Arquivo de configuração para meu sistema...

01/12/2005

0

Galera boa tarde.....

Estou querendo fazer um arquivo de configuração para meu sistema, pois o mesmo irá funcionar em diversas filiais, imagine o seguine, cada filial tem o seu nome e sua cidade, fiz no banco de dados, mas será que alguém já fez ou faz com arquivos ini ou outra forma, sendo possível depois de dentro do sistema chamar estas infomações?, se alguém tiver alguma idéia eu agradeço..

Obrigado a todos.....


Vieira_alex

Vieira_alex

Responder

Posts

01/12/2005

Edilcimar

eu uso dentro de um bd com dados da empresa, senha de entrada, caminho da filial, quantidade de acesso, etc. e depois na hora de iniciar o programa pego os dados daí.


Responder

01/12/2005

Vieira_alex

Edilcimar, obrigado, pois era isso que eu queria saber, pois fiz assim, mais vc. sabe se existe outra forma de fazer isso para ficar local, sem utilizar bd?
Obrigado.


Responder

01/12/2005

Edilcimar

pode colocar em um .ini ou .txt
Empresa qualquer ltda - 9999-9999 = dados da empresa
loja1 = diretorio desta loja
@#$¬¨¬&*( = senha de entrada criptografada
etc
depois leia linha por linha, sendo que vc vai usar um padrão que não vai poder alterar


Responder

01/12/2005

Vieira_alex

Obrigado pela dica, vou tentar fazer assim pra ver como fica, desde já muito obrigado.


Responder

01/12/2005

Carlosfim

Uso arquivos .ini para as configurações dos meus sistemas.

Na verdade, meus sistemas utilizam dois tipos de configuração: As configurações que devem ser compoartilhadas pelos diversos terminais (Nome da empresa, endereço...) eu armazeno em uma tabela no BD. Já as configurações locais (preferências do usuário, por exemplo) eu armazeno em arquivos .ini.

A vantagem de utilizar arquivos .ini ao invés de arquivos .txt, como propôs o amigo Edilcimar, é que o Delphi possui uma classe chamada TIniFile feita especificamente para manipular este tipo de arquivo, com métodos para ler, gravar entre outros.


Até +


Responder

02/12/2005

Vieira_alex

Carlos, será que vc. tem algum exemplo que possa me arrumar, se tiver agradeço, Obrigado.


Responder

02/12/2005

Amarildo

Ola, Carlos, estou tendo o mesmo problema que o vieira, estou necessitando de como montar um programa de inicializacao nas filiais estou tendo que ficar entrando no bde para alterar os caminhos das filias, estou usando delphi 5 com paradox, poderia enviar para mim algum exemplo do funcionamento das configuracao por favor, desde ja agradeço pela atenção.


Responder

02/12/2005

Carlosfim

Os arquivos .ini, na verdade, são arquivos de texto simples, porém com uma estrutura diferente. Um arquivo ini é dividido em seções, sempre indicadas entre colchetes. Cada uma destas seções podem conter vários itens, de três tipos possíveis: String, Integer ou Boolean. Veja o exemplo abaixo:

[DATABASE]
Caminho=C:\database.gdb
Usuario=SYSDBA
Senha=masterkey

[OUTRAS]
NumeroUltimaNota=1200
ImprimirFaturas=1



Para criar um arquivo .INI basta passar o caminho completo do arquivo como parâmetro para o método Create da classe TIniFile. Exemplo:

Procedure GravaConfiguracoes;
var
   Arquivo: TIniFile;
begin
   Arquivo := TIniFile.Create(‘C:\configuracao.ini´);
      Arquivo.WriteString(‘DATABASE’, ´Caminho´, ‘C:\database.gdb’);
      Arquivo.WriteString(‘DATABASE’, ´ Usuario ´, ‘SYSDBA’);
      Arquivo.WriteString(‘DATABASE’, ‘Senha’, ‘masterkey’);

      Arquivo.WriteInteger(´OUTRAS ´, ´ NumeroUltimaNota ´, 1200);
      Arquivo.WriteString(´OUTRAS ´, ´ ImprimirFaturas´, True);
   Arquivo.Destroy;
end;

Para ler o conteúdo do arquivo, basta abrir o arquivo e utilizar os respectivos métodos Read, cada um para seu tipo de dado:

Procedure LeConfiguracoes;
var
   Arquivo: TIniFile;
   CaminhoBanco: String;
   NumeroUltimaNota: Integer;
   NomeUsuario: String; 
begin
   Arquivo := TIniFile.Create(‘C:\configuracao.ini´);
      CaminhoBanco := Arquivo.ReadString(‘DATABASE’, ´Caminho´, ‘C:\database.gdb’);
      NumeroUltimaNota := Arquivo.ReadInteger (‘DATABASE’, ´ NumeroUltimaNota ´, 0);
      NomeUsuario := Arquivo.ReadString(‘DATABASE’, ‘NomeUsuario, ‘Carlos’);
   Arquivo.Destroy;
end;


Observem que os métodos Read possuem três parâmetros: o primeiro e o segundo são, respectivamente, o Nome da categoria e o nome do item que desejamos ler, e o último é um valor Default que podemos informar caso o item passado como parâmetro não seja encontrado no arquivo. Nesse caso, o conteúdo das variáveis ao final do procedimento de leitura seria:

[list:599706ff01]CaminhoBanco: C:\database.gdb
NumeroUltimaNota: 1200
NomeUsuario: Carlos (Arqui foi utilizado o Valor Default, visto que o item NomeUsuario não existe)[/list:u:599706ff01]

A classe TIniFile possui outros métodos, para ler ou apagar uma seção inteira, por exemplo.

O help do delphi é uma boa opção.

Até +


Responder

02/12/2005

Amarildo

obrg, carlos, vou estar criando este programa para verificar o grau de meu compreendimento, valeu


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar