Fórum Atualização de Banco de Dados #57192
03/11/2006
0
Já vi varios artigos sobre atualizar banco de dados
(aquele em que o programador tem um banco de
dados e quando leva no cliente o sistema automaticamente
atualize o Banco do cliente)
Já li que da para gerar Scrip, mas tenho muita duvida
sobre esse assunto. Alguem pode me dar umas dicas
nesse assunto? No caso em que o sistema tem Indices também.
Grato
Claudio
Claudiocjr
Curtir tópico
+ 0Posts
13/11/2006
Lucianols
Gostei + 0
13/11/2006
Claudiocjr
O que eu gostaria de saber, como são feitas atualizações
no banco de dados do cliente automaticamente.
Seria aquele processo em que eu tenho o meu banco de dados
e quando levo uma atualização no Cliente, automaticamente o
o sistema altera o Banco do cliente como esta o meu
(todas as tabelas ficariam iguais).
Ouvi falar em gerar Scrip´s mas sei la como funciona isso
Uso o FB 1.5
Grato
Claudio
Gostei + 0
13/11/2006
Lucianols
exemplo eu tenho um banco de dados q acompanha o sistema q se chama DBConfig por exemplo e nele faz de conta q tem uma tabela chamada Tabela e outra Chamada Campos.
dai eu criei um programinha pra mim poder acessar mais facilmente este banco, onde aparece uma arvore como a do windows explorer com todas tabelas que eu adicionei e seus campos. Aí quando eu quero inserir uma nova tabela ou um novo campo eu chamo este programa e ponho p inserir um novo registro, isto tudo só pra gravar dentro do DBConfig.
depois dentro do teu sistema deve ter a classe que eu falei, que ira ler estas tabelas e comparar com as do banco de dados que o sistema usa, daí sim fazer ele ajustar conforme o necessario.
por exemplo eu botei la no DBConfig que eu queria uma tabela chamada CLIENTES, com os campos CODIGO do tipo Integer not null e chave primaria e um campo chamado NOME do tipo varchar com tamanho 50.
entao a classe deve gerar o script, verifica q nao tem a tabela CLIENTES entao comeca a gerar, CREATE TABLE CLIENTES ( , dai agora vc vai abri os campos na outra tabela do DBConfig e vai adicionar eles no seu script, ele verifica q CODIGO é do tipo INTEGER e nao necessita tamanho entao coloca CODIGO INTEGER NOT NULL daí ele verifica q agora é nome do tipo varchar e tem tamanho mas nao usa precision, entao ele vai colocar o tamanho entre parenteses e mais uma virgula pq é o segundo campo entao vai aí no script , NOME VARCHAR(50) e como agora terminou ele vai buscar nos campos quais estao setados como chave primaria, achou apenas o campo codigo entao ele adiciona novamente a virgula e o script: , PRIMARY KEY (CODIGO)); e finaliza o processo.
bom isto é só o básico, agora cabe a vc fazer o restante pra funcionar legal, tipo tem q fazer alterar os campos de posicao, fazer modificar os tipos, excluir e adicionar chaves primarias e extrangeiras, criar excluir domains, procedures, generators, views, etc....
qualquer coisa da um tok , flw espero ter podido ajudar
Gostei + 0
14/11/2006
Claudiocjr
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)