Fórum Baixa de materias prima! #563871

10/10/2016

0

Algum algoritmo de como da baixa em matérias prima associado a um determinado produto?

tipo tenho um produto final na qual nele esta associado suas matérias prima .
então ao efetuar a venda desse produto além de dar baixa no produto ,como faria para dar baixa
nas matérias prima associada?
Domingos Almeida

Domingos Almeida

Responder

Post mais votado

13/10/2016

Olá Domingos,

Primeiro você precisa ter a fórmula.... Além de associar o produto final à matéria prima, você precisa na tabela indicar quanto de cada matéria prima vai baixar para uma unidade ou kilo do produto acabado.

Depois você precisa escolher um de dois métodos dependendo do seu sistema.

1º - Criar uma ordem de serviço para lançar a matéria prima.
1.1 - Essa OS terá duas tabelas: a tabela master terá o produto acabado e quanto será produzido.
1.2 - A segunda tabela irá carregar as matérias primas associadas e quanto de cada uma vai gastar para produzir o produto final.
1.3 - Na hora de salvar, abra uma transação, persista a tabela master e a detalhe, aumente o estoque do produto final de acordo com o informado na tabela master, e baixe o estoque das materias primas de acordo com a tabela detalhe da OS,
deste jeito, fica registrado exatamente a data de quando foi feita a produção e de quando baixou a matéria prima.

2º - Método:
é o mesmo do anterior, porém a ordem de serviço é feita internamente sem o cliente saber no exato momento em que se faz a saída do material pela nota fiscal, ou seja, você vende 300 unidade, aí cria uma OS do produto com 300 unidades, adiciona as matérias primas do produto na tabela detalhe com a quantidade equivalente, abre a transação e salva tudo, nota, OS e as baixas no estoque.

Espero ter dado ao menos uma luz. As vezes é difícil sem conhecer a fundo o sistema. Mas nos meus eu uso o primeiro método que ainda me ajuda a gerar um monte de relatórios para fins fiscais.

Se minha resposta foi útil, por favor, marque um joinha para eu saber.

Hélio Devmedia

Hélio Devmedia
Responder

Gostei + 1

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar