Fórum Bloquear Data do Sistema #258186

12/11/2004

0

Olá galera...

Estou com uma dúvida... Gostaria de saber se há alguma forma, via programação Delphi, de bloquear o acesso às configurações do Relógio de um Sistema Windows 95 ou 98. Estou desenvolvendo um sistema de ponto para Funcionários, e queria evitar o acesso às aslterações do relogio, uma vez que todo o sistema se baseia na data do sist. operacional. Se algum puder me ajudar, agradeço desde já.

Atenciosamente,
VIVI =)

Vivipeder

Vivipeder

Responder

12/11/2004

Dopi

Veja esse tópico:

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=52249&highlight=ecf+hora

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Marco Salles

Eu Tb Estou Precisando Disso :

bloquear o acesso às configurações do Relógio de um Sistema Windows 95 ou 98.

O Amigo[b:29053e1067] Dopi [/b:29053e1067]Sugeriu Verificar o Tópico:

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=52249&highlight=ecf+hora

So que não estou conseguindo acesso a ele :cry: :cry: :cry: :cry:

Alguem tem mais Alguma idéia De como evitar este acesso via código usando o delphi... :lol: :lol: :lol:

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Marco Salles

Continuando Minha Ardua Pesquisa , Encontrei Isto Neste Tópico:

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=52249&highlight=relogio

o amigo [b:a462203133]arielton.lima [/b:a462203133]Postou:
uma coisa que aprendi com alguns amigos... (no caso do WIN98 (que eh realmente o caso)) foi alterar o COMMAND.COM... hexadecimal. mudando o comando TIME p/ qualquer outro nome, exemplo: ´VIME´... a hora soh poderia ser alterar usando o comando VIME. legal, neh... então juntando isso... com o renomear o ´timedate.cpl´.. .fica quase perfeito.. a naum ser o usuario poder alterar pela BIOS... então seria colocar uma senha para entrar na bios e EUREKA ! tudo certo.

Alguem sabe e pode explicar mais detalhadamente Como Implementar
na prática as Dicas que Nosso Amigo Passou

Mudar o Comando Time :cry: :cry: :cry:
Como Acessar Usando o Novo Nome :cry: :cry: :cry:
renomear o ´timedate.cpl´.. :cry: :cry: :cry:
Senha para Entrar Na bios :cry: :cry: :cry: :cry:

[b:a462203133]Obrigado amigos[/b:a462203133]

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Dopi

O problema é que o Forum mudou de endereço e todos os Links a ele mesmo ficaram ´mortos´

Se não me engano o tópico era esse aqui..
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=52249&highlight=ecf+hora

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Marco Salles

É este mesmo amigo dopi

Mas o problema persiste:

o amigo arielton.lima Postou neste tópico relacionado acima:
Citação:
uma coisa que aprendi com alguns amigos... (no caso do WIN98 (que eh realmente o caso)) foi alterar o COMMAND.COM... hexadecimal. mudando o comando TIME p/ qualquer outro nome, exemplo: ´VIME´... a hora soh poderia ser alterar usando o comando VIME. legal, neh... então juntando isso... com o renomear o ´timedate.cpl´.. .fica quase perfeito.. a naum ser o usuario poder alterar pela BIOS... então seria colocar uma senha para entrar na bios e EUREKA ! tudo certo.

Alguem sabe e pode explicar mais detalhadamente Como Implementar
na prática as Dicas que Nosso Amigo Passou

Mudar o Comando Time :cry: :cry: :cry:
Como Acessar Usando o Novo Nome :cry: :cry: :cry:
renomear o ´timedate.cpl´.. :cry: :cry: :cry:
Senha para Entrar Na bios :cry: :cry: :cry:

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Marco Salles

Gostaria de descobrir um modo de esconder o Horário do Sistema quando o Aplicativo for Inicializado

No Evento OnShow :arrow: Esconde relogio

No Evento OnClose :arrow: Habilita o Relógio

Ou Mesmo Uma Idéia de como Esconde-lo, via Mudando De Nome, Redirencionando etc, Este Relógio, Para que o Usuário, Não tenha Acesso

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Kapak

ShowWindow(FindWindowEx(FindWindowEx(FindWindow(´Shell_TrayWnd´, nil), 0, ´TrayNotifyWnd´, nil), 0, ´TrayClockWClass´, nil), SW_Hide);
SW_Show p/ mostrar.

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Marco Salles

Show..... :P :P ..Realmente o relógio Some

Mas o Usuário continua acessando o Horário do Sistema :cry: :cry: :cry:

Basta ele dar Um Click Na Barra De Ferramentas :( :( :(

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Kapak

Como assim? O vão do relógio não some ?

Responder

Gostei + 0

16/03/2005

Ifdo_ltda

[b:9fa9c3b066]Eu tenho uma idéia, ai cabe ver se te agrada ou naum[/b:9fa9c3b066]

Eu precisei fazer algo parecido uma vez e crie uma funcao que verificava a data e hora do sistema a cada minuto, e registrava em uma variavel(pode ser um arquivo .ini o no registro) ai ficava verificado se a data era menor do que estava na variavel....

Pelo menos eu sei q da certo.. mas agora tem q ver c para seu sistema dá!!!

Abraços!!! :P

Responder

Gostei + 0

17/03/2005

Marco Salles

Kapak:
Como assim? O vão do relógio não some ?

O vao do Relogío Some... Mas o relogio continua sendo acessado, via atalho:
Por Exemplo: Dando Um Click Na Barra De Ferramentas e Acessando
Ajustar a Data e Hora :cry: :cry: :cry: :cry:

ifdo_ltda:
Eu tenho uma idéia, ai cabe ver se te agrada ou naum Eu precisei fazer algo parecido uma vez e crie uma funcao que verificava a data e hora do sistema a cada minuto, e registrava em uma variavel(pode ser um arquivo .ini o no registro) ai ficava verificado se a data era menor do que estava na variavel.... Pelo menos eu sei q da certo.. mas agora tem q ver c para seu sistema dá!!! Abraços!!!

Sim.. Quando se esta Dentro Do Aplicativo, de fato, Podemos Ficar de Olho Nestas Alterações.. Mas o Problema e quando estivermos fora.
Por exemplo, antes de abrir o aplicativo a hora pode ser alterada , para um horário conveniente a do usuário :cry: :cry: :cry: :cry:

Eu estou achando que ao Usar o Time Do Sistema no Aplicativo, Onde este Time é fundamental , Para avaliar algumas situações(Exemplo : Banco de Horas), Não é Definitivamente uma boa Idéia.

O Aplicativo Fica sujeito a possíveis situaçoes fraudulentas por parte de usuários . Mas se Conseguisemos Renomear os arquivos Do Windows , Responsáveis Por Este Time, Seria Uma nova Leva de Raciocineo..Como Foi Tentado Pelo Nosso Amigo arielton.lima Postou No Tópico

uma coisa que aprendi com alguns amigos... 
(no caso do WIN98 (que eh realmente o caso)) foi alterar o COMMAND.COM... hexadecimal. 

mudando o comando TIME p/ qualquer outro nome, exemplo: "VIME"... a hora soh poderia ser alterar usando o comando VIME. 
legal, neh... 
então juntando isso... com o renomear o "timedate.cpl".. .fica quase perfeito.. a naum ser o usuario poder alterar pela BIOS... então seria colocar uma senha para entrar na bios e EUREKA ! tudo certo. 

[b:cf4e85c44c]So que ele não explicou como Finalizar estas idéias[/b:cf4e85c44c]

Mudar o Comando Time :?: :?:
Como Acessar Usando o Novo Nome :?: :?:
renomear o ´timedate.cpl´.. :?: :?:
Senha para Entrar Na bios :?: :?:

Responder

Gostei + 0

17/03/2005

Kapak

O vao do Relogío Some... Mas o relogio continua sendo acessado, via atalho: Por Exemplo: Dando Um Click Na Barra De Ferramentas e Acessando Ajustar a Data e Hora

Bom, aí tem várias formas de se modificar a data/hora, não só por esse menú, mas no .cpl e no prompt do dos. Renomeando o .cpl, esse menú não funciona e o Data/Hora do painel de controle desaparece; mas ainda assim resta o problema da janela dos que se vc renomear o ´[b:da880e2b9d]Time[/b:da880e2b9d]´ do cmd.exe, vc vai ter que renomear o nome da função
File[b:da880e2b9d]Time[/b:da880e2b9d]ToSystemTime da Kernel32.dll pq o cmd.exe monta o nome dessa função pelo nome do comando e é assim que a janela DOS consegue tb alterar a data/hora do Windows.

Se for de alguma ajuda, vc consegue ´saber´ se o usuário modificou a data da máquina tanto pelo Windows, quanto pelo DOS, implementado uma procedure do tipo message WM_TimeChange no seu aplicativo; quando essa msg chega é pq a data/hora já foi alterada e aí vc pode resetá-la pela função SetSystemTime.

Responder

Gostei + 0

17/03/2005

Marco Salles

Uma luz no fim do tunel :P :P :P :P :P :P :P

So que Foram muitas as informações apresentadas. E eu gostei das idéias :P :P :P Mas gostaria de calmamente Implementa-las :lol: :lol: :lol:

Sera que daria para seguirmos nesta linha de raciocineo Passo a a passo:

1) Passo
Renomeando o .cpl, esse menú não funciona e o Data/Hora do painel de controle desaparece
Como e aonde renomear isto :?: :?: :?: :?:
Fiz Uma Busca no meu Pc e não encnontrei nenhum arquivo com esta
Extenção : [size=14:227d2aeb52][color=red:227d2aeb52].cpl[/color:227d2aeb52][/size:227d2aeb52]
2) Esta renomeação pode ser feita via código em delphi :?: :?: :?:

3) Este Processo pode ser reversível :?: :?: :?:

4)mas ainda assim resta o problema da janela dos que se vc renomear o ´Time´ do cmd.exe, vc vai ter que renomear o nome da função FileTimeToSystemTime da Kernel32.dll :cry: :cry: :cry:
[size=16:227d2aeb52][color=red:227d2aeb52]Não entendi bem esta parte e nen sei localizar esta funão e tão pouco renomea-la[/color:227d2aeb52][/size:227d2aeb52]

5) implementado uma procedure do tipo message WM_TimeChange no seu aplicativo; quando essa msg chega é pq a data/hora já foi alterada e aí vc pode resetá-la pela função SetSystemTime.
Esta ultima parte e uma boa idéia .. Mas tb nao sei implementa-la :oops: :oops: :oops:

Vai devagar que o santo e de barro :P :P :P

Mas de tudo gostei das idéias e gostaria de aprofunda-las :lol: :lol: :lol:

Responder

Gostei + 0

17/03/2005

Kapak

1-No meu caso que é o Win2000, ele está em: ´Pasta do Windows\System32\timedate.cpl´

2-Pode ser renomeado pelo Delphi:
RenameFile(´Pasta do Windows\System32\timedate.cpl´, ´Pasta do Windows\System32\timedate.xxx´);

3-É só inverter .xxx p/ .cpl

4-Quando vc altera data/hora pelo DOS, o command do DOS chama a função FileTimeToSystemTime da api kernel32 que altera a data do Windows. Aliás, vc nem precisa alterar a data/hora, qdo vc abre a janela DOS pelo cmd.exe, essa função já é carregada. Então supondo que vc altere o comando ´Time´ p/ ´[b:6d0a8138a8]Tempo[/b:6d0a8138a8]´, quando vc chamar a janela DOS, dará um erro dizendo que File[b:6d0a8138a8]Tempo[/b:6d0a8138a8]ToSystemTime não existe; isto pq o nome da função é montado pelo nome do comando. É meio estranho isso, mas é o que ocorre pelo menos no Win2000. Para vc poder alterar o nome da função da api, vc teria que ter o fonte da Kernel32; então acredito que seria um caminho muito difícil.

5-Para implementar a procedure:
Declare:
    procedure WMTimeChange(var Msg:TMessage); message WM_TimeChange;

Depois:
procedure TForm1.WMTimeChange(var Msg:TMessage);
begin
  // Aqui a data/hora foi alterada tanto pelo DOS quanto pelo Windows
end;

Responder

Gostei + 0

17/03/2005

Marco Salles

Blz , mas voce sabe quanto e duro o caminho.... :D :D :D

1) O meu windows é o Xp. E por falar nele como este Sistema e Bom.
Mas este assunto não esta em Voga. O que de fato importa são outors Quinhentos.

Pois Bem , não consegui ainda descobrii o caminho deste arquivo no meu sistema :cry: :cry: :cry:
No meu caso que é o Win2000, ele está em: ´Pasta do Windows\System32\timedate.cpl´

2)
2-Pode ser renomeado pelo Delphi: RenameFile(´Pasta do Windows\System32\timedate.cpl´, ´Pasta do Windows\System32\timedate.xxx´);

Fiz Um Teste e não consegui Renomear.. Criei Uma Pasta [b:74056db993]MudarDeNome[/b:74056db993].. Nela Salvei Um Arquivo Do Word e dei o nome de [b:74056db993]PodeApagar[/b:74056db993]
Escrevi o Seguinte Código no Evento de Um Botão:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
RenameFile(´C:\MudarDeNome\PodeApagar.txt´,´C:\MudarDeNome\PodeApagar.xxx´);
end;

Emfim, não consegui renomear este Arquivo :cry: :cry: :cry: :cry:

3)
3-É só inverter .xxx p/ .cpl

Faz sentido deste que o Passo 2 seja suficiente...

4)
então acredito que seria um caminho muito difícil.

Pularemos esta parte...

5)
Para implementar a procedure:

Ok, Consegui Implementa-la :P :P :P :P , Mas não consegui implementar a segunda parte da dica :cry: :cry: :cry:

quando essa msg chega é pq a data/hora já foi alterada e aí vc pode resetá-la pela função SetSystemTime.

Como Poderemos então reseta-la :cry: :cry: :cry:

Bem No Geral acredito que dei um passo importante..

Obrigado pela participação.. :P :P :P :P :P :P :P

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar