Fórum Barbadinha #165795

20/06/2003

0

Caros amigos , estou a algum tempo tentando desabilitar o tab para
trocar o foco somente com enter, mas todas as dicas falharam a mais comum segue abaixo, ja pesquisei em todo o forum e em nehum topico
foi esclarecido este pequenino problema.

Obs. Ja sei como passar com o enter

********************dica***********************************
Se vc não quiser que o tab mude o objeto em foco basta mudar a propriedade TabStop do componente para false.
Se vc tem vários Edits em um form, por exemplo, se mudar o TabStop deles para false, nenhum deles irá processar a tecla tab.
Mas se eu colocar tabStop false nem com enter naum entra no campo.A minha intenção era fazer o ussuario só mudar de foco do botão apertando enter.

Fabivechi

Fabivechi

Responder

22/06/2003

Carlos Filho

Caros amigos , estou a algum tempo tentando desabilitar o tab para trocar o foco somente com enter, mas todas as dicas falharam a mais comum segue abaixo, ja pesquisei em todo o forum e em nehum topico foi esclarecido este pequenino problema. Obs. Ja sei como passar com o enter ********************dica*********************************** Se vc não quiser que o tab mude o objeto em foco basta mudar a propriedade TabStop do componente para false. Se vc tem vários Edits em um form, por exemplo, se mudar o TabStop deles para false, nenhum deles irá processar a tecla tab. *********************************************************** Mas se eu colocar tabStop false nem com enter naum entra no campo.A minha intenção era fazer o ussuario só mudar de foco do botão apertando enter.

veja...
use o esquema de ENTER = TAB q vc disse. se não me engano esse codigo eh o q usa ´perform´ mas ele usa perform associado ao TAB por isso se vc tira o TAB order o esquema com o enter tbm nao funciona, pq o ENTER será o mesmo q o TAB...

há uma maneira de obter os componentes de um formulario atraves do uso de um loop FOR interagindo com ComponentCount
se vc usar essas informações acredito que vc possa criar uma rotina simples que procure qual o proximo componente a partir do atual e dê nele um SetFocus...

outra possibilidade, que eu nao sei se funciona, é o seguinte...

capture as teclas nos edits então no evento onKeyPress se a tecla for TAB então vc dá o foco para o edit atual assim vc so saira se der Enter...

acredito que o ultimo exemplo nao funcione, ja que como eu ja disse, o enter = TAB

espero ter dado alguma luz, no bom sentido!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar