Fórum Arquivos Textos - Importação #238306
17/06/2004
0
Pessoal preciso muito da ajuda de vocês, estou começando no Delphi, mas estou com o seguinte problema.
Preciso criar um arquivo texto. Estou com o layout das posições referente aos campos. A listagem contendo Nome e CPF precisa ser importada para este arquivo, os demais campos conforme o layout serão todos iguais para os nomes.
Quais os comandos que eu posso utilizar para criação deste arquivo texto, vocês possuem alguma apostila que aborta este assunto para me ajudar...
Renato :?:
Preciso criar um arquivo texto. Estou com o layout das posições referente aos campos. A listagem contendo Nome e CPF precisa ser importada para este arquivo, os demais campos conforme o layout serão todos iguais para os nomes.
Quais os comandos que eu posso utilizar para criação deste arquivo texto, vocês possuem alguma apostila que aborta este assunto para me ajudar...
Renato :?:
Rfp170
Curtir tópico
+ 0
Responder
Marcelino
Prezado rfp170
Vc tem uma tabela no seu banco de dados ( exemplo TABELA_CLIENTE ) e precisa jogar em um arquivo texto devidamente formatado, ok ?
1) Imagine que o NOME ocupe a posição 5 a 44 ( 40 posições )
2) Imagine que o CPF ocupe a posição 45 a 55 ( 11 posições ).
3) Comandos
a) Vc deve selecionar os registros em um DataSet ( Ex : TTable, TQuery, TSQLQuery, etc )
Coloque um componente TSQLQuery na sua Form e informe no SQL
´select * from TABELA_CLIENTE´ ( Coloque a clausula where se necessario )
b) Salvando em arquivo texto
Coloque um componente SaveDialog no seu Form
4) Deve funcionar para a maioria dos casos. Se por ventura a quantidade de registros seja enorme, a melhor alternativa não seja esta e sim executar os comandos Rewrite, WriteLn, etc (rotinas de gravação de arquivos textos oriundos do Pascal ) . Caso necessario poste uma mensagem.
[]s
Vc tem uma tabela no seu banco de dados ( exemplo TABELA_CLIENTE ) e precisa jogar em um arquivo texto devidamente formatado, ok ?
1) Imagine que o NOME ocupe a posição 5 a 44 ( 40 posições )
2) Imagine que o CPF ocupe a posição 45 a 55 ( 11 posições ).
3) Comandos
a) Vc deve selecionar os registros em um DataSet ( Ex : TTable, TQuery, TSQLQuery, etc )
Coloque um componente TSQLQuery na sua Form e informe no SQL
´select * from TABELA_CLIENTE´ ( Coloque a clausula where se necessario )
b) Salvando em arquivo texto
Coloque um componente SaveDialog no seu Form
var sLinha : String; try StringList := TStringList.Create; with SQLQuery do begin First; while not Eof do begin // 4 espaços em branco // Coloquei o COPY porque o campo NOME pode ter mais de 40 pos. sLinha := ´ ´ + Copy(FieldbyName(´NOME´).AsString,1,40) + Copy(FieldByName(´CPF´).AsString,1,11); StringList.Add(sLinha); Next; end; // Neste momento carreguei o relatorio na StringList if SaveDialog.Execute then // Chamei o SaveDialog. Se informei um nome então StringList.SaveToFile(SaveDialog.FileName); // Salva o conteudo da StringList com o nome do arquivo mencionado end; finally StringList.Free; end;
4) Deve funcionar para a maioria dos casos. Se por ventura a quantidade de registros seja enorme, a melhor alternativa não seja esta e sim executar os comandos Rewrite, WriteLn, etc (rotinas de gravação de arquivos textos oriundos do Pascal ) . Caso necessario poste uma mensagem.
[]s
Responder
Gostei + 0
17/06/2004
Aroldo Zanela
Colega,
Existem várias formas. A de menor esforço é utilizando objeto da classe TStringList. Utilize o link acima [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/search.php]pesquisar[/url] que você deve encontrar a resposta. Permanecendo dúvidas, basta postar aqui novamente.
Existem várias formas. A de menor esforço é utilizando objeto da classe TStringList. Utilize o link acima [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/search.php]pesquisar[/url] que você deve encontrar a resposta. Permanecendo dúvidas, basta postar aqui novamente.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)