Fórum Botão Excluir -gt; Onde pode e onde não pode #337679
10/02/2007
0
Após um Cliente me fazer a seguinte pergunta: “Tenho vários Cliente em meu cadastro que estão inativos a muito tempo gostaria de excluir os mesmos, isso seria possível?”
Então diante disso estive conversando com alguns colegas sobre onde podemos deixar o usuário EXCLUIR ou não um registro. Por exemplo em um cadastro de CLIENTE na minha opinião não deve ser permitido que um determinado registro (Cliente) seja excluído do Banco de Dados pois isso pode trazer uma série de problemas pois pode ser que este cliente tenha outros registros vinculados a ele, então uma vez que este cliente seja excluído vai ficar um buraco na base de dados.
É claro que antes de excluir determinado Cliente poderia se fazer uma consulta no Banco de Dados para saber se o mesmo possui algum registro vinculado, caso sim seria impossível Excluir o mesmo.
Nesta situação, para que este Cliente não fique mais aparecendo nas consultas de cadastro de cliente poderia se colocar um Flag na Tabela que indicaria se o Cliente foi excluído ou não ... Esta seria uma alternativa para resolver o problema.
Gostaria da opinião de alguém que já tenha passado por isso e como foi resolvido.
Obrigado pela atenção.
Mmoreira
Curtir tópico
+ 0Posts
10/02/2007
Marco Salles
consequentemente :
caso contrário a exclusão seria fictícia :
a idéia entre outras que possam aparecer viáveis , seria assim mesmo como voce respondeu :
para que este Cliente não fique mais aparecendo nas consultas de cadastro de cliente poderia se colocar um Flag na Tabela que indicaria se o Cliente foi excluído ou não ...
O Flag funciona com um filtro , para permeitir visualização de somentes clientes mais ativos ...
Agora so para completar...pode se ter uma variavel Data (DataUltimoMovimento), que sempre que se faz algo a respeito desse cliente , ele recebe a data atual.... Assim a propria dataUltimoMovimento funcionaria como um Filtro , permitindo a visualização segundo algum critério especificado pelo próprio usuário...
Gostei + 0
10/02/2007
Mmoreira
Gostei muito da sua idéia!
Eu poderia adicionar nas configurações do sistema um parametro onde eu teria o numero de dias que o cliente poderia ficar sem movimento algum até entrar para a lista de clientes inativos. E no sql que eu uso na tela de Localizar Cliente eu faria esta verificação ... muito legal!!!
Agora sua opinião, em cadastros como Cliente, Produto deve existir BOTAO EXCLUIR ???
O que voce acha?
Gostei + 0
10/02/2007
Marco Salles
Porem a permissão para a exclusão seguem também critérios tecnicos..
Quando se trata de relacionamento é o Banco qua voce tiver usando não for relacional , esta verificação tem que ser feito na mão.. É a exclusão cabe voce permiti-la ou não.. Na minha opinião , prefiro não aceitar a exclusão e abortar o processo no evento Before Delete aonde geralmente eu faço esta verificação
Gostei + 0
12/02/2007
Mmoreira
Muito obrigado pela atenção no Post.
Deu para exclarecer algumas idéias.
Um abraço!
Gostei + 0
12/02/2007
Callegaro
Tentar excluir Cliente. se der erro pergunta se quer marcar o cliente como inativo senão exclui o cliente, pois ele não tem nenhum relacionamento no banco
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)