Atualizar estoque da Tabela de Produtos

30/11/2004

0

Estou precisando atualizar o estoque da tabela de produtos após uma venda. Estou usando dbexpress com Interbase 6.0.
As tabelas são vendas, itenvendas, produtos. Eu sei que tenho que dar um update, mas não sei como nem aonde.

essas são as estruturas básicas das tabelas

Itenvenda Produtos
COD_VENDA COD_PRODUTO
COD_PRODUTO ESTOQUE_ATUAL
QUANTIDADE

preciso fazer ESTOQUE _ATUAL - QUANTIDADE quando finalizar a venda.
Por favor se alguém tiver alguma idéia


Luciohc

Luciohc

Responder

Posts

30/11/2004

Rômulo Barros

With(Query)Do
Begin
   Close();
   Sql.Text := ´ UPDATE PRODUTOS SET QUANTIDADE = QUANTIDADE - :Qtd_Vendida WHERE COD_PROD = :Codigo_Prod ´;
   Params[0].AsInteger := Quantidade_Vendida;
   Params[1].AsInteger := CodigoDoProdutoVendido;
   ExecSql;
End;



Responder

30/11/2004

Demetrioi

A resposta acima está correta, porém, deve-se guardar o estoque numa tabela estoque e não na de produtos


Responder

30/11/2004

Rômulo Barros

A resposta acima está correta, porém, deve-se guardar o estoque numa tabela estoque e não na de produtos


Acredito eu que o estoque deve ser guardado na tabela de [b:e3e7d43bc2]produtos[/b:e3e7d43bc2], entretanto a [b:e3e7d43bc2]quantidade vendida [/b:e3e7d43bc2]e o [b:e3e7d43bc2]preço da venda [/b:e3e7d43bc2]deverá ser guardado na tabela [b:e3e7d43bc2]DetalhesDaVenda[/b:e3e7d43bc2].


Responder

30/11/2004

Demetrioi

Acredito eu que o estoque deve ser guardado na tabela de produtos, entretanto a quantidade vendida e o preço da venda deverá ser guardado na tabela DetalhesDaVenda.

Caro Colega,
Tenho plena certeza de que a qtd em estoque deve ser guardada na tabela de estoque.
Tenho diversos sistemas comerciais (vendidos) e em qq q seja a linguagem escolhida, ou banco de dados, a tabela de estoque vai registrar a qtd em estoque. no resto o citado acima está certo


Responder

30/11/2004

Technos

Senhores, estou teno um problemminha desse tipo, poderiam me mandar um Diagrama basico de controle de estoque ? tenho um assim, mas to com essa duvida aee onde devo dar baixa e tudo mais.

Mostrem aqui como seria a melhor forma.

um abraço.


Responder

30/11/2004

Demetrioi

Senhores, estou teno um problemminha desse tipo, poderiam me mandar um Diagrama basico de controle de estoque ? tenho um assim, mas to com essa duvida aee onde devo dar baixa e tudo mais. Mostrem aqui como seria a melhor forma. um abraço.


Mande-me um email que te mando um banco de dados exemplo
demetrioi@bol.com.br


Responder

30/11/2004

Hard.disk

Eu não vejo motivo para a qtd em estoque não seja gravada na tabela de produtos..

O que eu costumo fazer é uma tabela de movimento de estoque onde em cada operaçao que eu mexa no estoque eu gravo nessa tabela e a qtd em estoque eu gravo na tabela de produtos.

Não vejo motivo pra não ser dessa forma!!

Por favor, me explique o pq de vc gravar numa outra tabela.. estou curioso...
Obrigado


Responder

30/11/2004

Emerson Nascimento

a quantidade em estoque não deve ser gravada na tabela de produtos por uma simples razão: se seu sistema for multiempresas/filiais, como você saberia o saldo em estoque?
a estrutura seria mais ou menos assim:

- tbproduto
ID_Produto
Codigo
Descricao
etc....

- tbestoque
ID_Produto
ID_Filial
SaldoEmEstoque

assim você consegue saber qual a quantidade em cada filial da empresa.

imagine uma casas bahia da vida com o saldo no cadastro de produtos: você vai lá e compra uma geladeira e quer levá-la naquele momento. o vendedor consulta o saldo e vê que há 230 geladeiras. mas na hora que ele vai ao estoque esta vazio!!!! porque essas 230 geladeiras estão espalhadas por outras filiais. assim, esse tipo de cadastro se torna ineficiente.
se o cadastro do saldo estivesse separado, o vendedor saberia em qual(is) filiais o produto estaria disponível.


Responder

01/12/2004

Rômulo Barros

a quantidade em estoque não deve ser gravada na tabela de produtos por uma simples razão: se seu sistema for multiempresas/filiais, como você saberia o saldo em estoque? a estrutura seria mais ou menos assim: - tbproduto ID_Produto Codigo Descricao etc.... - tbestoque ID_Produto ID_Filial SaldoEmEstoque assim você consegue saber qual a quantidade em cada filial da empresa. imagine uma casas bahia da vida com o saldo no cadastro de produtos: você vai lá e compra uma geladeira e quer levá-la naquele momento. o vendedor consulta o saldo e vê que há 230 geladeiras. mas na hora que ele vai ao estoque esta vazio!!!! porque essas 230 geladeiras estão espalhadas por outras filiais. assim, esse tipo de cadastro se torna ineficiente. se o cadastro do saldo estivesse separado, o vendedor saberia em qual(is) filiais o produto estaria disponível.


Agora sim ficou bem explicado. Valeu, Emenson !!! :wink:

Mas, por outro lado, se não formos desenvolver para uma ´Casas Bahia´ da vida, continuo trabalhando com a filosofia de guardar a quantidade em estoque na tabela de produtos. Mesmo assim, foi bom e de bastante importância o post do Emerson.en. Está aí mais uma que eu não sabia, e aprendi agora aqui no fórum.

Espero que a dúvida do nosso colega ´Luciohc´ tenha sido sanada.

Valwss...


Responder

01/12/2004

Luciohc

Coloquei no evento beforepost do clientdataset itenvenda
With qgeral Do
Begin
Close();
QGeral.CommandText:= ´UPDATE PRODUTOS SET ESTOQUE_ATUAL = ESTOQUE_ATUAL - :Qtd_Vendida´ +
´ WHERE COD_PROD = :COD_PROD´;
Params[0].value := QUANT;
Params[1].Value := PRODUTO;
qgeral.Execute;
End;

dá o erro list index of bounds(0)
alguém sabe como resolve isso


Responder

01/12/2004

Hard.disk

Ah sim!! agora concordo....
mas como eu tb nunca desenvolvi pra casas bahia.. vou continuar trabalhando com a estrutura de gravar qtd em estoque na tabela de produtos.... hehehe
mas valew... concordo com vc...


Qto ao erro.. naum sei direito qual eh..
mas experimenta usar
parambyname(´QUANT´).value
em vez de params[0]

Abraços,
Fabio


Responder

01/12/2004

Rômulo Barros

Ah sim!! agora concordo.... mas como eu tb nunca desenvolvi pra casas bahia.. vou continuar trabalhando com a estrutura de gravar qtd em estoque na tabela de produtos.... hehehe mas valew... concordo com vc...


Assim seja !!! :roll: :roll: :roll:

With qgeral Do 
Begin 
Close(); 
TSqlQuery.Sql.Clear();
CommandText:= ´UPDATE PRODUTOS SET ESTOQUE_ATUAL = ESTOQUE_ATUAL - ´ + IntToStr(QUANT) + 
´ WHERE COD_PROD = ´ + IntToStr(PRODUTO)´; 
qgeral.Execute; 
End; 



Responder

01/12/2004

Emerson Nascimento

:shock: pô, galera, casas bahia foi só um exemplo...

eu trabalho desenvolvendo sistemas de gestão empresarial e também sistemas para gestão de transportadoras e sempre (SEMPRE) há necessidade de controlar mais de uma filial para esses tipos de sistema. por isso o meu esquema de estoque/produção e vendas/faturamento segue sempre esse modelo, mesmo que seja para sistemas menores, pois se a empresa abre uma nova filial, o sistema estará totalmente preparado para trabalhar com esses novos dados, dando informações corretas nesse sentido. e eu sempre fico torcendo pra esses clientes abrirem novas filiais... assim eu vou na carona deles... :D


Responder

01/12/2004

Hard.disk

C ta certo!! concordo com sua definição.. mas eh q eu soh tenho um cliente com 2 filiais.. o problema q ele nem pensa em ter dinheiro para fazer uma rede entre elas.. hehehe.. diriamos q ele ja sofre pra pagar o micro q tem..
os outros clientes q eu tenho saum na sua grande maioria fabricas... q tem pelo menos 10 anos e funcionamento.. e nem pensam em abrir filial.. mas com certeza o dia q eu tiver esse problema vou usar a sua solução...
valew...

Ja que agente esta falando sobre esse assunto...
Outra coisa q eu costumo fazer eh ter uma tabela de movimento de estoque para eu ter um controle do estoque em qualquer dia..
a tabela eh assim
Id Int
Tpmov FK para uma tabela de tipos de movimento onde ja diz se eh de entrada ou saida
Prod Fk para produto
Qtd (quantidade movimentada)
Valor (valor referente a quantidade movimentada na data que ela foi movimentada)

Vc tb faz assim??
o q vc axa disso??
Abraços


Responder

01/12/2004

Hard.disk

Esqueci de dizer..
nessa tabela tb tem
Data e Hora do movimento..


Abraços de novo


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar