Banco de dados em nuvem para vários clientes

18/11/2019

0

Boa tarde galera, quero explicar um cenário para vcs.

Sou desenvolvedor e tenho uma aplicação que é integrado com mobile.
Tenho vários clientes e cada cliente tem o seu banco local, tenho um serviço que pegas os dados do cliente e manda para a nuvem.
Tudo isso funciona certinho.

Agora!!!
Se eu tiver mais de um cliente, ou seja dois clientes ou n clientes, como vou fazer para ter meu banco de dados em nuvem, todos os meus clientes enviando os dados para a minha nuvem e não "misturar" os dados.

Preciso de uma solução, pode ser paga, para que consiga fazer esse esquema funcionar.

Alguém sabe como fazer? Desde já agradeço a todos.
Fernando Wahl

Fernando Wahl

Responder

Post mais votado

20/11/2019

Olá Fernando !! Tudo bem?

Bem, pelo que está parecendo a sua app não foi desenvolvida pensando em mais de um cliente, ou seja, não há nada que possa separar com segurança as informações de cada um deles caso vc decida coloca-los todos juntos no mesmo lugar.

Para contornar isso temos duas alternativas ao meu ver:

1 - Criar um identificador único para cada cliente (um código numérico, por exemplo) e usa-lo como chave primária de todas as tabelas da sua app. Isso certamente não seria muito fácil fazer porque além de alterar praticamente todas as suas tabelas no banco vc também teria que alterar suas rotinas para filtrar todas as operações de banco por essa chave e assim obter as informações de cada cliente. Dessa forma vc manteria todos dentro do mesmo banco no host.

2 - Criar um banco de dados para cada cliente no seu host... vc criaria também um id para cada cliente (tipo 001, 002, 003,...) e usaria esse id como sufixo no nome do seu banco no host... então, supondo que o seu banco se chamasse "BancoClientes" lá no host, ao fazer essa "jogada" vc teria para o cliente 001 o banco de nome "BancoClientes_001". Ao atualizar os dados na nuvem sua aplicação passaria o id de cada cliente para que o banco correto fosse acessado.
Dessa forma acredito que vc conseguiria mais facilmente resolver seu problema.

Não vejo outra opção além dessas duas.

Espero ter ajudado,
Abraço.

Jorge Pinto

Jorge Pinto
Responder

Mais Posts

20/11/2019

Fernando Wahl

Opa, valeu pela resposta, já tinha pensado nisso e pensei em trabalhar com a Amazon, eles tem umas soluções prontas para isso.
Mas valeu pela dica Jorge.

Se tiver mais ideias que não curtem muito carro seria ótimo. Valeu.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar