Fórum Banco de Dados e Relatorios ! To Ficando loco ! HELP-ME EU ! #179332
03/09/2003
0
Eu acabei de fazer um curso Oficial da Borland ... foi um curso básico ...
E o Professor foi o Guilherme Manccini .....
Bom...
Mas to desenvolvendo um programa e to com uns problemas.....
1º -> Eu tenho um DBGrid e 9 Edits ...... e coloquei um botão para o usuario avançar e retroceder no Banco de dados.....
Mas quando ele clicar em voltar ou em avancar eu gostaria q os dados do registro apareceem nas Edits... tem como fazer isso ? vcs podem me ajudar?
2º -> É com o relatório . .. . .
Eu gostaria de poder escolher o tipo de campo a ser impresso ....
Por exemplo .. gostaria que o usuario pudesse escolher imprimir o relario pela dada da ultima venda....
Como eu FAÇO !!
AE GALERA !! VALEW MESMO QUALQUER AJUDA !!
meu mail é sergioclemente@bol.com.br !!! VALEW !
Sergio
Curtir tópico
+ 0Posts
03/09/2003
Sergio
esqueci de dizer....
o banco de dados está em SQL .. to usando as Querys.....
Gostei + 0
03/09/2003
Carlosrm
A primeira parte da sua questão, pode ser resolvida se vc trocar os edits por DBEdits. Não esqueça de apontar a propriedade datasource para o mesmo datasource que o dbgrid está apontando, e também de definir qual campo do dataset estará ligado à cada dbedit (propriedade DataField)
Às vezes pode ser mais interessante usar edits. Nesse caso, a cada clique de avançar ou retroceder no dbgrid, simultaneamente o ponteiro do dataset estará sendo deslocado, mudando o registro corrente.
Embora exiga codificação, bastará digitar algo, do tipo:
procedure TForm1.BotaoAvanteClick(Sender: TObject);
begin
SeuDataset.Next;
Edit1.text := SeuDatasetNome_do_Campo_a_Exibir.AsString;
-
-
-
end;
Se alterar algum edit, e quiser atualizar o dataset, também dará mais trabalho. Colocar o dataset em edição, alterar e gravar. Vc que sabe.
Há diversas formas de se obter estes mesmos resultados, inclusive usando outros componentes. Depende do seu estilo e suas necessidades.
Quanto à segunda parte, já que vc usa queries, dê uma estudadinha em uso de parâmetros. Depois de aprender, a vida fica bem mais fácil.
Se não ajudou, espero não ter atrapalhado. carlosrm
Gostei + 0
04/09/2003
Sergio
Ajudou sim !!
VALEW !
po ae ! Espero um dia postar mensagem aqui respondendo a questões !ehheheheheheh
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)