Fórum Atualização de Banco de Dados #57192

03/11/2006

0

Ola pessoal

Já vi varios artigos sobre atualizar banco de dados
(aquele em que o programador tem um banco de
dados e quando leva no cliente o sistema automaticamente
atualize o Banco do cliente)

Já li que da para gerar Scrip, mas tenho muita duvida
sobre esse assunto. Alguem pode me dar umas dicas
nesse assunto? No caso em que o sistema tem Indices também.

Grato

Claudio

Claudiocjr

Claudiocjr

Responder

13/11/2006

Lucianols

Seja mais especifico, o q vc realmente quer saber?

Responder

Gostei + 0

13/11/2006

Claudiocjr

Obrigado pela colaboração

O que eu gostaria de saber, como são feitas atualizações
no banco de dados do cliente automaticamente.

Seria aquele processo em que eu tenho o meu banco de dados
e quando levo uma atualização no Cliente, automaticamente o
o sistema altera o Banco do cliente como esta o meu
(todas as tabelas ficariam iguais).

Ouvi falar em gerar Scrip´s mas sei la como funciona isso

Uso o FB 1.5

Grato

Claudio

Responder

Gostei + 0

13/11/2006

Lucianols

bom, meus sistemas fazem isto, pra isso eu perdi algum tempo desenvolvendo uma classe no delphi que pudesse ler informacoes de um banco que guarda as informações necessarias.

exemplo eu tenho um banco de dados q acompanha o sistema q se chama DBConfig por exemplo e nele faz de conta q tem uma tabela chamada Tabela e outra Chamada Campos.

dai eu criei um programinha pra mim poder acessar mais facilmente este banco, onde aparece uma arvore como a do windows explorer com todas tabelas que eu adicionei e seus campos. Aí quando eu quero inserir uma nova tabela ou um novo campo eu chamo este programa e ponho p inserir um novo registro, isto tudo só pra gravar dentro do DBConfig.

depois dentro do teu sistema deve ter a classe que eu falei, que ira ler estas tabelas e comparar com as do banco de dados que o sistema usa, daí sim fazer ele ajustar conforme o necessario.

por exemplo eu botei la no DBConfig que eu queria uma tabela chamada CLIENTES, com os campos CODIGO do tipo Integer not null e chave primaria e um campo chamado NOME do tipo varchar com tamanho 50.

entao a classe deve gerar o script, verifica q nao tem a tabela CLIENTES entao comeca a gerar, CREATE TABLE CLIENTES ( , dai agora vc vai abri os campos na outra tabela do DBConfig e vai adicionar eles no seu script, ele verifica q CODIGO é do tipo INTEGER e nao necessita tamanho entao coloca CODIGO INTEGER NOT NULL daí ele verifica q agora é nome do tipo varchar e tem tamanho mas nao usa precision, entao ele vai colocar o tamanho entre parenteses e mais uma virgula pq é o segundo campo entao vai aí no script , NOME VARCHAR(50) e como agora terminou ele vai buscar nos campos quais estao setados como chave primaria, achou apenas o campo codigo entao ele adiciona novamente a virgula e o script: , PRIMARY KEY (CODIGO)); e finaliza o processo.

bom isto é só o básico, agora cabe a vc fazer o restante pra funcionar legal, tipo tem q fazer alterar os campos de posicao, fazer modificar os tipos, excluir e adicionar chaves primarias e extrangeiras, criar excluir domains, procedures, generators, views, etc....

qualquer coisa da um tok , flw espero ter podido ajudar

Responder

Gostei + 0

14/11/2006

Claudiocjr

Obrigado amigão

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar