Fórum Atualizar ou alterar tabelas no cliente #210845
31/01/2004
0
Tenho um cliente o qual sempre envio atualizações do sistema através
e-mail devido a distância. Porém sempre que preciso alterar a estrutura
de alguma das tabelas me deparo com um problema.
Como alterar a estrutura no cliente e de forma que os dados dele
não sejam perdidos?
Caso tenha alguma sugestão, gentileza enviar para:
jenermartins@ig.com.br
Desde já agradeço.
Atenciosamente;
Jener Martins.
e-mail devido a distância. Porém sempre que preciso alterar a estrutura
de alguma das tabelas me deparo com um problema.
Como alterar a estrutura no cliente e de forma que os dados dele
não sejam perdidos?
Caso tenha alguma sugestão, gentileza enviar para:
jenermartins@ig.com.br
Desde já agradeço.
Atenciosamente;
Jener Martins.
Jener
Curtir tópico
+ 0
Responder
Vinicius2k
Jener,
No OnCreate do form principal, faça a chamada a uma função que verifica se existe no path da aplicação um arquivo ´atualdb.sql´, por exemplo, se o arquivo existir é sinal de antes de fazer qualquer coisa é necessário que a base seja atualizada, então a função cria uma query, carrega o conteúdo do arquivo, executa a query e deleta o arquivo.
Este arquivo deve conter o um script SQL com as alterações que vc quiser fazer... CREATE TABLE.... ALTER TABLE... etc...
Aconselho, que vc oriente o cliente a fazer um backup da base antes de rodar a atualização e que vc proteja o bloco em que atualização é feita com try/except, para que caso haja alguma exceção seja efetuado um rollback na transação.
Eu trabalho desta forma e nunca tive problemas...
T+
No OnCreate do form principal, faça a chamada a uma função que verifica se existe no path da aplicação um arquivo ´atualdb.sql´, por exemplo, se o arquivo existir é sinal de antes de fazer qualquer coisa é necessário que a base seja atualizada, então a função cria uma query, carrega o conteúdo do arquivo, executa a query e deleta o arquivo.
Este arquivo deve conter o um script SQL com as alterações que vc quiser fazer... CREATE TABLE.... ALTER TABLE... etc...
Aconselho, que vc oriente o cliente a fazer um backup da base antes de rodar a atualização e que vc proteja o bloco em que atualização é feita com try/except, para que caso haja alguma exceção seja efetuado um rollback na transação.
Eu trabalho desta forma e nunca tive problemas...
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)