B.I - Ferramentas

13/06/2013

0

SQL

boa tarde, alguem pode me ajudar com essa questão, quais as principais ferramentas de B.I sendo pagas e gratuitas.

queria analisar um pouco.

obrigada.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

23/06/2013

Marcelo Senaga

Ver:

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/2114/ferramentas_de_business_intelligence_-_parte_1
Responder

23/06/2013

Mariana Carvalho

adorei, obrigada pela dica, vou ler.
Responder

25/06/2013

Fernanda Acacia

esse mercado, é amplo? tem muita vaga?
Responder

25/06/2013

Mariana Carvalho

esse mercado, é amplo? tem muita vaga?


até onde eu sei, não diferencia muito do universo da T.I em geral, porem falta pessoal capacitado.
Responder

30/07/2013

Renato Groffe

O SQL Server tem um ótimo suporte a BI, com vários tipos de serviços:
- Integration Services: permite a construção de ETLs (aplicações utilizadas na extração, transformação e carga de dados);
- Analysis Services: processamento de informações em formato multidimensional (cubos);
- Reporting Services: possibilita a geração de relatórios a partir de informações fornecidas pelo Analisys Services.

Como o pessoal já falou, é uma área com bastante futuro a meu ver, embora não tenha tantos profissionais capacitados. Eu mesmo comecei a ter algum contato recentemente e, por conta disso, penso agora em me especializar fazendo uma pós ou algum curso mais específico.

Para quem está começando, o ideal é buscar livros de dois autores:
- Ralph Kimball
- Bill Inmon
Responder

02/08/2013

Alan Mario

existe alguma para o Postgre?
Responder

02/08/2013

Mariana Carvalho

Obrigada Renato, tens os nomes dos livros?
Responder

03/08/2013

Mariana Carvalho

existe alguma para o Postgre?


deve ter.
Responder

05/08/2013

Alan Mario

queria saber.
Responder

06/08/2013

Renato Groffe

Mariana,


Desculpe pela demora.

Seguem os links:

Kimbal - [url]http://www.amazon.com/The-Data-Warehouse-Toolkit-Dimensional/dp/0471200247[/url]

Inmon - [url]http://www.amazon.com/Building-Data-Warehouse-W-Inmon/dp/0764599445/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1375758142&sr=1-1&keywords=bill+inmon[/url]
Responder

08/08/2013

Mariana Carvalho

Ranato, nenhum tem tradução?
Responder

09/08/2013

Renato Groffe

Mariana,


Até onde sei, esses livros não têm tradução para o português.

Eu pretendo no futuro escrever artigos sobre BI, mas preciso estudar um pouco mais e encontrar tempo também. Vejo que não há tantas coisas de qualidade escritas em português.


Renato
Responder

09/08/2013

Mariana Carvalho

Mariana,


Até onde sei, esses livros não têm tradução para o português.

Eu pretendo no futuro escrever artigos sobre BI, mas preciso estudar um pouco mais e encontrar tempo também. Vejo que não há tantas coisas de qualidade escritas em português.


Renato


seria legal, avise!!!
Responder

10/08/2013

Eduardo Pessoa

Mariana,


Até onde sei, esses livros não têm tradução para o português.

Eu pretendo no futuro escrever artigos sobre BI, mas preciso estudar um pouco mais e encontrar tempo também. Vejo que não há tantas coisas de qualidade escritas em português.


Renato


B.I envolve muito conhecimento tecnico e do negocio em que deseja fazer.
Responder

10/08/2013

Alex Lekao

Ola Boa Tarde!!!

Se for usar ferramentas microsoft, se nao me engano tera que passar pelos outros passos e certificacoes anteriores, DBA, DBD e so ai vem BI, nao lembro exatamente mas acho que eh isso.

Uma ferramenta usada em BI que ja vi falar bastante eh o ClickView, inclusive eh utilizado na empresa que um amigo trabalha.

Tem outras, mas so consegui lembrar desta.

Como ja foi dito, para atuacao em BI alem da experiencia com a ferramenta o tratamento da informacao a modelagem dos dados tem o conhecimento em gestao e regras de negocio que acredito sao mais complexas que as outras.

Sei de caso de gente que fazem BI apenas com Excel e o Sql Server.

Mas eh isso ai, espero ter contribuido.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar