PAGUE 6 MESES
LEVE 12 MESES
GARANTIR DESCONTO

Fórum [Aviso] Projeto ACBr e outros projetos que utilizam assinatura digital #428445

08/11/2012

0

Pessoal sem querer gerar muita discussão a respeito mas com a intenção de alertar a comunidade gostaria de dizer que atualmente muitos projetos existentes no mercado, entre eles o ACBr, quando precisam assinar um XML digitalmente, por exemplo, utilizam-se de uma dll chamada "capicom.dll".
Bom, acontece que depois de várias horas de estudo e uma sprint de 90 pontos mal sucedida me senti na obrigação de avisar que esta dll foi disponibilizada pela Microsoft como parte do pacote de aplicativos Office, mais precisamente na versão 2007, e é usada para assinar dados digitalmente, assinar código, verificar assinaturas digitais, ocultar dados para privacidade, analisar dados, criptografar/descriptografar dados e etc. O problema começa a aparecer quando você quiser desenvolver uma aplicação 64 bits para a sua aplicação, pois o Delphi gera uma TLB para poder trabalhar com ela e o tamanho dos dados são diferentes para plataformas 32 das 64 bits.
Eu sei que você vai me dizer "ah Marcos, mas basta usar a versão 32 bits da capicom mesmo e pronto", mas pode acontecer de dar diferença na assinatura justamente pela integração 32/64. Na época em que minha equipe fez as pesquisas, chegamos a conclusão que o melhor seria tentar usar o openssl ou, no caso mais drástico, seguir os conselhos da Microsoft e criar o algoritmo de assinatura.

Vale lembrar que esse alarme todo só é aplicável a software houses que produzem componentes e aplicações 64 bits que assinam digitalmente seus documentos. Como foi meu caso.

Fontes:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/aa382434(v=vs.85).aspx
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/cc778518(v=vs.85).aspx
Marcos Rocha

Marcos Rocha

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar