PAGUE 6 MESES
LEVE 12 MESES
GARANTIR DESCONTO

Fórum Banco de dados UNICODE #52457

24/08/2005

0

Olá! Há pouco tempo atrás perguntei aqui no fórum como poderia fazer para exibir caracteres japoneses em um programa delphi. A resposta foi componentes com suporte ao unicode. Uma descrição completa dos componentes pode ser vista no tópi original:

[url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=64228[/url]

Para contornar o problema que eu estava tendo eu tive que criar arrays e WideStrings no programa onde cada array continha o código de cada caractere do japonês.

Exemplo: hiragana: array [0..69] of WideString = (#14330, 14432, ...)

Só que agora eu queria melhorar um pouco isso. Ao invés de Arrays eu queria usar as letras (e palavras também) no banco de dados (Firebird 1.5). Criei um banco de dados com charset UNICODE_FSS (é esse mesmo?). E agora queria incluir os caracteres no banco de dados. Como o tipo padrão de campos texto no firebird é o varchar eu criei uma tabela ´letras´ com um campo ´nome varchar(15)´. Mas pelo IBOConsole não consigo inserir os valores pois quando colo o caractere no SQL ele se transforma em ´?´. Isso deve acontecer pq os componentes usados no IBOConsole não suportavam Unicode... Então como posso fazer para inserir esse caracteres no banco de dados? Devo utilizar AsString para receber o valor do campo para uma variável? Acho que não... Acho que teria que ser um AsWideString só que isso não tem...

Alguém conhece uma maneira de se fazer isso?

Sayonara!

Delphi32

Delphi32

Responder

26/08/2005

Delphi32

:?:

:idea: Eu pensei em caso não encontre solução gravar no campo varchar da tabela o código do caractere. Por exemplo a String ´#14330´. Mas e depois se eu quiser converter essa string para o caractere 14330? Tem como fazer isso?

Até!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar