GARANTIR DESCONTO

Fórum Botão com menu? #355760

23/03/2008

0

boa tarde a todos, galera, precizo fazer um menu simples, tipo, quero que de um botao, ai clicar nele surge um menuzinho pequeno com 3 ou 4 opções, para baixo, algo simples, mas não tenho a menor idéia de como fazer isso, alguem sabe algum componente que faz isso?

Anderson

Andersonscinfo

Andersonscinfo

Responder

Post mais votado

23/03/2008

ja que o Site não permite a edição ... tenho que mandar outro post para
corrigit uma pequena falha no tópico anterior ...

amigo andersonscinfo , o delphi ja dá suporte a isto , basicamente sem nenhum esforço adicional

Insira um componente TPopupMenu ( 3 Componente da paleta Stardant)

De um Click com o Botão direito neste Componente e escolha a Opção
Menu Designer

Crie Quanto items de Menu que desejar .. e tb defina o evento onclick dos mesmos

Por ultimo no Objecto Inspectos na guia em Events do Coponente Button selecione Popup Menu e defina o PopupMenu1 ( que fora criado )

Agora Rode a Aplicação e perceba que ao clicar com O botão Direiro , aparece Logo abaixo do Botão o Popup definido anteriormente..

é recomendável não usar o [b:35a284a838]Botão Esquerdo [/b:35a284a838]para isto , deixando o mesmo , [b:35a284a838]Esquerdo[/b:35a284a838] para manipular outros eventos disponivéis .

Marco Salles

Marco Salles
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

23/03/2008

Cyborg*

você começou a programar a quanto tempo ?

é só abrir o component mainmenu da paleta standard

Responder

Gostei + 0

23/03/2008

Marco Salles

amigo andersonscinfo , o delphi ja dá suporte a isto , basicamente sem nenhum esforço adicional

Insira um componente TPopupMenu ( 3 Componente da paleta Stardant)

De um Click com o Botão direito neste Componente e escolha a Opção
Menu Designer

Crie Quanto items de Menu que desejar .. e tb defina o evento onclick dos mesmos

Por ultimo no Objecto Inspectos na guia em Events do Coponente Button selecione Popup Menu e defina o PopupMenu1 ( que fora criado )

Agora Rode a Aplicação e perceba que ao clicar com O botão Direiro , aparece Logo abaixo do Botão o Popup definido anteriormente..

é recomendável não usar o Botão direito para isto , deixando o mesmo direito para manipular outros eventos disponivéis .

Responder

Gostei + 1

23/03/2008

Andersonscinfo

obrigado a todos...
Marco Salles, eu fiz desta forma, mas queria deixar o esquero para fazer isto neste botão, mas tudo bem, vou deixar o direito mesmo, muito obrigado pela antenção....

Anderson Junior

Responder

Gostei + 0

23/03/2008

Marco Salles

olha so ... eu estou de saida agora . Mas posso te deixar uma dica que acho que resolve

quando o Botão receber o Foco , altere as funçoes do Botão direito pelo esuqerdo

Pesquise sobre como fazer isto .. Tem Funçoes prontas para isto

Depois que o botão perder o Foco , volte com os Botões Originais

P:S Programe no evento on enter e On Exit do Referido Botão

P:S ha outra maneiras de fazer isto tb com o botão esuqerdo , mas como eu disse tô de saida

espero ter sido útil

Responder

Gostei + 0

23/03/2008

Marco Salles

a ultima dica , como eu disse , estava de saida e acabei sendo infeliz

efetura esta alteração não é uma boa , pq o usuário pode mudadr de janela , no momento que o Buttão tenha recebido o foco . Consequencia é que os Botões ficarão trocados , por tempo indeterminado .

Pensando melhor , voce pode simular o Pressionamento do Botão direito
ao clicar no Botão

Por exemplo , se voce usa Windows , pode usar a Api do Windows

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
mouse_event( MOUSEEVENTF_RIGHTDOWN, 0, 0, 0, 0 );
sleep(1);
mouse_event( MOUSEEVENTF_RIGHTUP, 0, 0, 0, 0 );
end;

Deu para entender ????

Responder

Gostei + 0

24/03/2008

Andersonscinfo

sim, claro amigo, muito obrigado, você me ajudou muito....mãos a obra agora...

Anderson

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar