Fórum Atualizar Banco de Dados #280747

09/05/2005

0

Caros amigos;

Estou enfrentando alguns problemas com o pessoal do meu suporte tecnico. Tenho a seguinte situação:

Quando faço alguma mudança no banco de dados, ou seja acrescento algum campo, crio alguma tabela, eu gravo as instruções geradas em um arquivo texto, pra quando eles forem atualizar o cliente, levar o executavel, mais o arquivo texto e atualizar o banco, mas as vezes eles esquecem alguma instrução, e isso ta me causando alguns transtornos.
Gostaria de saber se algum dos colegas, tem algum exemplo ou outra forma de quando o suporte for atualziar o EXE do cliente, o sistema ja fazer atualização da base de dados, ou outra forma de fazer isso.

Obrigado por qualquer ajuda

Amchaves

Amchaves

Responder

09/05/2005

Gandalf.nho

Vc pode criar um utilitário que possa rodar scripts. Daí é só criar o script relacionado às alterações feitas e enviar junto com o programa que irá rodá-lo.

Responder

Gostei + 0

09/05/2005

Nilza

Oi

fiz um trbalho parecido. Mas no meu caso primeiro eu desconectei o banco de dados e depois atualizei. Só depois que alterei o exe. Mas como o gandalf.nho disse, coloquei tudo isso em um exe que executaria todos os processos, assim não há como esquecer de nada

[]´s

Responder

Gostei + 0

09/05/2005

Amchaves

Caro Gandalf,
Poderia me ajudar como faria isso, atraves de scripts??
Obrigado pela ajuda

Responder

Gostei + 0

09/05/2005

Gandalf.nho

A maioria dos bancos de dados suporta a manipulação da base via comandos SQL como CREATE TABLE e similares. Vc pode colocar num arquivo texto os comandos necessários para fazer as alterações no banco e criar um utilitário que carregue o TXT e o processe. A maneira exata vai depender de que banco vc usa. Por exemplo, quem usa IB/FB pode usar o componente IBScript para isso.

Responder

Gostei + 0

11/07/2005

Technos

Senhores.

Estou vendo essa questão que vc´s estão debatendo ai, e notei que uma questão como essa ocorre na empresa onde trabalho.

Antes de tudo, gostaria de documentação, ou se possível exemplos, de como utilizar o componente Ibscript.

O que nós queremos é:

Quando for implantar um sistema em um novo cliente, o responsável irá apenas levar o executável da aplicação, e dentro desse executável, estará imbutido um módulo que ficará responsável pela manutenção da base de dados, passando por backup até atualização do mesmo.

Isso apenas é o início de um raciocínio, depende apenas de eu conseguir aprender a usar esse componente.

Haa, esqueci de falar, na verdade, nao utilizo componentes da paleta IBX, mas sim IBO, perguntei sobre o componente ibScript por ser mais popular, e dessa forma poderia clarear as idéias e facilitar o meu trabalho com o equivalente da paleta IBO

Uso delphi 7 com IBO 4.5ah

Espero opniões e respostas

Technos

Responder

Gostei + 0

11/07/2005

Luciano.sul

Pessoal se eu entendi, tem um grupo de componentes chamado dbexpressPlus que tem um componente que realiza isto que vcs querem e junto tem um exemplo. Procure na net por dbexpressplus.

Responder

Gostei + 0

13/07/2005

Technos

E o que expecíficamente voce entendeu ?

Responder

Gostei + 0

13/07/2005

Luciano.sul

Eu entendi, tu quer que no teu próprio executavel tu possa fazer a atulalização do banco de dados.

Eu trabalho assim
O meu executavel tem o numero da versao que fica registrado num campo do banco, toda a vez que o sistema é iniciado ele verifica se o numero da versão do banco é igual ao do executavel se não for igual, o sistema executa um script. Para executar este script eu uso um componente que tem neste grupo de componentes chamado dpexpressplus. E lá tem um exemplo.

Entendeu...

Um Abraço

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar