GARANTIR DESCONTO

Fórum BackUp Firebird #358168

08/05/2008

0

Saudações a todos.
Fui fazer o Backup via IBexpert de um banco Firebird com 107 tabelas e 94 generators e trigers ,sem procedures no banco, só através do zeosdbo no executavel

É sobre em uma base de dados de teste que posso apagar.

Dá os seguintes erros

Unsuccessfull execution.....message lenght error (encountered 94 ,expected 90)

Então apaguei a base de dados e zerei os generator e da o seguinte erro.
Arritmetic overflow or division by zero has ocurred.... or string truncation.

Marquei ignore chek sums , limbo transaction e o problema permanece

Quando faço o backup dos metadados apenas ,então não há problema o backup roda até fim

Pelo o que pesquisei estes eventos podem estar relacionados a banco corrompido
Segui os caminhos de comando no prompt para utilizar o gfix
gfix -v -full banco_de_dados.gdb (testar se corrompido.)

mas sempre da a mensagem para se referir aos comando listados -não reconhe o comando

Sobre o exposto alguem poderia me dar alguma dica?

Agradeço desde já.

Rm

Rm

Responder

08/05/2008

Joaoshi

Colega, tive um caso parecido o campo continha um valor maior que o tamanho dele.

Se você consegue identificar a tabela que esta dando problemas, tente o seguinte:

SELECT NomeDoCampo FROM NomeDaTabela WHERE [b:a7501474ce]CHAR_LENGTH[/b:a7501474ce](NomeDoCampo) > 90;

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

08/05/2008

Joaoshi

Desculpe, ao ler novamente o post percebi

´Então apaguei a base de dados e zerei os generator e da o seguinte erro.´

Responder

Gostei + 0

08/05/2008

Rm

Obrigado João pela atenção.

Rodei o gfix -v c:\bd\banco.fdb -user xxxxx -password xxxxxxx
Não retorna nenhum erro.Ainda assim o backup continua travando com as mensagens listadas acima. (???)

Responder

Gostei + 0

09/05/2008

Rm

Muito certamente o lenght error se refere a campos copiados de uma tabela a outra (varchar) com tamanhos diferentes.Acertei os tamanhos no IBExpert deletei/commit os registros mas o problema continua.

Então passei o gfix -m para corrigir o banco mesmo o comando gfix -v não tendo retornado erro.

O Gfix -m listou
Number of record level erros:1
Number of database page errors:1

Responder

Gostei + 0

10/05/2008

Rm

Só para registrar para quem pesquisar mais tarde

O IBExpert tem comandos para a mesma funcionalidade do GFIX
>Service>Data base validation

Revisar campos

Entre 4000 campos precisei conferir a estrutura das tabelas (meta data) se em algum campo copiado de uma tabela para outra existia algum com extensão diferente.Deve ter uma maneira mais facil mas o que fiz foi exportar a metadata >tools >extract metadata, marcar extact all e exportei para um arquivo.Copie os dados para uma planilha excel e ordenei (AZ) ou filtrei para conferir.

Até agora corrigi alguns e apaguei os dados mas continua dando erro

Responder

Gostei + 0

10/05/2008

Rm

A propria ajuda on line do ibexpert orienta usar o GFIX... deve ter alguma razão então...mas não teve jeito....

Receita para corromper um banco:Altere os campos em tabelas já com registros.

Pelo IB Expert Fiz o backup apenas da metadata
Pelo IB Expert Fiz o restore somente da metadata
No restore abre form de senha como USER SYSDBA não esqueça de trocar para o user/senha do banco em questão

Nestes procedimentos o banco deve estar desconectado

Então o backup com dados funcionou.Ainda bem que só tinha registros de teste.

Coloco estes procedimentos aqui para se alguem mais precisar .Seria bom se os mais experientes contribuissem aumentando o tópico.

O caminho que levou-me a solução teve inicio com o post do colega joaoshi a quem agradeço.

Responder

Gostei + 0

10/05/2008

Catunda

vc tentou fazer o backup do banco supostamente corrompido diretamente no servidor do firebird ao inves do ibexpert?

Responder

Gostei + 0

11/05/2008

Rm

Obrigado por seu post Catunda.

Tenho uma base de teste configurada para bd local. Percebi o problema quando fui criar aplicativo de backup via componente delphi.Como dava erro fui no ibexpert.O erro continuou .Fiz pelo GFIX e o erro continuou.Uma das possiveis causas de não rodar o backup era que tentava com o bd conectado.Não tentei pelo servidor do firebird.Poderia me dar detalhes?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar