GARANTIR DESCONTO

Fórum ATUALIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS #41450

10/01/2004

0

Gostaria de saber como faço pra atualizar o Banco de Dados sem perder as informações, por exemplo:

Tenho no meu Banco de Dados uma tabela de Clientes com os seguintes campos:

Codigo
Nome
Endereco
Telefone

Nessa tabela tem 2000 registros instalados no cliente, precisei adicionar o Campo CPF, por exemplo, como faço via programação para alterar a tabela no cliente, sem usar o Console?

Obrigado desde já?

Gleyson

Gleysonsena

Gleysonsena

Responder

10/01/2004

Afarias

No SQL existem diversos comandos para alterar o metadata (objetos) do seu banco de dados.

No seu caso vc usará o ALTER TABLE, ex::

ALTER TABLE nome_da_sua_tabela ADD cpf VARCHAR(15);

para fazer isso via programação é só usar um componente q execute SQL na base interbase -- usando IBX por exemplo, vc poderia optar pelo IBSQL (apenas 1 comando) ou IBScript (vários comandos)

T+

Responder

Gostei + 0

10/01/2004

Gleysonsena

Obrigado pela resposta, mas acho que não especifiquei com clareza o que preciso.

Tenho vários sistemas instalados e preciso saber qual a tabela está em cada máquina, por exemplo:

Tenho a tabela de clientes com os seguintes campos:

CODIGO, NOME, ENDERECO, FONE, dai preciso adicionar o campo CPF, mas outro dia preciso adicionar o campo DATANASC em uma outra versao, como fazer para alterar a base de dados de cada cliente, sendo que um tem a versao 2 e outro a versao 1.

Desde já agradeço.

Gleyson.

Responder

Gostei + 0

12/01/2004

Afarias

Bom, ai é uma questão maior e q não tem 1 resposta única.

Vc pode simplesmente ter uma tabela no banco contendo 1 campo com a versão do banco -- e um script para cada versão -- cada vez q tiver q atualizar, vc lê esse valor e escolhe os scripts baseados nele -- depois, atualiza o valor.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar