Fórum Banco Crescendo Rápido #214155
14/02/2004
0
Tô com um programa feito em delphi e com bd access, tá rodando beleza só que o banco cresce de tamanho muito rápido e isso faz com que a programa fique muito lento.
Na empresa onde tem o programa as pessoas que usavam o programa começaram a reclamar da lentidão, quando fui olhar o tamanho do arquivo, advinha: 40 mb, então, abri o banco no access e fui até a opção corrigir e compactar, o tamanho caiu pra 1,5 mb, ai o programa rodou rápido, só que o banco tá crescendo de novo, será que vou ter que ficar compactando sempre. Isso é um problema do access?
Oquendo
Curtir tópico
+ 0Posts
15/02/2004
Edilcimar
Gostei + 0
15/02/2004
Dedi
Eu aconselho o seguinte:
1- Tente descobrir o motivo que esta levando o banco a crecer rápido de mais. ex. gravar e excluir dados a todo momento....
2-adicione ao seu sistema uma rotina para corrigir e compactar o banco de dados ,assim o proprio cliente vai realizar esta tarefa ou ainda coloque esta rotina para ser realizada automáticamente por ex uma vez por semana.
Dedi.
Gostei + 0
15/02/2004
Drlecter
Valeu...
Gostei + 0
15/02/2004
Renaldo
Eu tenho quase certeza que está usando em REDE!!!
Se for, migre para o Interbase.
Abraço.
Gostei + 0
15/02/2004
Oquendo
Edilcimar, sua solução sem dúvida é interessante, mas, como vc mesmo mencionou, tem um problema quando se desejar acessar dados de outros anos, e no meu sistema isso é feito sempre, claro que se não tiver outro jeito...
Dedi, eu não sei como descobrir o que está causando o crescimento exagerado do bd, assim também como não sei uma rotina que corrija e compacte o meu bd em prazos programados; se vc tiver, por favor, envie-me ou indique-me: oquendo@bol.com.br.
DrLecter, quando criei esse sistema só tinha conhecimentos sobre Paradox e Access (acho que todo mundo começa por baixo), hoje se tiver que fazer outro sistema com certeza minha escolha será um Interbase ou Firebird;
Renaldo, o programa está em rede sim e o único problema é essa lentidão no acesso ao bd, no mais roda redondo, já pensei em migrar para o Interbase, mas, não tô querendo é ter tanto trabalho; se não tiver mais o que se possa fazer, ai sim, terei que seguir o seu conselho.
Mais uma vez, obrigado a todos.
Gostei + 0
15/02/2004
Denis
O Access é um banco de dados bom. Mas para poucos usuários, e sistemas pequenos. Como vc. já tem conhecimento do interbase/Firebird pode fazer a migração sem problemas. O Delphi tem o DataPump que faz essa migração sem traumas. Talvez tenha que fazer alguns ajustes no programa, mas as mudanças seriam bem pequenas. Mas desta forma estaria com um banco de dados bem mais confiável.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)