Fórum Baixar o SQL Server #296965
26/09/2005
0
Obrigado
Kenio_c
Curtir tópico
+ 0Posts
26/09/2005
Rjun
Gostei + 0
26/09/2005
Kenio_c
Gostei + 0
26/09/2005
Silviogs
se é para usar um sqlserver trial então é melhor usar o postgresql além de ser de free é muito robusto e confiável.
Silvio Guedes
Gostei + 0
26/09/2005
Rjun
O MSDE não é trial...é uma versão FREE do SQL Server sem as ferramentas gráficas de gerenciamento...
Gostei + 0
26/09/2005
Silviogs
pelo menos o postgresql vem com ferramenta de para vc administrar o banco de dados. Além do mais o MSDE só conecta 1 (um) usuário, o postgres é ilimitado e suporta várias conxões simultâneas. Além disso o postgres é multiplataforma win32,linux,MacOS entre outros. Pelo que sei o MSDE só roda no win32.
Atencisoamente
Silvio Guedes
Gostei + 0
26/09/2005
Rjun
Isso é verdade, mas existem algumas ferramentas free para gerenciamento
O MSDE suporta até 5 conexões simultâneas. Pode-se ter uma maior número de usuários, mas ele atenderá no máximo 5 conexões simultaneamente.
Embora isso não seja um fator mais importante para se escolher um banco de dados, deve ser levado em conta.
Gostei + 0
26/09/2005
Silviogs
tam. max. do banco de dados = ilimitado
tam. max. de uma tabela = 64 TB
tam. max. de uma linha num tabela = ilimitado
tam. max. para um campo = 1 GB
num. max. de linhas por tabela = ilimitado
num. max. de colunas po tabela = 1600 col.
num. max de indices = ilimitado
Por isso e muito mais adotei o PostgreSQL.
Atenciosamente
Silvio Guedes
Gostei + 0
26/09/2005
Rjun
1) O PostgreSQL suporta replicação? Se sim, como?
2) Ele possui total suporte a stored procedures, UDF´s, Views, Triggers?
3) Como posso acessar ele pelo Delphi?
Grato
Gostei + 0
26/09/2005
Silviogs
vou responder suas perguntas mas antes me responda:
1 - O MSSQL roda em alguma plataforma além do Windows?
2- Já fez backup de forma completamente remota com enterprise manager?
3- É possível criar novos tipos de dados co MSQQL?
4-É possível usar heranças de tabelas?
5-Em relação as licenças vc já adquiriu alguma licença do MSSQL, quanto vc pagaria por 500 usuários citados no exmplo abaixo?
repostas:
1 - sim :
a) Replicação do banco de dados original para PDAs e notebooks(computção móvel);
b) Replicação para distribuição de banco de dados;
c) Repliclção para backup´s on-line;
d) Replicalção para divisão de tarefas dos servidores de banco de dados;
´suponha que vc tenha um sistema ERP bastante completo, utilizado por cerca de 500 usuários diáriamente. Vc poderia ter três servidores rodando postgresql, de baixo custo de hardware, cada um com um disco adicional para backup da base de dados original(um disco separado, por exemplo, do seu raid principal), além de estar utilizando a replicação. Pense um dividir os usuários de cada servidor de banco de dados postgresql por grupos, totalizando uma média de 166 usuários por servidor. Com isso, não será preciso um servidor muito poderoso, caro, capaz de atender a 500 usuários(até mesmo como um cluster) de alta disponibilidade). Além disso, em caso de falha de algum dos servidores, os seus grupos poderão ser chaveados vis software, repartidamente, para os dois servisores.´ Livro PostgreSQL Técnicas Avançadas -Editora Ética por Álvaro Pereira Net
Obs: Apesar da replicação não ser interna do banco, existe o PgReplicator que é simples de instalar e configurar. O PgReplicator é um conjunto de tabelas, triggers e functions capazes de coordenar e gerenciar o processo de replicação de bases de dados no PostgreSql.
2 - Sim, Ele possui total suporte a stored procedures, UDF´s, Views, Triggers. As storeds procedures possui a possibilidade de serem escritas em N´liguagens diferentes como: C, C ++, java, TCL além da linguagem procedural do postgresql.
3- Sim, pode ser acessado pelo Delphi 5-6-7-8-2005, Kylix2-3 Lazarus-win32-linux com o componente ZeosLib para acesso direto a base de dados sem Bde, ODBC etc. O componente zeoslib como o postgresql também é free.
Como disse entre estas e outras razões mudei para PotgreSQL.
Muitos órgãos do Governo Federal, Estaduais e Municipais, além de diversas empresas privadas já estão adotando o postgresql. Eu no meu caso já estou trabalhando com postgresql uns oito meses, agora passei também a usar o SO linux, FrontEnd Lazarus c/ o ZeosLib e lhe digo, os meus novos projetos com Linux Kurumim 5, PostgreSQL 8.0.3, Lazarus e Zeoslib estão testados e funcionando.
Os meus clientes já estão entusiasmados com os meus novos projetos usando Lazarus internamente e PHP para usar nos Sites dos mesmos.
Adeus a ferramentas pagas como Windows, Delphi e MSSQL.
Ditado: ´O pior cégo é aquele que não que ver´
Não me leve a mal pelo ditado, mas também usava MSSQL e depois que descobri o PostgreSQL tudo o que pensava sobre Bando de Dados foi revisto, houve uma reviravolta no conceito e não me arrependo de ter mudado de banco de dados.
Um grande abraço.
Atenciosamente
Silvio Guedes.
Gostei + 0
26/09/2005
Silviogs
Gostei + 0
26/09/2005
Rjun
1. Não.
2. Nunca fiz e nem sei se é possível.
3. Sim.
4. Não. Isso teria que ser via código. Seria um trabalho monstro...
5. Não tenho a mínima ideia. Além do que, para se ter o SQL Server é necessário o Windows Server.
E obrigado pelas respostas. Acho legal esse entusiasmo pelo software livre, embora eu não seja um entusiasta.
Abraços
Gostei + 0