Fórum Banco de Dados e Relatorios ! To Ficando loco ! HELP-ME EU ! #179332

03/09/2003

0

OPA PESSOAL ! ! !

Eu acabei de fazer um curso Oficial da Borland ... foi um curso básico ...
E o Professor foi o Guilherme Manccini .....

Bom...
Mas to desenvolvendo um programa e to com uns problemas.....

1º -> Eu tenho um DBGrid e 9 Edits ...... e coloquei um botão para o usuario avançar e retroceder no Banco de dados.....

Mas quando ele clicar em voltar ou em avancar eu gostaria q os dados do registro apareceem nas Edits... tem como fazer isso ? vcs podem me ajudar?

2º -> É com o relatório . .. . .

Eu gostaria de poder escolher o tipo de campo a ser impresso ....
Por exemplo .. gostaria que o usuario pudesse escolher imprimir o relario pela dada da ultima venda....
Como eu FAÇO !!

AE GALERA !! VALEW MESMO QUALQUER AJUDA !!

meu mail é sergioclemente@bol.com.br !!! VALEW !

Sergio

Sergio

Responder

03/09/2003

Sergio

Bom...
esqueci de dizer....

o banco de dados está em SQL .. to usando as Querys.....

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Carlosrm

Sérgio,

A primeira parte da sua questão, pode ser resolvida se vc trocar os edits por DBEdits. Não esqueça de apontar a propriedade datasource para o mesmo datasource que o dbgrid está apontando, e também de definir qual campo do dataset estará ligado à cada dbedit (propriedade DataField)

Às vezes pode ser mais interessante usar edits. Nesse caso, a cada clique de avançar ou retroceder no dbgrid, simultaneamente o ponteiro do dataset estará sendo deslocado, mudando o registro corrente.
Embora exiga codificação, bastará digitar algo, do tipo:

procedure TForm1.BotaoAvanteClick(Sender: TObject);
begin
SeuDataset.Next;
Edit1.text := SeuDatasetNome_do_Campo_a_Exibir.AsString;
-
-
-
end;

Se alterar algum edit, e quiser atualizar o dataset, também dará mais trabalho. Colocar o dataset em edição, alterar e gravar. Vc que sabe.

Há diversas formas de se obter estes mesmos resultados, inclusive usando outros componentes. Depende do seu estilo e suas necessidades.

Quanto à segunda parte, já que vc usa queries, dê uma estudadinha em uso de parâmetros. Depois de aprender, a vida fica bem mais fácil.

Se não ajudou, espero não ter atrapalhado. carlosrm

Responder

Gostei + 0

04/09/2003

Sergio

OPA !

Ajudou sim !!

VALEW !

po ae ! Espero um dia postar mensagem aqui respondendo a questões !ehheheheheheh

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar