Blob em Paradox - Tabelas ".mb" não diminuem de tamanho

04/12/2009

0

Pessoal,

Eu gostaria de ajuda pra resolver um problema que é o seguinte. No banco Paradox, percebi que os campos blob de uma tabela ficam armazenados num arquivo à parte. Esse arquivo tem o mesmo nome da tabela mas com extensão ".mb". Só que esses arquivos nunca diminuem de tamanho, mesmo após excluir um registro da tabela que possui o blob.
Com o uso contínuo do sistema, a tendência é que esses arquivos ".mb" fiquem grandes demais, dificultando por exemplo o processo de backup.
Acredito que haja na API do BDE alguma função que faça isso, porque através do BDE Explorer, quando eu executo o comando do menu "Tools / Utilities / Empty" o arquivo ".mb" é limpo até 2KB. E esse comando é equivalente a uma função da API do BDE chamada DbiEmptyTable, que pode ser chamada por código. Eu a usei e ela limpa realmente o arquivo. Mas só que ela apaga todos os registros da tabela.
Alguém conhece alguma maneira de manter esses arquivos ".mb" sob controle, i.e., diminui-los ao excluir cada registro da tabela que possui o blob?
Dutra

Dutra

Responder

Posts

04/12/2009

Dutra

OK, obrigado, já descobri. É só chamar a procedure PackTable em BdeUtils.pas.

Saudações a todos.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar