Fórum Backup de BD Firebird #40469
30/11/2003
0
Olá, gostaria de saber como posso efetuar um backup do meu banco de dados desenvolvido em Firebird?? Será que alguém poderia me ajudar??
Muito obrigada.
Simone Pardal dos Santos
Muito obrigada.
Simone Pardal dos Santos
Simone
Curtir tópico
+ 0
Responder
Travain
Simone, o Firebird possui uma ferramenta para isso: GBAK.
Olhe no diretório BIN do Firebird. Para usá-lo você deve incluir no PATH do seu sistema operacional o caminho do GBAK. Feito isso, chame o Prompt do Comando do Windows e vá até o diretório do seu banco de dados. Para executar o GBAK:
GBAK -B -V DADOS.GDB DADOS.GBK -user SYSDBA -password masterkey.
Onde -B é o parâmetro de backup, -V e a opção Verbose, ou seja, você visualiza o que está ocorrendo, DADOS.GDB é o nome do seu banco de dados, DADOS.GBK é o nome do arquivo de backup.
Para restaurar um backup é só trocar a letra -B por -R e a sequência dos arquivos:
GBAK -B -V DADOS.GBK DADOS.GDB -user SYSDBA -password masterkey.
Note que o banco de dados não pode estar sendo acessado, pois o GBAK não restaurará os dados.
Visite o site www.firebase.com.br, existem vários artigos sobre Firebird que te ajudarão muito.
Até mais.
Olhe no diretório BIN do Firebird. Para usá-lo você deve incluir no PATH do seu sistema operacional o caminho do GBAK. Feito isso, chame o Prompt do Comando do Windows e vá até o diretório do seu banco de dados. Para executar o GBAK:
GBAK -B -V DADOS.GDB DADOS.GBK -user SYSDBA -password masterkey.
Onde -B é o parâmetro de backup, -V e a opção Verbose, ou seja, você visualiza o que está ocorrendo, DADOS.GDB é o nome do seu banco de dados, DADOS.GBK é o nome do arquivo de backup.
Para restaurar um backup é só trocar a letra -B por -R e a sequência dos arquivos:
GBAK -B -V DADOS.GBK DADOS.GDB -user SYSDBA -password masterkey.
Note que o banco de dados não pode estar sendo acessado, pois o GBAK não restaurará os dados.
Visite o site www.firebase.com.br, existem vários artigos sobre Firebird que te ajudarão muito.
Até mais.
Responder
Gostei + 0
01/12/2003
Simone
Muito obrigada travain,
Utilizei o comando q vc me passou em uma batch e funcionou corretamente, tanto o backup quanto a restauração do mesmo.
Brigada novamente,
Simone.
Utilizei o comando q vc me passou em uma batch e funcionou corretamente, tanto o backup quanto a restauração do mesmo.
Brigada novamente,
Simone.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)