Fórum Bando de Dados Vazio não quero que o Cliente Exclua. #364648
05/10/2008
0
Estou desenvolvendo uma Aplicação com o Delphi 2007 e Firebird 2.1 Tenho os Botões Novo, Alterar, Salvar, Cancelar e Excluir. O Meu problema é que quando o Banco está Vazio e o Cliente clicar em Excluir, dá um Erro que não pode excluir um Banco Vazio. Mas queria que não aparece-se o Botão Excluir. O que eu Fiz é quando Banco estiver Vazio eu coloquei essa Função.
if dbedit1.Text = ´´ then
Showmessage(´O Banco está Vazio, por isso não pode excluir nada´)
else
//Botão Excluir
if Application.MessageBox(´As informações Excluídas só podem ser Recuperadas com BackUP ´, ´Tem Certeza que Deseja Excluir ?´,mb_yesno+mb_iconquestion+mb_applmodal+mb_defbutton1)=idyes then
Begin
DataModule1.ClientDataSetEscritorio.Delete;
DataModule1.ClientDataSetEscritorio.ApplyUpdates(0);
End;
Isso Faz com que se o DBEdit1 estiver Vazio ele não deixe Gravar. Até tentei colocar no OnCreate do Form
if Dbedit1.text = ´´ then
bitbtnExcluir.Enabled:= False
else
BitbtnExcluir.Enabled:= True;
Mas o que eu queria mesmo é quando o Banco estiver Vazio o Botão Excluir aparecer Desabilitado
if dbedit1.Text = ´´ then
Showmessage(´O Banco está Vazio, por isso não pode excluir nada´)
else
//Botão Excluir
if Application.MessageBox(´As informações Excluídas só podem ser Recuperadas com BackUP ´, ´Tem Certeza que Deseja Excluir ?´,mb_yesno+mb_iconquestion+mb_applmodal+mb_defbutton1)=idyes then
Begin
DataModule1.ClientDataSetEscritorio.Delete;
DataModule1.ClientDataSetEscritorio.ApplyUpdates(0);
End;
Isso Faz com que se o DBEdit1 estiver Vazio ele não deixe Gravar. Até tentei colocar no OnCreate do Form
if Dbedit1.text = ´´ then
bitbtnExcluir.Enabled:= False
else
BitbtnExcluir.Enabled:= True;
Mas o que eu queria mesmo é quando o Banco estiver Vazio o Botão Excluir aparecer Desabilitado
Rodolfo Ramos
Curtir tópico
+ 0
Responder
Max.jgs
Você coloda no evento OnCreate do Form e no evento e no evento BeforeDelete do ClienteDataSet.
if ClientDataSet1.RecordCount = 0 Then
Button.enabled:= False;
Ou
if ClientDataSet1.IsEmpty = True Then
ShowMessage(´Banco de Dados Vazio´);
Qualquer um dois dois funciona sendo que cada um tem as suas características teste os dois e veja qual é melhor para vc...
if ClientDataSetEscritorio.recortCont
if ClientDataSet1.RecordCount = 0 Then
Ou
if ClientDataSet1.IsEmpty = True Then
ShowMessage(´Banco de Dados Vazio´);
Qualquer um dois dois funciona sendo que cada um tem as suas características teste os dois e veja qual é melhor para vc...
if ClientDataSetEscritorio.recortCont
Responder
Gostei + 0
07/10/2008
Rodolfo Ramos
Peguei o Segundo Código que você me passou, deu certo Sim Obrigado.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)