banco virtualizado, alguem utiliza?

12/03/2013

0

olá nobres colegas...

alguem utiliza o SQL Server em uma maquina virtual(ambiente de produção), é confiavel?
por quais motivos?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

12/03/2013

Thomás Moreira

Mariana, boa tarde.

Aqui na empresa onde trabalho, nosso ambiente é todo virtualizado. Por questões de demanda de utilização, tecnologia das ferramentas e praticidade de manutenção. Servidores de arquivo, servidores de aplicação (web e client/server) e servidor de Banco de Dados. Utilizamos o SQL Server 2012 e Windows Server 2008. O desempenho é muito bom e so temos notado grandes melhoras. Quanto a segurança, estando bem configurado, creio que atenda bem também.
Responder

12/03/2013

Joel Rodrigues

Legal, Thomas.
Quais tecnologias você utiliza para virtualização?
Responder

12/03/2013

Alex Lekao

Ola a todos, bom dia!!!

Aqui na empresa tbm utilizamos o ambiente de produção virtualizado tbm.

Utilizados os Servers 2008 com SQL server 2008R2.

Temos 1 servidor de AD com Balanceamento de Seridores de TS, e 3 Servidores para acesso TS, 1 Servidor de Banco de Dados, 1 maquina Linux com VPN, tudo virtualizado.

o Data Center que Contratamos utiliza o VMWare.

Eh extremamente confiável, estável, etc, etc, não pouparia elogios a estrutura.

Percebemos um ganho considerável de performance e a administração eh muito tranquila, e qdo precisamos mudar alguma coisa, negociamos com o Data center, agendamos a mudança, e de um dia pro outro esta pronto.

Eh muito bom, recomendo!!!

Espero ter podido ajudar.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

12/03/2013

Mariana Carvalho

Mariana, boa tarde.

Aqui na empresa onde trabalho, nosso ambiente é todo virtualizado. Por questões de demanda de utilização, tecnologia das ferramentas e praticidade de manutenção. Servidores de arquivo, servidores de aplicação (web e client/server) e servidor de Banco de Dados. Utilizamos o SQL Server 2012 e Windows Server 2008. O desempenho é muito bom e so temos notado grandes melhoras. Quanto a segurança, estando bem configurado, creio que atenda bem também.


tudo isso em 1 servidor fisico???
Responder

12/03/2013

Mariana Carvalho

Muito interessante Alex, é utilizado apenas 1 servidor fisico para tudo isso?
Responder

12/03/2013

Alex Lekao

Oi Mariana, boa tarde!!!

ai a Estrutura física da Virtualização fica a cargo do data center, mas pode ser em um ou em mais, a estrutura física eh diferenciada, com sistema de hds diferenciados.

Nos fomos ver para montar uma estrutura local para fazer este tipo de virtualização, e o custo chegaria tirando por baixo, a 100 mil reais, pela Dell, mas sei de um case que gastaram 300 mil reais para montar a estrutura de virtualização local.

Neste caso vc terá que ter além deste custo um contrato de manutenção para o suporte técnico com relação a estrutura e utilização e talvez alguns cursos para operacionalizar a VM.

Mas sim eh possível que seja um único servidor físico.

e as configurações que temos não são as mais potentes do mercado mas são processadores xeom de 3.33 ghz com 4 núcleos, alguns 4 gb de ram outros com 8 o de banco com 24.

são bem diversificados os servidores.

Espero ter podido ajudar mais uma vez.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

12/03/2013

Thomás Moreira

A estrutura que temos atualmente é a seguinte:

2 Servidores físicos em RAID 1, em cluster atraves do Hyper-V, com 96 Gb de RAM cada um.
1 Storage com 24 discos de 300 GB cada, com capacidade ativa de 4.7 Tb. (podendo haver perda de até 2 discos, sem comprometer o funcionamento).
Trabalhamos com 3 aplicações WEB proprietárias e o ERP TOTVS. São 1 matriz e 16 filiais acessando os sistemas. Cerca de 800 funcionários. Temos um servidor SQL Server 2012, que por sinal é bastante estável e confiável. Tivemos uma melhora significativa na geração de relatórios on line (que era um dos nossos gargalos).

Eu aconselho essa estrutura, desde que bem implantanda é claro.

Responder

12/03/2013

Thomás Moreira

Mariana,

Temos 2 servidores físicos, como mencionei acima, utilizando um storage bem potente.
Nós optamos por manter toda essa estrtura internamente, sem contratação de Data Center, muito em função do nosso negócio.
Essa escolha é bem particular e deve ser bem criteriosa. O dimensionamento da nossa estrutura foi feito para suportar um crescimento/evolução de 100% em 5 anos.
Responder

12/03/2013

Alex Lekao

Legal, toda a estrutura baseada no Windows.

A estrutura que o data center que temos nossos servidores usam eh Linux.

Como falei tem que haver um bom investimento para implantação de uma boa estrutura pra comportar este tipo de estrutura.

E eu acho muuuuito da hora estas estruturas, pena que aqui estamos em data center e não tenho acesso as VMs.

Bom mas eh isso ae.

Boa sorte e $uce$$o!!!!

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

13/03/2013

Mariana Carvalho

A estrutura que temos atualmente é a seguinte:

2 Servidores físicos em RAID 1, em cluster atraves do Hyper-V, com 96 Gb de RAM cada um.
1 Storage com 24 discos de 300 GB cada, com capacidade ativa de 4.7 Tb. (podendo haver perda de até 2 discos, sem comprometer o funcionamento).
Trabalhamos com 3 aplicações WEB proprietárias e o ERP TOTVS. São 1 matriz e 16 filiais acessando os sistemas. Cerca de 800 funcionários. Temos um servidor SQL Server 2012, que por sinal é bastante estável e confiável. Tivemos uma melhora significativa na geração de relatórios on line (que era um dos nossos gargalos).

Eu aconselho essa estrutura, desde que bem implantanda é claro.



esse ambiente hein, vou te contar!!! impressionante!!!
Responder

13/03/2013

Mariana Carvalho

Legal, toda a estrutura baseada no Windows.

A estrutura que o data center que temos nossos servidores usam eh Linux.

Como falei tem que haver um bom investimento para implantação de uma boa estrutura pra comportar este tipo de estrutura.

E eu acho muuuuito da hora estas estruturas, pena que aqui estamos em data center e não tenho acesso as VMs.

Bom mas eh isso ae.

Boa sorte e $uce$$o!!!!

Abraco.

Alex - Lekao


ouvi dizer que Linux é muito confiavel em termos de servidor!!!
Responder

13/03/2013

Mariana Carvalho

Mariana,

Temos 2 servidores físicos, como mencionei acima, utilizando um storage bem potente.
Nós optamos por manter toda essa estrtura internamente, sem contratação de Data Center, muito em função do nosso negócio.
Essa escolha é bem particular e deve ser bem criteriosa. O dimensionamento da nossa estrutura foi feito para suportar um crescimento/evolução de 100% em 5 anos.


Windows ou Linux? o server.
Responder

13/03/2013

Alex Lekao

Ola Mariana, boa tarde!!!

Sim eh bastante confiável sim.

Para maquinas virtuais vc tem alguns outros utilitários que podem fazer as VMs além da Propria VMWare.

as maquinas virtuais que temos estão em ambiente Linux.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

13/03/2013

Thomás Moreira

Mariana, boa tarde.

Realmente, o ambiente é bem robusto. Mas suamos bastante a camisa pra chegar no que está hoje. Foram alguns anos de dimensionamentos, cotações, orçamentos, estudos, etc. O resultado final foi excelente, porem, o custo é bem salgado!! rs

Aqui usamos somente produtos Microsoft.
Embora o Linux seja uma excelente plataforma para servidores, por ser extremamente leve e, quando bem configurado, seguro, demanda profissionais com conhecimentos bem aprofundados e esses profissionais podem ser caros para se buscar no mercado. E uma qualificação profissional interna talvez se tornaria inviável devido à dinamica da empresa.
Usando produtos microsoft, temos a facilidade de aprendizado e operação, alem de termos agilidade na transferencia de conhecimento entre os profissionais.

Atualmente utilizamos Windows Server 2008 R2 para os servidores, Windows XP, Vista e 7 para as estações de trabalho, SQL Server 2012 como SGBD, Visual Studio para desenvolvimento e o pacote Office, alem do Office 365 para e-mails.
Responder

13/03/2013

Mariana Carvalho

Ola Mariana, boa tarde!!!

Sim eh bastante confiável sim.

Para maquinas virtuais vc tem alguns outros utilitários que podem fazer as VMs além da Propria VMWare.

as maquinas virtuais que temos estão em ambiente Linux.

Abraco.

Alex - Lekao


obrigado pelas informações!!!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar