Bots serão o fim dos Scrum Master/Coach?

28/01/2019

9

Recentemente conheci o Geek Bot, uma inteligência artificial que sincroniza com o Slack e, supostamente, substitui a figura do gerente de equipe nas tarefas de acompanhamento diárias... Compartilhando e, deixando aqui a semente da discussão, seria esse o fim do Scrum Master/Coach =)

https://geekbot.com/write-things-down
Responder

Posts

olá Laura, tudo bem?

Aparentemente é um nicho de mercado muito interessante, pois as empresas precisam reduzir custos e ter um Bot 24h/7 que auxilia nessas tarefas compensa mais do que pagar um profissional que só dedica uma parte do dia na empresa.

Porém, essa é uma das idéias que surgem que precisamos ver funcionar por alguns anos até tirarmos as conclusões. Quando a metodologia ágil estava chegando ao brasil, a resistência era altíssima (Scrum nem tanto porque já existia algo similar na área industrial) mas a XP éra quase que inconsebível na mente de acadêmicos, empresários e desenvolvedores. Mas com o passar dos anos comprovou-se eficaz...

O próprio Kent Beck quando idealizou a programação em par, ele tinha uma ideia dos retornos dessa prática, mas só vimos a real eficácia dela depois de muitos anos com todos os profissionais compartilhando sua experiência.

Muitas áreas estão oferecendo bots com propósitos parecidos, e este na Scrum parece uma boa ideia, mas para saber se ela será um concorrente significativo dos Scrum Masters, precisamos que ela amadureça e mais gente compartilhe suas experiências com ela para termos uma opinião formada.

Eu particularmente acho que se fosse com a XP não funcionaria, porque a XP para funcionar de verdade tem que ter "Calor Humano" envolvido...

Por outro lado, torço para que essa ferramenta "emplaque" porque aí vou ter mais material para postar na DevMedia.

Obrigado pela participação Laura. Fique com Deus e sucesso nos estudos...
Responder
×
+1 DevUP
Acesso diário, +1 DevUP
Parabéns, você está investindo na sua carreira