Bloquear Alteração de um Campo

09/04/2014

0

Boa Tarde Pessoal,

Estou com um problema no sistema da empresa que já está me tirando do sério e quem sabe vocês poderiam me ajudar.

Tenho uma tabela de parâmetros na qual informamos todos as funções que os caixas da loja executam.

Nesta tabela, tenho uma coluna chamada "PARÂMETRO" com uma linha chamada "EFETUA_VENDA" e tenho uma outra coluna chamada "VALOR_ATUAL" com a resposta ao PARÂMETRO "EFETUA VENDA", que no nosso caso é .T. ou .F. (True ou False).

Porém o valor True fica sendo alterado diversas vezes por dia para False, e assim que o caixa é reiniciado, o mesmo não consegue efetuar vendas. Já tentei diversas vezes descobrir o motivo do valor se alterar, mas infelizmente não consegui.

Gostaria de saber, se existe alguma forma de eu bloquear este valor como TRUE, para que ele fique sempre assim e não seja mais alterado (a não ser que eu realmente faça o update para atualiza-lo)

Desde já, agradeço a atenção de todos!
Douglas Silva

Douglas Silva

Responder

Post mais votado

09/04/2014

Ola Boa tarde!!!

ela fica alterando?

qual eh o valor inicial do campo? ele permite nulo?

uma opcao, caso nao tenha um valor padrao(valor inicial que me referi) vc pode colocar como default t, tem que alterar o campo e definir um valor default para isso.

Bloquear o campo, nao tenho certeza se seria uma boa, uma vez que muito provavelmente o seu sistema quem esta fazendo esta mudanca porque nao esta encontrando algum valor correspondente necessario e esta gravando um valor padrao que foi definido via programacao.

as sugestoes que eu iria dar, eu percebi que ja te deram nos outros foruns que vc procurou por ajuda.

acho que a sugestao dada a vc la no imasters ja seja interessante para pelo menos tentar rastrear.

Abraco.

Alex - Lekao

Alex Lekao

Alex Lekao
Responder

Mais Posts

09/04/2014

Roniere Almeida

Douglas, confesso que fiquei curioso, me diz uma coisa, existe alguma coisa liga a tabela com o problema? procedures, functions ou triggers?
Responder

09/04/2014

Douglas Silva

Cara,
Provavelmente sim, porque é muito estranha a forma com que os valores se alteram, é questão de minutos, quando dou um novo select na tabela o valor já está como False --"
Mas quando eu altero para true, ele não implica em nada no funcionamento do sistema, portanto, creio que se eu conseguisse "setar" True como valor fixo, não acarretaria nenhum tipo de problema.
Responder

09/04/2014

Fabiano Carvalho

Se está ocorrendo isso é por um motivo, pode ser JOB, ou algum procedimento do sistema. (Aconselho verificar com o desenvolvedor)
Pode ser que tenha alguma trigger.
Responder

09/04/2014

Douglas Silva

Sim ele fica alterando,
Acredito que o valor Default do campo seja False,
porque pelo que apurei durante a implantação do sistema, poucos clientes desse software utilizam esta função da mesma forma que estamos utilizando.
Como faço para definir o valor Default True?!
Assim eu deixava em teste um dia pra ver se o valor ainda se altera.
Responder

09/04/2014

Alex Lekao

no ssms vc abre a tabela, clique com o botao direito e escolhe design, vai ate o campo em questao, em propriedades da coluna vc verificar valor ou associacao padrao, e coloca o que vc quer que seja o padrao e salva.

se nao estou enganado sera so isso. rssr
Responder

10/04/2014

Douglas Silva

O local onde devo definir o padrão é Default Value or Binding certo?!
Vou colocar o valor .T. aqui e ver no que dá
Responder

10/04/2014

Alex Lekao

o seu ta em ingles... rsrsr

eu acho que sim, o meu aqui esta em portugues.

pode tentar altera o campo para ter um default tbm, via codigo que acho que vai ficar mais facil rsrsr
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar