Fórum Bloquear Edit, Combo #319638

20/04/2006

0

Gostaria de algumas dicas de como eu desativar Campos Edit, e Combo, em um form.

Ex. tenho uma tela de clientes, quero que quando abrir a tela os campos estejam desativados, e soh ativar quando eu usar o Botao Novo pra incluir novo cliente, e apos salvar os dados, ele desavitar denovo os campos.

Alguem pode me passar uma rotina que possa definir a abertura do form e outra que quando usar o botao novo ela ativa os campos.

SE AGUEM PODER ME AJUDAR FICAREI AGRADECIDO>

VLW

Mikkabr

Mikkabr

Responder

20/04/2006

Rjun

Você quer fazer isso com edit ou com dbedit? Com dbedit você nao precisaria fazer nada.

Responder

Gostei + 0

20/04/2006

Mikkabr

Na verdade seria varios tipos de campos e objetos na tela, como Maskedit, dbedit, dbcombo, e outros, em visual basic ja fiz algo semelhante, como chamar uma rotina ´liberaCAmpos´, e depois ´travarCampos´

dai dentro dessas 2 rotinas definir tipo bdedit.enable := false

dai quando chamar a rotina ´travarcampos´ ela travaria todas as dbedit do form de uma vez soh, eu tentei fazer essas 2 rotinas em delphi mas nao deu certo .

Responder

Gostei + 0

20/04/2006

Gbrezolini

Na inicialiazação do Form (OnCreate), você coloca os componentes como desabilitados. Ex.:
DBEdit1.Enable := False;

Depois no envento onClick do Botão você colcar para desabilitar os componentes. Ex.:
DBEdit1.Enable := True;

Pelo que eu entendi é isso mesmo, espero ter ajudado. Um abraço.

Responder

Gostei + 0

20/04/2006

Paullsoftware

crie uma procedure bem simples q habilita e desabilita os componentes do seu form mais ou menos assim:
{Prepara os botões para ação solicitada pelo usuário}
Procedure TfClientes.Prepara;
  begin
    btnNovo.Enabled      := not btnNovo.Enabled;
    btnSalvar.Enabled    := not btnSalvar.Enabled;
    btnCancelar.Enabled  := not btnCancelar.Enabled;
    btnEditar.Enabled   := not btnEditar.Enabled;
    btnExcluir.Enabled     := not btnExcluir.Enabled;
//    btn_procurar.Enabled  := not btn_procurar.Enabled;
//    btn_imprimir.Enabled  := not btn_imprimir.Enabled;
    btnFechar.Enabled    := not btnFechar.Enabled;
    DBNavigator1.Enabled := not DBNavigator1.Enabled;
end;

inicie o seu form com os campos/componentes que podem ser utilizados, e quando esse mesmo for usando chame a função q prepara os demais campos...
se for no botão novo por exemplo no evento on click vc faz

begin
...
//comandos do seu botão
//no final de todos os camandos vc chama a procedure
Prepara;
...
end;

espero ter ajudado :wink: :wink:

Responder

Gostei + 0

20/04/2006

Joaoshi

Colega,

Você poderia colocar todos os componentes em um PANEL, e simplesmente habilitar PANEL.ENABLE ou desabilitar PANEL.DISABLE.

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

20/04/2006

Joaoshi

desculpe

Panel.Enabled := true;
Panel.Enabled := false;

Responder

Gostei + 0

22/04/2006

Mikkabr

Obrigado pelas dicas, eu consegui fazer uma rotina que bloqueia os componentes no form.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar