Fórum Bom Site - 3 Camadas #219769
10/03/2004
0
Rômulo Barros
Curtir tópico
+ 0Posts
11/03/2004
Rômulo Barros
Gostei + 0
23/03/2004
Gilson_our
Gostei + 0
23/03/2004
Aroldo Zanela
Colega,
O Clipper trabalha compartilhando arquivos e não possui um módulo que ´responde´ às requisições do cliente. Numa aplicação Client/Server, você não deve compartilhar a pasta onde estão os dados, ficando a cargo do servidor (SGBD), desta forma, ele responde só com os dados ´selecionados´ pelo cliente, diminuindo o tráfego na rede e aumentado a segurança dos dados.
Existem muitas outras diferenças, bem como, novas tecnologias que ´podem´ tornar o Clipper Client/Server, mas é uma longa discussão.
Gostei + 0
23/03/2004
Aroldo Zanela
Não posso deixar de indagar - Será que o autor acredita mesmo nisso?
[quote:dfc6fa45bc=´Júlio Battisti´]Porém alguns erros, digamos ´graves´ são cometidos nesta etapa:
O modelo Cliente/Servidor é de difícil manutenção, pois as funções de interface e da lógica do negócio são responsabilidade do programa instalado em cada estação de trabalho. Uma simples mudança na interface ou em uma regra da lógica do negócio faz com que seja necessária uma atualização do programa cliente em todas as estações de trabalho da rede da empresa. [/quote:dfc6fa45bc]
Gostei + 0
23/03/2004
Kotho
Não entendi sua manifestação (com todo o respeito), mas você não aprova o desenvolvimento em n-camadas???
Estou perguntando porque eu a utilizo, e respeito muito sua opinião...
Atenciosamente,
Gostei + 0
23/03/2004
Djjunior
Gostei + 0
23/03/2004
Aroldo Zanela
Só não acredito que alguém vá colocar um executável em cada estação. Até com o VB eu coloco num único local na rede e faço um link, quando preciso atualizar, basta atualizar no servidor que todas as estações estarão atualizadas. Outra coisa que além de distribuir regras de negócio nas estações elas podem ser inseridas no servidor (SPs).
Obviamente utilizo n-camadas por uma série de questões, mas não podemos pregar o que não existe/existiu.
Para ser mais exato, tenho aplicações rodando em Client/Server e até em Clipper e apesar de utilizar o particionamento em n-camadas atualmente, desconheço alguém que tenha utilizado da forma que foi mencionada pelo autor.
Gostei + 0
23/03/2004
Marcosalex
Exatamente. Tenho programas que sao usados em 600 estações e quando era Cliente/Servidor era terrível. Com n Camadas as atualizações melhoraram bastante. Agora vamos passar para Web, que daí ´mata´.
Gostei + 0
23/03/2004
Aroldo Zanela
Desculpem, a discussão tomou outro rumo e não tenho ferramenta/funcionalidade no phpBB para quebrar a thread.
Gostei + 0
24/03/2004
Rômulo Barros
Não posso deixar de indagar - Será que o autor acredita mesmo nisso?
[quote:4ed3ffefbf=´Júlio Battisti´]Porém alguns erros, digamos ´graves´ são cometidos nesta etapa:
O modelo Cliente/Servidor é de difícil manutenção, pois as funções de interface e da lógica do negócio são responsabilidade do programa instalado em cada estação de trabalho. Uma simples mudança na interface ou em uma regra da lógica do negócio faz com que seja necessária uma atualização do programa cliente em todas as estações de trabalho da rede da empresa. [/quote:4ed3ffefbf][/quote:4ed3ffefbf]
Também é bom lembrarmos que o livro é muito bom(parte teórica), pq, a parte prática, eu não gostei, principalmente quando o autor pede para criar uma nova interface que, por sua vez, será responsável por Linkar outras duas Interfaces já existentes(Faltaram explicações - As existentes foram poucas e, acredito que outras pessoas tb não gostaram). O livro me ajudou bastante(teoria), mas, prefiro utilizar apenas um RemoteDataModule, evintando todo o trabalho que foi descrito no livro e pouco + pouquíssimo mesmo explicado. Outra coisa, as páginas do meu libro estão caindo .. :twisted: e disseram-me que vaõ enviar outro....
Mas, para quem naum sabia nada de N-camadas... é do ******* o livro.. Muito bom.. Ótimo....
Gostei + 0
24/03/2004
Geno
Exatamente. Tenho programas que sao usados em 600 estações e quando era Cliente/Servidor era terrível. Com n Camadas as atualizações melhoraram bastante. Agora vamos passar para Web, que daí ´mata´.[/quote:ec332a1bd2]
Pois eh..tb trabalho com sistemas em camadas, e pow...
Nem comento....a facilidade de manutencao sem afetar os clientes eh gigantesca.
Fora o fato de vc nao precisar se preucupar com o cliente do banco nas estacoes de trabalho...isso eh otimo...
Vc so precisa praticamente do executavel de sua aplicacao nas estacoes, o resto o servidor da aplicacao que se encarrege.
Gostei + 0
25/03/2004
Rômulo Barros
Gostei + 0
26/03/2004
Rômulo Barros
Apenas com DCOMConnection ?
Ou com DCOMConnection e ConnectionBroker ?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)