Assinatura digital anexada em documentos em pdf

28/10/2016

0

Olá,

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar como o passo a passo para assinar um documento digitalmente.
Não sou da área de programação e nem de TI, então não sei termos técnicos.
Tenho que seguir uma regra para construção do documento, de acordo com uma Resolução específica. Portanto o meu documento deve ser elaborado em word e salvo em pdf. Tenho o adobe pro, e certificado digital A1. No adobe aparece a assinatura no campo onde demarquei, porém a certificação não é concluída. Aparecendo as mensagens: O certificado do assinante é invalido; limitação de política inválida; erro na criação do caminho do certificado assinante até um certificado de emissor.
Já instalei novamente o certificado, ele está válido ate 04/2017, baixei novamente as cadeias do certificado, e nada.

Grata,

Suelen
Suelen Roman

Suelen Roman

Responder

Posts

23/01/2017

Mário

Estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver o seu?
Já entrei em contato com a empresa certificadora e até agora sem solução.
Responder

02/03/2017

Jaquisson Nunes

Bom dia.
Primeiramente, não é permitida a utilização do Adobe PRO. Utilize o Adobe Reader (versão 11 ou maior) para assinar seus documentos, pois ele também oferece esta possibilidade.
Esta mensagem que aparece ocorre porque você precisa instalar a cadeia de chave pública para ter acesso aos detalhes do certificado.
Em resumo o que você pode fazer é clicar na sua assinatura - no documento PDF que assinou, e clicar nos detalhes do certificado. Observe que aparecerão os dados da sua empresa, bem como a validade do certificado.

Espero ter ajudado.
Responder

02/03/2017

Jaquisson Nunes

Bom dia.
Primeiramente, não é permitida a utilização do Adobe PRO. Utilize o Adobe Reader (versão 11 ou maior) para assinar seus documentos, pois ele também oferece esta possibilidade.
Esta mensagem que aparece ocorre porque você precisa instalar a cadeia de chave pública para ter acesso aos detalhes do certificado.
Em resumo o que você pode fazer é clicar na sua assinatura - no documento PDF que assinou, e clicar nos detalhes do certificado. Observe que aparecerão os dados da sua empresa, bem como a validade do certificado.

Espero ter ajudado.

Eu me refiro aos documentos que visam atender à RDC 86 da ANVISA.
Responder

20/04/2018

Everardo

BOM DIA! RESOLVIDO.

A resposta do Jaquisson Nunes ajudou bastante.
Este link da adobe suporte também: https://helpx.adobe.com/br/acrobat/11/using/validating-digital-signatures.html

No meu caso tive que instalar os certificado AC_CNDL_RFB, AC_CNDL_RFB_v2, ICP-Brasil e ICP-Brasilv5, no abobe reader, o caminho foi esse:
NO ADOBE READER>EDITAR>PREFERÊNCIAS>Certificados confiáveis e de identidade>

Na coluna esquerda lá em baixo por último cliquei em:
Certificados confiáveis>Importar>Procurar>

No meu caso adicionei:
AC_CNDL_RFB, AC_CNDL_RFB_v2, ICP-Brasil, ICP-Brasilv5.
(Porque nas propriedades de assinatura aparecia: Emitido por: AC CNDL RFB, ICP-Brasil)

Após isso:
Selecionei cada certificado acima que foi adicionado e cliquei em:
Editar confiança>
Selecionei: Usar este certificado como raiz confiável>
Selecionei: documentos.

Na aba Restrições de Políticas:
Selecionei: Aplicar restrições de política a todos os certificados na cadeia.

Dei ok, fechei tudo, abri, assinei novamente e apareceu ASSINATURA VÁLIDA. :D
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar