Fórum Before Post #375689

07/10/2009

0

Amigos,
Estou querendo fazer uma função que valide os meus campos requiridos(aqueles que não podem ficar nulos). Neste caso terei que fazer para cada campo(DBedit´s), certo?A minha tabela está dentro do datamodule. Em Before Post da tabela, quando tento fazer isto:

If DbEdtNome.Text = ´´ then
Begin
MessageDlg(‘Campo “Nome” deve ser preenchido.’, MtWarning, [MbOk], 0);
DbEdtNome.SetFocus; (Volta o foco para o DbEdtNome para ser preenchido)
Abort; (Não permite salvar)
End;

Simplesmente o debedit.text ou setfocus não aparece e dá erro: Unable to invoke Code Completion due to errors in source code[/b].

Tenho que colocar algum componente na cláusula uses ou type para que ele reconheça o meu dbedit?
Obrigado

Caleonel

Caleonel

Responder

07/10/2009

Osocram

amigo...
Vc deve ser novo em delphi. Veja o que vc esta fazendo.
Form1 -> dbedit1 e dbedit2 (isso quer dizer esses dois dbedits pertencem ao form1.
DataModule -> tabela1 (não sei que tipo de componente vc esta chamando de tabela, vou chamar aqui de DataSet para ficar generico)

Agora o que vc esta fazendo é no DataModule tentando invocar os objetos DBedit1 e DBEdit2... mas veja o DataModule não reconhece eles, pois não esta no DataModule. Onde é que eles estão? No Form1
Então vc tem que fazer Form1.DBEdit1 para referenciar um objeto de outro formulario.

Responder

Gostei + 0

08/10/2009

Junior Miranda

Ou testar o valor do field no dataset.

[]´s

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar