Banco de dados Comercial

26/08/2015

0

SQL

Pessoal sou novo aqui, estou no planejamento do meu TCC da facu, e estou tentante encontrar alguma base de dados de endereços comerciais, eu ouvi dizer que talvez encontrasse os endereços das empresas obtendo um BD de telefones comerciais, porem não encontrei nada.

Quando pesquisamos alguma empresa no google ele nos retorna o endereço também, poderia ser o google maps uma fonte de dados?
Estou perdido quanto a isso... agradeço qualquer ajuda que possa dar uma direção.
obs: estou sem orientador.
obrigado, desde já.
Pedro Faria

Pedro Faria

Responder

Post mais votado

26/08/2015

Boa tarde Pedro Paulo, tudo bem! Seja bem vindo.

Você deseja uma base de dados pronta com os campos que descreveu: endereços das empresas de telefones comerciais, não entendi bem, é isso?

Alan Mario

Alan Mario
Responder

Mais Posts

26/08/2015

Pedro Faria

Obrigado Alan :)

Então... não precisa ser um banco exatamente com esses dados, na verdade estou querendo criar uma aplicação que tem uma das funções a geolocalização, e ela dará avisos como lembretes para o usuário, caso esteja no ponto comercial.

Resumindo o que eu estou querendo: que minha aplicação reconheça que o usuário está em um ponto comercial, para que possa dar esses avisos.

Se vocês poderem dar um norte, me ajudará muito rsrrs
Obrigado.
Responder

26/08/2015

Alan Mario

Vamos por partes Pedro, a principio você queria uma base certo? Com as suas especificações acho dificil encontrar, acho até mais simples faze-la, porem você pode pesquisar nomes de empresas pela internet mesmo. Outra coisa, te pedir desculpas, não vi na sua pergunta que você acabou citando o Google Maps, fiquei um pouco confuso, mas vamos lá novamente, acho que estou mais atrapalhando que ajudando.

Qual o SGBD deseja?
Qual tecnologia está utilizando?
O que pretende fazer no seu projeto?
Responder

26/08/2015

Pedro Faria

Olá Alan,

Desculpa pela demora...

Pois então, a função da minha aplicação que necessita dos dados de endereço físico das empresas é para aquilo que mencionei na ultima resposta.

respondendo as suas perguntas:
-Qual o SGBD deseja?
Acho que não terei grandes problemas com isso, pois quero fazer um app para Android, e esse banco com certeza ficará no servidor. Mesmo que os dados sejam de um BD diferente posso fazer o tratamento desses dados.

-Qual tecnologia está utilizando?
estou querendo fazer para android, demais tecnologias ainda não foram decididas, estou bem no começo do projeto.

-O que pretende fazer no seu projeto?
Sobre a geolocalização foi como já citei, o app vai mandar os dados de localização do aparelho, e o servidor vai responder se o aparelho está numa localização de um endereço comercial, isso é apenas uma função da minha aplicação. com isso poderei dar alguns tipos de aviso para o usuário.

Outra possibilidade seria: usar uma API que trate os dados de pesquisa do google, para quando o servidor for pesquisar esse endereço ele recebe os dados atraves da pesquisa do google. Se não existir API que faça isso, talvez eu teria que fazer na unha criando uma forma de garimpar o resultados no código da pagina que o google me retorna (Acho que não seria nada viável kkk)

Espero ter respondido de uma forma correta rsrs
Grato.
Responder

26/08/2015

Jothaz

Camarada você pode ficar chateado com o que vou postar, mas tenho que ser sincero e me parece que você esta perdido e não tem nem ideia de como arquitetar seu projeto.

Vamos tentar desatar estes nós.


estou querendo fazer para android, demais tecnologias ainda não foram decididas, estou bem no começo do projeto.


Você tem conhecimentos suficientes em programação Java, WebServices e banco de dados para esta empreitada?
Você vai desenvolver sozinho ou em equipe?


Não entendi bem o que você pretende, sei que quer usar geolocalização para através das coordenadas localizar o endereço e definir ser esta próximo a um ponto comercial.
Seria isso a grosso modo?

Você pretende manter um cadastro dos estabelecimentos, tipo seus paceiros, ou seria algo mais dinâmico, tipo eu estaria em qualquer endereço em qualquer localidade e sua aplicação teria a inteligência para transformar as coordenadas em endereço e definir se é um endereço comercial?

Se possível responda os questionamentos acima, pois quanto mais claro e assertivo for as informações melhor será a ajuda.
Responder

27/08/2015

Pedro Faria

Fala Jothaz... :)

Cara pior... to perdido kkk
Então, é um projeto que ainda estou pensando em como será (tecnologias e algumas funcionalidades), eu só tenho a ideia, terei que estudar muita coisa, mas tenho conhecimento em Java, Webservices não muito, banco de dados tenho sim, pois faço tecnólogo em banco.
Vou desenvolver sozinho, pois é regra da faculdade.

Quero usar a geolocalização para o celular do usuário dar alguns avisos no exato momento que ele esta no estabelecimento, e não ao redor.

Eu não terei estabelecimentos parceiros, eu quero ter o maior cadastro de estabelecimentos que eu conseguir (ou pelo menos os da minha cidade XD) e penso que para isso preciso buscar uma fonte que me forneça isso.

Bom, seria isso. :/
Responder

27/08/2015

Jothaz

Se eu estivesse no seu lugar minha primeira preocupação seria minha expertise na tecnologias envolvidas, ainda mais que irá atuar sozinho.

Eu usaria o método cientifico e decomporia o problema em partes. Então teria alguns itens tais como, é só um roteiro básico sem pretensão em esgotar o assunto:

1-Como transformar minha localização geográfica em endereço?
2-Como obter as coordenadas de localização quando o usuários esta no estabelecimento e não ao seu redor?
2-Como obter um banco de dados com dados do endereço e as coordenadas de localização? Provavelmente até exista, mas terá as informações com a precisão que você quer? Será grátis ou pago?
E por ai vai.

A ideia de usar a pesquisa no Goolge para minerar esta informações acho que é complexa e de alta complexidade.

Acredito que a principio você deve estudar profundamente o Goolge Mpas e outro software semelhantes.

No mais só posso desejar boa sorte, pois vais precisar.
Responder

27/08/2015

Alan Mario

Me retirando Pedro, sobre as suas respostas para as minhas perguntas, notei que foge do meu escopo de conhecimento, o Jothaz deve "assumir" e tentar ao maximo de auxiliar. Abraço e boa sorte no seu projeto.
Responder

27/08/2015

Pedro Faria

Rsrs obrigado pessoal... Vou pensar em todos os detalhes... Mas penso q meu desafio mais difícil é achar uma fonte de dados...
Outra coisa q tenho q fazer é procurar um orientador aqui na minha faculdade, pois será uma pessoa para guiar nesse caminho das pedras... Rsrs

Vou deixar o tópico aberto mais um pouco para ver se alguém tem alguma outra resposta

Obrigado mais uma vez.
Responder

27/08/2015

Alan Mario

Boa sorte!!! Eu continuo te dizendo, fazer a base sai mais "barato"! hehehe
Responder

27/08/2015

Mariana Carvalho

Pedro, nos procure e tire mais duvidas depois de esclarecer os pontos principais do seu projeto, isso vai te ajudar e quem participa do forum.
Responder

27/08/2015

Pedro Faria

Oi Mariana, então... Na vdd eu acho q devia ter resumido minha pergunta...

Mas eu acho q ficou claro... Eu quero uma fonte de dados onde eu consiga capturar os dados de endereço de comércios do Brasil usando coordenadas geográficas.

Se não tiver isso pronto, dicas de como eu possa gerar...

Rsrsrs é isso q estou dizendo em todas minhas respostas... Rsrs o resto das coisas q falei pode ser "desconsideradas"
Responder

27/08/2015

Jothaz

O que você quer fazer chama-se [url:descricao= "Realidade Aumentada" ]https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada[/url] e hoje pode ser considerado o santo graal da tecnologia. Google e outras gigantes estão trabalhando para disponibilizar este tipo de serviço.

Quem possuir um base "tageada" de comércio com dados de endereço e coordenadas terá ouro nas mãos e provavelmente irá cobrar o equivalente para compartilhar. Ainda mais com precisão que você almeja.

Então prepare-se para trabalhar muito.

Agora se for uma abordagem mais modesta é só criar um base, como sugerido pelo Alan, onde você cadastraria os estabelecimentos com seus dados (endereço e coordenadas) e depois faria pesquisas em cima dela. Não ficaria tão dinâmico e requintado quanto você pretende, mas ficaria funcional e como uma prova de conceito seria ótima. Agora resta saber de qual seria seus objetivos.
Responder

01/09/2015

Pedro Faria

Jothaz obrigado por sua resposta... É talvez eu não estou conseguindo mensurar o que estou querendo rsrsrs mas esse é o perfil da ideia que não foi para o papel... Vou pensar nisso que vc falou...
Bom deparando com essa dificuldade estou pensando em mudar o tema do meu TCC para raspagem de dados e tentar persistir esses dados que quero em uma base única... Kkkkkkkk
Obrigado mais uma vez.
Responder

01/09/2015

Mariana Carvalho

Pedro, fique a vontade, essas pequenas "confusões" acontecem!

Pra mim é novidade essa Realidade Aumentada, para ter uma noção, é a localização de pessoas, veiculos?
Responder

01/09/2015

Jothaz

Seria um dispositivo, que pode esta com uma pessoal ou veículo. E não seria somente a localização. E sim a localização e a iteração com o ambiente.
Este dispositivo pode ser qualquer um conectado a internet: GoogleGlass, smatphone, tablet, gps, smartwatch e qualquer oura bugiganga.
Claro que uma os usos seria para propaganda intrusiva.
Mas acredito que possam ter muitos usos mais nobres.

No link que postei ( [url:descricao= "Realidade Aumentada"] https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada[/url]) tem informações completas, sugiro um leitura.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar