Balança Toledo

14/03/2003

0

Olá srs, eu sou iniciante em delphi, e preciso desenvolver uma aplicação que consiga ler as informações emitidas pela balança eletronica toledo 2090, eu não sei nem por onde começar alguém pode me ajudar?
Já me adiantaram que eu preciso instalar um componente no delphi que consiga ler as informações da balança...mas onde conseguir este componente? Conto com ajuda de voces, e estou aberto a qualquer dúvida caso eu possa responder, pois em um forum, temos que nos ajudar, afinal e somente assim que uma comunidade virtual sobrevive...com comunicação, troca de experiências. Um abraço pessoal. ? Espero o retorno de alguém.


Lourival
Sete Lagoas - MG.


Programalista

Programalista

Responder

Posts

14/03/2003

Anonymous

UTILIZE O PACOTE ASYNC32, ELEM POSSUI UM COMPONENTE CHAMADO VACOMM.


O estrutura de funcionamento do vaComm é a seguinte:
ABRIR A PORTA SERIAL:
Todo equipamento que será ligado a serial é internamente gravado os seguintes parâmetros: velocidade, paridade, databits, stopbits. Por sua vez estes parâmetros devem ser iguais na hora de configurar a porta serial do seu micro. Se sua balança estiver configurada para trabalhar na velocidade de 2400 e você colocou na VaComm.baudrate = 9600, então não irá fazer a comunicação. Em resumo você primeiro deverá saber qual a configuração da balança: velocidade,paridade,databits e stobits.
A propriedade que identifica a porta é PortNum: 1 (com1) , 2 (com2), etc
Um exemplo:
VaComm1.PortNum:=1
VaComm1.BaudRate:=9600
VaComm1.Parity:=N
VaComm1.Databits:=8
VaComm1.StopBits:=2

Uma vez sabendo a configuração da balança coloque os valores nas propriedades do VaComm antes de executar o comando vaComm1.open:
if not vaComm1.active then vaComm.open;

ENVIAR OU RECEBER COMANDOS
Para enviar é mais fácil:
Alguns modelos de balança precisam enviar os comandos:
ENQ + LF + CR.

Tabela ASCII
[url]http://sites.uol.com.br/rubens_sh/[/url]

Uma observação:
5 (corresponde ao ENQ )