceito de multicamadas.
   Sobre a revista, pode deixar que vou providenciar ela para você, vou pedir ao pessoal para lhe mandar esta revista.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

18/11/2009

Devmedia

Senhor,
foram liberados créditos em seu login para que possa comprar o post recomendado pelo consultor.
Responder

Gostei + 0

25/11/2009

Devmedia

Senhor,
por falta de retorno estamos encerrando o chamado. Caso tenha dúvidas, volte a postar aqui e o consultor responderá.
Responder

Gostei + 0

25/11/2009

Wisys Ltda

Gostaria de saber como recer o post colocado pelo consultor e como fechar o chamado. Não encontrei nenhum botão ou comando para isto.

Atenciosamente,

Marco.
Responder

Gostei + 0

26/11/2009

Devmedia

Senhor,
a alteração do chamado só é possível através do consultor ou da moderação.
Porém, caso tenha dúvidas sobre o chamado, ao enviar uma nova mensagem, o chamado modifica-se para "nova mensagem" e o chamado é reaberto.
Responder

Gostei + 0

26/11/2009

Wisys Ltda

Então poderia me dizer como como receber o post colocado pelo consultor? Afinal de contas, ainda não tenho as respostas que o consultor me mansaria através da revista.

Grato.
Responder

Gostei + 0

30/11/2009

Devmedia

Senhor,
basta postar sua dúvida nesse chamado e o consultor voltará a lhe atender.
Para os demais chamados que por ventura tenha dúvidas posteriores ao encerramento do chamado, basta fazer o mesmo procedimento, ok.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar