Fórum Bom Site - 3 Camadas #219769

10/03/2004

0

Aqui: [url]http://www.juliobattisti.com.br/artigos/ti/ncamadas.asp[/url]

Rômulo Barros

Rômulo Barros

Responder

11/03/2004

Rômulo Barros

Se alguém tiver algo falando de Portais Corporativos, posta aqui ou manda pro meu email, por favor :twisted: :twisted: :twisted:

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Gilson_our

Li esse artigo e nele fala que no caso das aplicações de 2 camadas, o programa é instalado em cada cliente, mas então um sistema desenvolvido em Clipper for DOS e BD Dbase, que está instalado em um servidor Win98 e esse sistema é compartilhado em outros 2 clientes, pode ser considerado Cliente/Servidor em uma situação que os 2 clientes apenas executam a aplicação direto do servidor, sem possuir o executável da aplicação nos respectivos HDs?

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Aroldo Zanela

Li esse artigo e nele fala que no caso das aplicações de 2 camadas, o programa é instalado em cada cliente, mas então um sistema desenvolvido em Clipper for DOS e BD Dbase, que está instalado em um servidor Win98 e esse sistema é compartilhado em outros 2 clientes, pode ser considerado Cliente/Servidor em uma situação que os 2 clientes apenas executam a aplicação direto do servidor, sem possuir o executável da aplicação nos respectivos HDs?

Colega,

O Clipper trabalha compartilhando arquivos e não possui um módulo que ´responde´ às requisições do cliente. Numa aplicação Client/Server, você não deve compartilhar a pasta onde estão os dados, ficando a cargo do servidor (SGBD), desta forma, ele responde só com os dados ´selecionados´ pelo cliente, diminuindo o tráfego na rede e aumentado a segurança dos dados.
Existem muitas outras diferenças, bem como, novas tecnologias que ´podem´ tornar o Clipper Client/Server, mas é uma longa discussão.

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Aroldo Zanela

Colegas,

Não posso deixar de indagar - Será que o autor acredita mesmo nisso?

[quote:dfc6fa45bc=´Júlio Battisti´]Porém alguns erros, digamos ´graves´ são cometidos nesta etapa:

O modelo Cliente/Servidor é de difícil manutenção, pois as funções de interface e da lógica do negócio são responsabilidade do programa instalado em cada estação de trabalho. Uma simples mudança na interface ou em uma regra da lógica do negócio faz com que seja necessária uma atualização do programa cliente em todas as estações de trabalho da rede da empresa. [/quote:dfc6fa45bc]

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Kotho

Caro Aroldo...

Não entendi sua manifestação (com todo o respeito), mas você não aprova o desenvolvimento em n-camadas???

Estou perguntando porque eu a utilizo, e respeito muito sua opinião...

Atenciosamente,

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Djjunior

Olha eu creio que sim, pois imagina um cliente onde o seu aplicativo roda em umas 50 estações, e derrepente uma determinada regra de negócio sua muda, ou vc descobriu um erro nela, vc vai ter que atualizar todas, e acontece que as vezes o usuário responsável por essas atualizações infelismente esquece ou não pôde atualizar uma delas, ai pronto danou-se tudo ! o cliente fica doido vendo aqueles registros errados no seu banco, e até vc descobrir o ´culpado´ e provar que ´fucinho de porco não é tomada´ muita coisa de errado já aconteceu. Quanto mais centralizado for esses processos melhor, (mais fácil de se corrigir/aperfeiçoar seu sistema).

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Aroldo Zanela

Caro Aroldo... Não entendi sua manifestação (com todo o respeito), mas você não aprova o desenvolvimento em n-camadas??? Estou perguntando porque eu a utilizo, e respeito muito sua opinião... Atenciosamente,

Só não acredito que alguém vá colocar um executável em cada estação. Até com o VB eu coloco num único local na rede e faço um link, quando preciso atualizar, basta atualizar no servidor que todas as estações estarão atualizadas. Outra coisa que além de distribuir regras de negócio nas estações elas podem ser inseridas no servidor (SPs).
Obviamente utilizo n-camadas por uma série de questões, mas não podemos pregar o que não existe/existiu.
Para ser mais exato, tenho aplicações rodando em Client/Server e até em Clipper e apesar de utilizar o particionamento em n-camadas atualmente, desconheço alguém que tenha utilizado da forma que foi mencionada pelo autor.

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Marcosalex

Olha eu creio que sim, pois imagina um cliente onde o seu aplicativo roda em umas 50 estações, e derrepente uma determinada regra de negócio sua muda, ou vc descobriu um erro nela, vc vai ter que atualizar todas, e acontece que as vezes o usuário responsável por essas atualizações infelismente esquece ou não pôde atualizar uma delas, ai pronto danou-se tudo ! o cliente fica doido vendo aqueles registros errados no seu banco, e até vc descobrir o ´culpado´ e provar que ´fucinho de porco não é tomada´ muita coisa de errado já aconteceu. Quanto mais centralizado for esses processos melhor, (mais fácil de se corrigir/aperfeiçoar seu sistema).

Exatamente. Tenho programas que sao usados em 600 estações e quando era Cliente/Servidor era terrível. Com n Camadas as atualizações melhoraram bastante. Agora vamos passar para Web, que daí ´mata´.

Responder

Gostei + 0

23/03/2004

Aroldo Zanela

Romulo e demais colegas,

Desculpem, a discussão tomou outro rumo e não tenho ferramenta/funcionalidade no phpBB para quebrar a thread.

Responder

Gostei + 0

24/03/2004

Rômulo Barros

[quote:4ed3ffefbf=´Aroldo Zanela´]Colegas,

Não posso deixar de indagar - Será que o autor acredita mesmo nisso?

[quote:4ed3ffefbf=´Júlio Battisti´]Porém alguns erros, digamos ´graves´ são cometidos nesta etapa:

O modelo Cliente/Servidor é de difícil manutenção, pois as funções de interface e da lógica do negócio são responsabilidade do programa instalado em cada estação de trabalho. Uma simples mudança na interface ou em uma regra da lógica do negócio faz com que seja necessária uma atualização do programa cliente em todas as estações de trabalho da rede da empresa. [/quote:4ed3ffefbf][/quote:4ed3ffefbf]

Também é bom lembrarmos que o livro é muito bom(parte teórica), pq, a parte prática, eu não gostei, principalmente quando o autor pede para criar uma nova interface que, por sua vez, será responsável por Linkar outras duas Interfaces já existentes(Faltaram explicações - As existentes foram poucas e, acredito que outras pessoas tb não gostaram). O livro me ajudou bastante(teoria), mas, prefiro utilizar apenas um RemoteDataModule, evintando todo o trabalho que foi descrito no livro e pouco + pouquíssimo mesmo explicado. Outra coisa, as páginas do meu libro estão caindo .. :twisted: e disseram-me que vaõ enviar outro....

Mas, para quem naum sabia nada de N-camadas... é do ******* o livro.. Muito bom.. Ótimo....

Responder

Gostei + 0

24/03/2004

Geno

[quote:ec332a1bd2=´djjunior´]Olha eu creio que sim, pois imagina um cliente onde o seu aplicativo roda em umas 50 estações, e derrepente uma determinada regra de negócio sua muda, ou vc descobriu um erro nela, vc vai ter que atualizar todas, e acontece que as vezes o usuário responsável por essas atualizações infelismente esquece ou não pôde atualizar uma delas, ai pronto danou-se tudo ! o cliente fica doido vendo aqueles registros errados no seu banco, e até vc descobrir o ´culpado´ e provar que ´fucinho de porco não é tomada´ muita coisa de errado já aconteceu. Quanto mais centralizado for esses processos melhor, (mais fácil de se corrigir/aperfeiçoar seu sistema).

Exatamente. Tenho programas que sao usados em 600 estações e quando era Cliente/Servidor era terrível. Com n Camadas as atualizações melhoraram bastante. Agora vamos passar para Web, que daí ´mata´.[/quote:ec332a1bd2]

Pois eh..tb trabalho com sistemas em camadas, e pow...
Nem comento....a facilidade de manutencao sem afetar os clientes eh gigantesca.
Fora o fato de vc nao precisar se preucupar com o cliente do banco nas estacoes de trabalho...isso eh otimo...
Vc so precisa praticamente do executavel de sua aplicacao nas estacoes, o resto o servidor da aplicacao que se encarrege.

Responder

Gostei + 0

25/03/2004

Rômulo Barros

Sem comentários... ... ... ... Realmente é extraordinário...

Responder

Gostei + 0

26/03/2004

Rômulo Barros

Qual a melhor formar de realizar a conexão com o servidor de aplicação:

Apenas com DCOMConnection ?

Ou com DCOMConnection e ConnectionBroker ?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar